Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

O café da manhã que os deputados estaduais do MDB tomarão com Carlos Moisés da Silva (sem partido), nesta quinta-feira (03) na Casa D’Agronômica, deve acelerar o processo de tomada de decisão do governador sobre o seu futuro partido.

Perguntei para alguns deputados sobre a pauta do encontro. Eles se limitaram a dizer que se reunirão para analisar o cenário e, para passar a Moisés o que estão sentindo sobre o atual momento do MDB. Porém, um dos parlamentares admitiu que uma possível filiação do governador será um assunto obrigatório. “Acredito que estar conosco é o melhor caminho. A fórmula caberá ao tempo”, afirmou.

O fato é que os deputados estão prontos para dizer a Moisés que, apoiá-lo estando em qualquer partido de menor porte, está fora de cogitação e, tentarão convencê-lo a assinar a ficha de filiação no MDB. Alguns admitem que a demora para tomar uma decisão, já começa a incomodar.

Fontes do governo tentam dar um tom de calmaria, afirmando que o governador tem o tempo dele para tomar as decisões. Por outro lado, uma liderança entende que o café com a bancada emedebista deverá acelerar o processo e, adianta que até a próxima semana, poderá haver uma definição.

Um personagem que poderá entrar em cena nos próximos dias, para ajudar a pacificar o partido,  é o ex-governador, Eduardo Pinho Moreira, atual diretor do BRDE. Hoje o também ex-governador, Paulo Afonso Vieira, irá à Assembleia Legislativa prestigiar a eleição e posse do deputado, Moacir Sopelsa, que assumirá a presidência do parlamento. Vieira aproveitará para conversar com alguns deputados e até mesmo com Pinho Moreira, para convencê-lo a assumir a coordenação do projeto eleitoral do MDB.

China e Republicanos no Jogo do Poder

Hoje o empresário Henry Quaresma, e o deputado estadual, Sérgio Motta (Republicanos), serão os meus entrevistados no programa O Jogo do Poder, a partir das 16h, nas rádios Jovem Pan News de Florianópolis 103,3 FM, e de Criciúma 101,5 FM. Quaresma falará sobre a China e, com Motta, a conversa será o futuro do Republicanos. Nos ouça pelo rádio, ou nos assista na Panflix, ou no perfil Jovem Pan Floripa no Youtube.

Sopelsa no comando

Hoje o deputado estadual, Moacir Sopelsa (MDB), será eleito e assumirá a presidência da Assembleia Legislativa. A eleição para o comando do parlamento será tranquila, com o cumprimento de um acordo com o deputado Mauro De Nadal (MDB). Sopelsa que não deve mais disputar eleições, recebe um espaço como uma homenagem aos serviços que ele tem prestado como parlamentar. Além de comandar a Alesc, a partir de abril, Sopelsa passará a ser o primeiro da linha sucessória do Estado, já que a vice-governadora, Daniela Reinehr (PL), não poderá assumir o governo, sob pena de cassação de sua candidatura a deputada federal.

Disputa

Eskudlark deve ser o vice-presidente da Alesc

Já para o cargo de vice-presidente da Assembleia Legislativa, é possível que haja disputa entre dois nomes do Partido Liberal. Fontes me disseram ontem no parlamento, que Maurício Eskudlark (PL) será o escolhido, porém, Marcius Machado tentará provocar uma disputa.

Presidência do TJ

Hoje o desembargador João Henrique Blasi assume a presidência do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. A solenidade que terá início, às 17h, será prestigiada devendo contar com a presença do governador, Carlos Moisés da Silva (sem partido), e do deputado Moacir Sopelsa (MDB), que já será o presidente eleito da Alesc. O presidente do Tribunal de Contas do Estado, Adircélio de Moraes, e o procurador Fernando Comin, entre outras lideranças, também são aguardadas. Para às 15h30, a competente equipe de comunicação do TJ prepara uma coletiva à imprensa.

E o PSDB?

Os tucanos simpatizam com a ideia de filiar o governador, Carlos Moisés da Silva, ao PSDB, porém, esbarram no fato de que Moisés não deverá apoiar qualquer um dos candidatos à Presidência da República, no primeiro turno. Os tucanos têm João Dória na disputa nacional, será que liberariam o governador?

Destino do Progressistas

O Progressistas aguarda por uma resposta definitiva do governador, Carlos Moisés da Silva. Se ele não se filiar, a aposta do senador Esperidião Amin será em uma aliança com o ex-governador Raimundo Colombo (PSD). Amin e Colombo tem uma relação muito próxima, tanto, que o pessedista é padrinho de Joana Amin, filha do senador. A ideia de Amin, neste caso, seria de lançar uma chapa com Raimundo Colombo, tendo o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, de vice.

Hang e o Republicanos

Ontem o presidente estadual do Republicanos, deputado Sérgio Motta, me disse que o empresário Luciano Hang não está acertado com o seu partido. “Ele não conversou comigo e nem com o presidente Marcos Pereira”, disse Motta. Há uma expectativa no meio político sobre uma eventual candidatura de Hang ao Senado.

Merisio à esquerda?

O ex-deputado estadual, Gelson Merisio (PSDB), comemorou o seu aniversário nesta semana. Em um jantar na sua residência, poucas lideranças políticas e alguns desembargadores. Da área política, apenas o presidente estadual do PT, Décio Lima, o presidente do Solidariedade em Santa Catarina, Oswaldo Mafra, e algumas lideranças de Xanxerê.

A aposta

Gelson Merisio (PSDB) perdeu o pudor. Para tentar garantir um espaço, vaga entre a direita e a esquerda. Ele quer o lugar de candidato da esquerda ao Governo do Estado, para isso, aposta no Solidariedade. Merisio se empolgou com a possibilidade do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, se filiar ao Solidariedade, comandado por Paulinho da Força. Se isso ocorrer e Alckmin for o vice de Lula (PT), Merisio entende que poderá convencer o seu amigo de longa data, Décio Lima (PT), a levar os petistas a apoiá-lo.

Delegado é pré-candidato

Integrado ao movimento nacional “Cadeia Para Maus Tratos”, o delegado da Polícia Civil, Egídio Ferrari, é pré-candidato a deputado federal. Ele havia se colocado como pretendente a uma vaga na Assembleia Legislativa, mas o seu partido, o Podemos, pediu para que Ferrari dispute a federal. Apadrinhado político do prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos), o delegado tem realizado um importante trabalho no combate aos maus tratos contra os animais, se tornando uma referência.

Atenção!

Delegacia ligada ao agro

Aconteceu ontem na Diretoria de Polícia da Fronteira (DIFRON/PCSC), em Chapecó, a apresentação da nova estrutura do Centro Estadual de Apoio Operacional de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio (Caoagro). Será um departamento da Polícia Civil especializado em combater os crimes contra o setor produtivo. A delegacia foi idealizada pelo atual delegado da Difron, Fernando Callfass, e recebeu o apoio do delegado geral, Marcos Ghizzoni. Hoje acontece o lançamento oficial em Pinhalzinho com a presença do governador, Carlos Moisés da Silva (sem partido). Ontem também prestigiaram o lançamento, o delegado regional, Ricardo Casagrande, e o assessor de Segurança Pública, o advogado Márcio Bueno.

Coronel é empossado

Após realizar um importante trabalho na Assembleia Legislativa, o coronel Ricardo Alves da Silva foi empossado como o novo diretor de Instrução e Ensino da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). O ato de posse aconteceu ontem, na sede do Comando-Geral, em Florianópolis. O coronel Fábio José Martins deixa a diretoria para assumir a Casa Militar do Tribunal de Justiça.

Jogo do Poder

Se você não acompanhou o programa O Jogo do Poder que eu apresento nas rádios Jovem Pan News de Florianópolis e Criciúma, pode conferir agora o que foi destaque. Os entrevistados foram o ex-governador, Paulo Afonso Vieira, que falou sobre o MDB, e depois, o advogado Ralf Zimmer Júnior, que falou sobre uma denúncia contra o governo de Carlos Moisés da Silva (sem partido), no caso dos cargos da Fazenda, além do auxílio combustível. Confira:

https://www.youtube.com/watch?v=4gPNocg_LW4

Nota de esclarecimento

“A Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado de Santa Catarina (Adepesc) esclarece que as posturas individuais do defensor público Ralf Guimarães Zimmer Júnior não representam os interesses da carreira. Zimmer não é associado à Adepesc há mais de dois anos e não tem o respaldo da carreira para a tomada das decisões recentes a respeito da insistência em criar fatos que lhe possam trazer dividendos políticos em detrimento de todos os demais profissionais que atuam na Defensoria Pública.

A Adepesc lamenta profundamente que novamente o nome da carreira seja arrastado para o centro de uma discussão política que só corrói a imagem da Instituição.

A Adepesc repudia o uso desmedido do cargo de defensor e da notoriedade adquirida por Zimmer, quando exerceu, há cerca de cinco anos atrás, o mais alto e importante cargo da Defensoria Pública, para fins eleitorais personalíssimos mesmo diante de todos os prejuízos inegavelmente experimentados pela Defensoria em razão de suas ações” – Tiago Queiroz da Costa – Presidente da Adepesc

Comunicação da Alesc

A colega Lúcia Helena Vieira voltará a comandar a comunicação da Assembleia Legislativa. Dayan Schultz, volta para o gabinete do deputado estadual, Mauro De Nadal (MDB). Dayan deixa o cargo recebendo elogios pelo trabalho, que agora será conduzido pela também competente, Lúcia Helena.

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta