O deputado estadual, Moacir Sopelsa (MDB), é o novo presidente da Assembleia Legislativa. Ele foi eleito por unanimidade pelos parlamentares presentes. Apenas Luciane Carminatti (PT) e Fabiano da Luz (PT) não participaram da sessão.

A eleição de Sopelsa atende a um acordo feito entre os deputados, pela divisão do comando da Alesc entre ele e Mauro De Nadal (MDB). A partir de abril, Sopelsa passará a ser o primeiro da linha sucessória ao Governo do Estado, já que a vice-governadora, Daniela Reinehr (PL), por ser pré-candidata a deputada federal, não poderá assumir.

Em seu primeiro discurso, Sopelsa se emocionou ao lembrar da infância no interior e agradeceu aos deputados pelo voto que o levou a presidir o parlamento. Antes, De Nadal fez uma análise de seu mandato como presidente da Alesc e também agradeceu a seus colegas.

Já para o cargo de primeiro vice-presidente, a situação não foi a mesma. Para substituir a Nilso Berlanda (PL) que renunciou ao espaço na mesa diretora, também atendendo a um acordo, Maurício Eskudlark e Marcius Machado, ambos do PL, não se entenderam e foram para a disputa. Durante a manhã os deputados do partido se reuniram, mas a tensa reunião encerrou sem um entendimento.

Em plenário a liderança do PL indicou Machado, porém, Eskudlark já tinha o apoio da maioria dos demais deputados e foi eleito por 31 votos a 7.