Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

Será publicada amanhã uma Medida Provisória assinada pelo governador, Jorginho Mello (PL), que estabelece a reforma administrativa do Executivo estadual. Na prática a MP que tem validade de 60 dias, podendo ser prorrogada por mais dois meses, servirá apenas para já adiantar o que será aprovado na Assembleia Legislativa.

Jorginho precisa concluir a nomeação de seu secretariado e começar a trabalhar com a estrutura que planejou. Como já é tradição a Alesc aprovar as reformas, como forma de dar ao governador a liberdade de implementar a sua forma de governar, não haverá qualquer mudança quando for votada no parlamento.

Com a publicação da medida, amanhã mesmo o suplente de deputado federal, Silvio Dreveck (Progressistas), será nomeado para o cargo de secretário de Estado da Indústria e Comércio, e na sexta-feira será a vez de Beto Martins, que comandará a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias.

Vale lembrar que a estrutura do governo terá também as secretarias de Turismo, Ciência e Tecnologia, Planejamento, Ciência, tecnologia e Inovação; Agricultura, e as executivas que serão de Relações Institucionais e Governamentais, e de Pesca que ficará subordinada a agricultura.

Investigação

Está sendo apurado se durante a fuga de dois apenados da Penitenciária Agrícola de Chapecó, houve a tentativa de homicídio do policial penal que foi violentamente agredido. Além de sofrer ataques que causaram fratura no braço e quase o fizeram perder a visão, segundo testemunhas, o policial também sofreu uma tentativa de esganadura, tendo sido salvo por um outro profissional que chegou em tempo para salvá-lo. Essa situação e mais uma fuga em outra penitenciária durante o final de semana, geraram mais tensão no setor prisional.

Clima pesado

Há uma informação de que em algumas unidades, policiais penais estariam atuando só, no cuidado de galerias dentro das penitenciárias. Segundo relatos, em alguns locais alguns presos não estariam tendo acesso nem ao chamado banho de sol, o que tem aumentado a tensão. O temor é que ocorram mais atos de violência caso a situação não seja resolvida.

Mais uma

O advogado Luís Bessa Neto conquistou mais uma vitória na justiça, na defesa da chapa do ex-governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos) e de Udo Dohler (MDB), contra ação proposta pela Frente Democrática (PT/PC do B/PV/PSB/Solidariedade). A ação pedia a inelegibilidade, sob o argumento de que o então governador teria utilizado campanha institucional do Governo do Estado, para antecipar sua campanha eleitoral. A Justiça Eleitoral julgou improcedente. Bessa apresentou argumentos que foram acolhidos por unanimidade pelos juízes.

Estranho no ninho

O ex-prefeito de Rio Rufino, Thiago Costa, na época eleito pelo PSB, e que já foi condenado a perder os direitos políticos durante 8 anos, foi nomeado como coordenador de Infraestrutura da Serra. Se fosse cumprir a condenação, que foi dada em 2020, o ex-prefeito teria a suspensão dos direitos políticos até 2032.

Filho de Bolsonaro

Os boatos de que Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), poderá ser nomeado no governo de Jorginho Mello (PL), foi visto com indiferença e até mesmo, piada, dentro do Governo do Estado. Dois secretários me disseram desconhecer o assunto e entendem que não passa de especulação. Até mesmo dois deputados bolsonaristas se mostraram surpresos. Um questionou a serventia de Renan para Santa Catarina, enquanto que outro disse que será o “lobista de coisa nenhuma”. De fato, seria um absurdo a nomeação de alguém que não traria benefício algum para a população catarinense.

Em família

Depois de emplacar o irmão, Alexandre Soratto, na presidência do Imetro, o secretário de Estado da Casa Civil, Estêner Soratto (PL), emplacou o primo, Ronnie Soratto, na liderança do PL em Tubarão.

Lixão

Lideranças da Grande Florianópolis estão preocupadas com os valores pagos pelos serviços de coleta de lixo na região. Segundo relatos, uma única empresa, a francesa Veolia, é detentora de um aterro sanitário em Biguaçu, o que tem feito com que nenhuma outra empresa consiga concorrer em condições de igualdade em alguns municípios. Lideranças entendem que é preciso discutir o tema, até mesmo, para que haja uma baixa no valor praticado. Uma alternativa é discutir com órgãos ambientais sobre a possibilidade da liberação de novos locais para o depósito do lixo.

Acompanhe os nossos colunistas

Clique para acessar a coluna de hoje do Thiago de Miranda Coutinho e acesse as demais colunas.

Faça parte do grupo do SCemPauta no Whatsapp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via Whatsapp : 49985048148

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta