Em primeiro lugar eu gostaria de agradecer a toda a equipe, em especial a Marcelo Lula, que me ofereceu a oportunidade de fazer parte de uma equipe jornalística de qualidade. Com isto, espero contribuir e manter o mesmo nível de profissionalismo que o SCemPauta vem mantendo ao longo de sua trajetória. Em segundo lugar, gostaria de me direcionar ao público leitor para saudá-los, e com tudo, me apresentar como novo colunista deste projeto que já atinge a praticamente todo o estado de Santa Catarina. Espero que o meu trabalho por aqui possa satisfazê-los integralmente.

Aproveitarei a oportunidade desta pequena carta introdutória para descrever, em breves palavras, o meu propósito neste projeto. E será muito simples: abordar os principais acontecimentos da nossa atualidade (sejam eles políticos, econômicos, sociais) sob a ótica da Filosofia. O que há de diferente nisto? Basicamente, a Filosofia possui instrumentos teóricos capazes de analisar as circunstâncias, sejam elas quais forem, com uma análise mais crítica e profunda. Filosofia é, entre tantas outras coisas, pura crítica. E neste contexto, crítica significa “desmembrar as pequenas peças daquilo que enxergamos no nosso dia-dia, com o fim de que reconstruí-las, e com tudo, obter conclusões mais acertadas, e que se aproximem a um maior grau de verdade.

Há algum tempo li uma anedota, ao meu ver muito interessante (inclusive um pouco cômica), que nos ajudaria a compreender de um modo ilustrativo o papel da Filosofia no mundo. Imaginemos, por exemplo, um físico, um matemático e um filósofo que decidem realizar uma viagem de trem a uma região até então desconhecida. Todos os três observam desde o interior do vagão uma vaca branca lá fora, no outro lado da janela. Após observar, o físico assevera: “nesta região, todas as vacas são brancas”. Posteriormente intervém o matemático, e replica: “aqui, o único que podemos concluir é que, neste lugar, ao menos uma vaca é branca”. Por último, intervém o filósofo, que responde com contundência: “vocês estão enganados; aqui, o único que podemos concluir é que ao menos uma vaca é branca, mas somente por um lado”.

Embora o Filósofo tenha lançado uma opinião (uma crença) menos arriscada, ao mesmo tempo acrescentou uma opinião melhor justificada. Filosofar primeiramente é isto; ir em busca de argumentos que possuam um grau mínimo de coerência, e sobretudo, de validez argumentativa. Entre tantas outras coisas, é isso que descobriremos ao longo das próximas semanas.