
Sempre que vejo uma pessoa reclamando sobre desigualdade, faço a seguinte pergunta: será que ela está genuinamente preocupada com os pobres ou está apenas invejando os ricos?
Virou clichê essa tal luta contra a desigualdade social, mas já pararam para pensar que o fato de duas pessoas terem condições de vida diferentes não significa, necessariamente, que uma delas esteja em uma situação ruim?
Por exemplo: se compararmos o ganho de um servidor público com salário de R$ 10.000,00, com os ganhos de um empresário bem-sucedido de uma grande rede de lojas, que chega a ter lucro líquido mensal de R$ 10 milhões, concluímos que existe uma grande desigualdade social e salarial entre eles, entretanto, ambos vivem bem.
O foco dos nossos esforços deve ser no combate à miséria e à pobreza, e este combate se dá com a geração de mais riquezas, pois, é comprovado que quando os ricos ficam mais ricos, os pobres também melhoram seu padrão de vida. Tanto que em 1990, 35% da população vivia na pobreza extrema, hoje, este percentual reduziu para 10,7%, tudo isso em um mundo que aumentou a desigualdade.