Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

O café da manhã de hoje da bancada estadual do MDB, com o governador Carlos Moisés da Silva (sem partido), na Casa D’Agronômica, que terá início às 09h30, gerou uma grande expectativa nos bastidores.

Conforme adiantei ontem, os deputados vão expor o sentimento da bancada em relação a um possível acordo com Moisés, para que ele seja o candidato do partido ao Governo do Estado. “Eu acho que o Moisés tem que estar onde ele se sente bem. Ele tem que analisar, tem que conversar, ele não pode ser apenas o candidato da bancada. O candidato do MDB terá o apoio da ampla maioria do partido”, me disse um parlamentar.

Outro deputado lembra que Moisés tem sido apoiado pelo partido e, que o sentimento é de que haverá um acordo, porém, entende que não vai prosperar uma aliança com o governador, se ele estiver em um partido pequeno. “Não passa segurança para os aliados, mesmo que o aliado não seja o MDB, pelo menos nós entendemos assim. Mas vamos ouvir o que ele tem a dizer”, disse a fonte, deixando claro que a conversa terá que ser direta.

Uma liderança fez questão de lembrar que a relação com Moisés tem sido de grande responsabilidade com o governo, atuação que reflete nos resultados, como nas votações no parlamento. “No dia a dia nós temos uma coerência muito grande, uma demonstração de unidade invejável, aliás, como nunca aconteceu e temos apoiado o governo”, afirmou.

Abriu o coração

Ontem o deputado estadual, Sérgio Motta (Republicanos), em entrevista que me concedeu no programa O Jogo do Poder nas rádios Jovem Pan News de Florianópolis 103, 3 FM, e Jovem Pan News de Criciúma, 101,5 FM, abriu o coração em relação ao governador Carlos Moisés da Silva (sem partido). Motta disse que até o momento, aguarda alguns gestos do governo, como, por exemplo, a filiação de lideranças próximas a Moisés, para fortalecer a nominata à proporcional do Republicanos. Ele também lembrou do episódio em que o governador tentou pegar o comando do partido. Mesmo assim, Motta afirma que as portas não estão fechadas para um entendimento com Moisés, assim como outros partidos. Assista:

https://youtu.be/J3Sh99PUNLc?t=2601

Disputa desnecessária

O deputado estadual, Marcius Machado (PL), se colocou numa disputa desnecessária contra o seu colega de partido, deputado Maurício Eskudlark. Mesmo sabendo que iria perder, se inscreveu para a disputa pela primeira vice-presidência da Assembleia Legislativa. O resultado foi uma vitória de Eskudlark por 31 votos a 7, o que expõe uma fragilidade política de Marcius. Errou também a liderança da bancada do PL, ao indicá-lo como candidato, ao invés de preservá-lo de uma derrota.

Fusão entre PSDB e MDB

Os presidentes do PSDB, Bruno Araújo, e do MDB, Baleia Rossi, começaram a conversar sobre uma possível federação entre os dois partidos. Eles não negam a informação que poderá interferir em Santa Catarina. Acontece que a federação é verticalizada, ou seja, o que ficar definido pelas direções nacionais, valerá para os estados. Portanto, emedebistas e tucanos mais uma vez poderão compor a mesma aliança.

Definição

Uma liderança tucana me disse que até a próxima semana, o partido definirá a situação de Gelson Merisio. Pré-candidato ao Governo do Estado, anunciado pelo PSDB, Merisio tem flertado com partidos de esquerda, situação que tem gerado constrangimento aos tucanos.

Atenção!

Outdoors pró-Bolsonaro

Alguns representantes do setor empresarial do Oeste, se mostraram incomodados com alguns outdoors pró-Bolsonaro, que estão sendo colocados em alguns pontos de Chapecó. Há alguns dias, as entidades do setor produtivo publicaram uma nota reclamando do descaso para com o Oeste catarinense. “O Grande Oeste não pode continuar ausente dos programas governamentais de investimentos. Basta olhar a contextura do Sul do País para constatar a preterição de Santa Catarina, no orçamento geral da União, em favor do Paraná e do Rio Grande do Sul”, diz um trecho da nota.

Advertência

O Manifesto pelo Oeste assinado pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), o Centro Empresarial (CEC), a FAESC e as vice-presidências regionais da FIESC, FACISC e FECOMÉRCIO, expõe o sentimento da região de que está sendo injustiçada, pois, os impostos arrecadados não retornam em obras e serviços. Apontam que as deficiências de infraestrutura anulam os ganhos de eficiência das empresas e, ameaçam o futuro da região. “As entidades advertem que a manutenção desse quadro de insuficiências decretará, em curto e médio prazo, a fuga de capitais, a evasão de empresas, a transferência das agroindústrias para o centro-oeste brasileiro, a destruição de empregos e o início de um perigoso movimento de entropia e desindustrialização”, diz outro trecho.

Gol contra

Para algumas lideranças empresariais, os outdoors em favor do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), em Chapecó, quase no mesmo momento em que a região pede atenção, depõe contra as reivindicações. Eles reclamam dos empresários que financiaram os outdoors, os quais, acusam de colocarem as suas convicções políticas acima dos interesses da região. A insatisfação tem sentido, pois, ao chegar a Bolsonaro as imagens de outdoors o apoiando, o sentimento é de que politicamente está bem na região e que, nada mais precisa fazer para aumentar a sua popularidade. Vale lembrar que na semana passada, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, esteve no Oeste por causa da estiagem, mas não anunciou um centavo para ajudar a amenizar a situação.

Desmistificando a China

A maior parceira comercial do Brasil, a China, se tornou alvo de ataques. Por isso, ontem entrevistei o empresário, Henry Quaresma, especialista em China. Ele apresentou dados sobre a importância da relação entre o Brasil e os chineses. Confira:

https://youtu.be/J3Sh99PUNLc?t=439

IPVA

O deputado estadual Milton Hobus (PSD) protocolou na Assembleia Legislativa, um projeto de lei que reduz o valor do IPVA no Estado. Segundo ele, o imposto tem sido o grande vilão do orçamento das famílias catarinenses, após a escalada de preço dos veículos usados. A proposta prevê que a variação anual do IPVA não ultrapasse o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, que serve de base para os reajustes salariais dos trabalhadores. Neste ano, o dono do veículo vai desembolsar, em média, 27% a mais do que pagou no ano passado. Isso porque a Fipe, indicador utilizado como referência pelo mercado de veículos usados, cresceu neste mesmo patamar.

Blasi assume

“Justiça é gênero de primeira necessidade. É tarefa estatal indelegável, como são a saúde, a segurança e a educação”. Com essa mensagem, o desembargador João Henrique Blasi fez sua primeira saudação na condição de presidente do Poder Judiciário de Santa Catarina. A sessão solene de posse dos dirigentes eleitos para o biênio 2022-2024, foi realizada no fim da tarde de ontem. Ao assumir a cadeira deixada pelo então presidente, desembargador Ricardo Roesler, o novo dirigente máximo do Judiciário catarinense reconheceu a excelência do trabalho anteriormente desenvolvido, enaltecendo as qualidades dos servidores e magistrados da Justiça do Estado.

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta