Resolução assinada pelo presidente estadual do MDB, deputado federal Celso Maldaner, publicada hoje, apresenta as regras para as prévias do partido que acontecerá no próximo dia 19. A votação será em todos os municípios, das 09h às 15h, para definir o nome que disputará ao Governo do Estado.

Segundo o edital, quem quiser participar da eleição interna terá que se inscrever até o dia 10 de fevereiro. Por enquanto, o próprio Maldaner, o senador Dario Berger e o prefeito de Jaraguá do Sul. Antídio Lunelli são os nomes postos.

Maldaner lembra que a realização das prévias foi uma decisão do diretório tomada em agosto do ano passado. Após realizar mais uma rodada de conversas com os presidentes municipais do MDB, o líder do partido afirma que as bases defendem que o partido tenha candidato. “Começamos o ano mais uma vez ouvindo nossos filiados. Não há dúvida, mais de 90% da nossa base quer poder votar no 15, espera que o nosso partido tenha um projeto próprio para Santa Catarina. As prévias são para que a gente escolha quem melhor pode liderar esse processo e até mesmo iniciar as conversas com outros partidos”, afirma Maldaner.

Comissão eleitoral

Celso Maldaner também anuncia que uma Comissão Eleitoral composta por cinco filiados integrantes do diretório estadual, será nomeada dentro de cinco dias. Ela será a responsável por receber e analisar as inscrições, confeccionar o modelo das cédulas de votação, tirar as dúvidas, receber os votos e as informações de cada município, além de divulgar o resultado final.

Conforme a resolução assinada por Maldaner, a votação deverá ser feita pelo voto direto e secreto dos convencionais, não sendo aceito o voto cumulativo e o voto por procuração. Poderão votar membros dos diretórios municipais ou das comissões provisórias, membros do diretório estadual, vereadores em exercício, deputados estaduais e federais, senador e suplente, prefeitos e vice-prefeitos e delegados estaduais. Pelo edital, se apenas um filiado se inscrever, ele será automaticamente homologado como candidato do partido.

Leia a resolução: