Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Faça parte do grupo do SCemPauta no Whatsapp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via Whatsapp : 49985048148

Conforme escrevi ontem, nesta quinta-feira (1), o governador eleito Jorginho Mello (PL) anunciará o seu secretariado. Além dos nomes que já adiantei em primeira mão que são o de Gerson Schwerdt na Casa Civil, Moisés Diersmann na Administração, Carmen Zanotto na Saúde, Valdir Colatto na Agricultura, Aristides Cimadon na Educação e Laudelino Bastos para presidir a Casan, alguns outros nomes começam a aparecer.

Jorginho deve criar a Secretaria de Relações Institucionais, que deve ser ocupada por Filipe Mello. O governador eleito chegou a encomendar um estudo jurídico sobre a possibilidade de nomear o próprio filho. O parecer aponta que o cargo de secretário compreende a função de agente político, portanto, Filipe não se enquadra na lei do nepotismo, podendo ser nomeado.

O atual superintendente regional do Trabalho em Santa Catarina, Ricardo Soares de Oliveira, deverá ser nomeado como o titular da Secretaria de Emprego e Renda, que também será criada. Já a pasta da Infraestrutura ainda não tem nada definido. Ontem apareceu o nome do deputado federal eleito, Valdir Cobalchini (MDB), porém, fontes próximas a ele negaram qualquer possibilidade de abrir mão de seu futuro mandato. Quem tentou costurar uma indicação foi Ari Rabaiolli (PL), mas o nome não é o preferido de Jorginho.

Em falar em MDB, o nome de Antídio Lunelli foi divulgado para a Agricultura. Tanto a sua assessoria, quanto fontes próximas ao futuro governo negaram qualquer conversa a respeito. Conforme já escrevi, a vaga já está definida para Valdir Colatto.

Quanto a Fazenda, a ordem é manter o mais absoluto sigilo, tanto, que o nome está restrito a um pequeno grupo no entorno de Jorginho. Outra novidade do próximo governo, será uma secretaria de Portos e Aeroportos. Apesar de preferir políticos que tenham voto para ocupar boa parte dos cargos, Jorginho precisa entender que é um setor sensível para a economia catarinense, portanto, precisará escolher alguém que entenda do assunto. Se o governador eleito se comunicar com entidades a exemplo da Fiesc, Facisc e Fecomércio, encontrará gente preparada para ocupar o espaço.

Futuras regionais

Também conforme adiantei em primeira mão, está em estudo a criação de cinco regionais pelo futuro governo de Jorginho Mello (PL). Segundo informações, as sedes devem ficar em Chapecó, Lages, Joinville e Blumenau. Já sobre a regional do Sul, haveria uma dúvida sobre instalar em Criciúma ou Tubarão.

MDB no governo

Questionada sobre a possibilidade do MDB fazer parte do governo de Jorginho Mello (PL), uma fonte me disse que o partido já está contemplado. Lembrou que o segundo escalão é ocupado em sua maioria por emedebistas que, inclusive, permaneceram durante o governo de Carlos Moisés da Silva (Republicanos). “Veja. Todos os candidatos a prefeito que não se elegeram, ou ex-prefeitos, está empregado no segundo escalão”, me disse a liderança.

Concurso do Iprev

No próximo dia 11 será realizado o concurso público do Instituto de Previdência de Santa Catarina (Iprev). O que chama a atenção é que entre os candidatos inscritos, está o atual presidente da autarquia, Marcelo Panosso Mendonça. O nome dele aparece na página 62 no documento “Resultado Preliminar das Inscrições”. A princípio, não haveria nenhuma irregularidade, porém, o que chama a atenção é que, Mendonça que assinou o edital do concurso, firmou o contrato com a Banca Organizadora e também é o responsável por outros trâmites relacionados ao certame. Além dele, outras pessoas com relação profissional com o Iprev também se candidataram. Entre os nomes, uma assessora da presidência, um integrante da Gerência de Administração e Finanças, assessora da Previdência e ocupante de cargo na Gerência do Contencioso Administrativo. A questão é: não há um conflito de interesses? Será que essas pessoas tiveram acesso a informações, a exemplo do conteúdo programático antes da publicação do edital? Tentei contato com a assessoria de Comunicação do Governo, mas o assessor simplesmente ignorou as mensagens.

Ed no Esporte?

O ex-secretário de Esporte de Florianópolis, Ed Pereira, tem conversado com o prefeito, Topázio Neto (PSD), e com o secretário da Casa Civil, Carlos Eduardo Mamute. “Até o momento posso dizer que tenho sido muito acolhido nas conversas pelo prefeito, também pelo Mamute e pelo Fábio Botelho”, disse Pereira, ao ser perguntado a respeito de seu futuro. Além da Capital, também haveriam conversas com o futuro Governo do Estado, inclusive, o ex-jogador e atual senador pelo Rio de Janeiro, Romário Farias (PL), teria conversado com o governador eleito, Jorginho Mello (PL), sobre a possibilidade de Ed assumir a Fesporte. O ex-secretário me disse que seguirá conversando sobre o seu futuro.

Incomodou

A viagem do deputado federal por São Paulo, Eduardo Bolsonaro (PL), para assistir à Copa do Mundo no Catar, gerou críticas de lideranças da direita e extrema-direita catarinense. Segundo algumas lideranças que pediram para não ter o nome divulgado, enquanto Eduardo viaja para acompanhar a Copa, diversas pessoas estão acampadas em frente aos quartéis.

Chuvas

Que triste a tragédia que ocorreu ontem na divisa do Paraná com Santa Catarina. Vamos torcer pelas melhores notícias. Até o fechamento da coluna os bombeiros não sabiam o número de veículos soterrados e quantas seriam as vítimas. Também é preocupante notar que alagamentos seguem na rotina de algumas regiões do estado.

Mulheres e Crianças vítimas

A Polícia Científica anuncia amanhã, em entrevista coletiva marcada para às 14h30, no auditório do Complexo de Segurança Pública, na capital, o lançamento do Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher e à Criança Vítima de Violência.  Denominado “PCI POR ELAS”, o projeto piloto busca proporcionar o necessário acolhimento às mulheres vítimas de violência doméstica e sexual, além de crianças e adolescentes de até 14 anos, vítimas de crimes sexuais Para isso, contará com uma equipe exclusiva de cinco peritas médicas legistas.

Novo colunista

O SCemPauta ganha mais um colunista para enriquecer ainda mais a qualidade de nosso trabalho. A partir de hoje você acompanha a coluna semanal de Gabriel D’ávila. Ele nasceu em Porto Alegre em 1991, mas desde muito jovem reside em Barcelona na Espanha, onde acabou graduando-se em Filosofia na Universitat Autònoma de Barcelona. Entretanto, também possui um profundo conhecimento em idiomas, sendo que atualmente domina seis que são: o português (língua mãe), espanhol, catalão, inglês, italiano e parcialmente o alemão. Além disso, Gabriel participou de diversas conferências ministradas por filósofos de grande relevância no mundo acadêmico europeu. Ele passa a fazer parte da equipe do SCemPauta, para provocar através de seus textos o pensamento crítico, ao abordar sob a ótica filosófica, os principais temas do momento. Seja bem-vindo!

Acompanhe também os nossos demais colunistas. Clique para acessar:

Faça parte do grupo do SCemPauta no Whatsapp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via Whatsapp : 49985048148

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta