Com o sistema de saúde em colapso, Santa Catarina enviará ao Espirito Santo pacientes com Coronavírus que precisam de UTI e respirador. Amanhã já serão feitos os primeiros embarques, mas somente serão enviados pacientes em condição de suportar a viagem. Num primeiro momento, serão transferidos pacientes do Oeste e Extremo-Oeste.

Liguei para o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, que confirmou a informação. Ele pactuou com o secretário de Saúde do Espirito Santo, Nésio de Medeiros Júnior, que é um médico catarinense natural de Tubarão. “Ele colocou 15 leitos à disposição, pois eles estão com uma ocupação menor”, explicou Ribeiro.

O transporte será feito através de uma aeronave dos Bombeiros, além da empresa de transporte aéreo Santa Fé, da cidade de Xanxerê, que tem um contrato emergencial com o Governo do Estado. “A empresa faz o transporte aeromédico, o que é fundamental para o transporte dos pacientes”, explicou o secretário.

Motta Ribeiro me disse que as transferências é para que o Estado tenha tempo de organizar mais leitos de UTI. Já quanto aos pacientes com menos gravidade, garantiu que há espaço suficiente.

O governador do Espirito Santo, Renato Casagrande (PSB), anunciou mais cedo que o seu estado irá receber pacientes catarinenses. Ele destacou que há 45 leitos à disposição de outros estados.