Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!   Instagram: @scempauta   Twitter:  @scempauta   https://www.facebook.com/scempauta  

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

Fontes afirmam que o empresário Luciano Hang já estaria decidido a disputar a vaga de Santa Catarina, ao Senado. O papel de convencê-lo foi do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), e o empresário teria se sentido impedido, de dizer um “não”. O partido pelo qual deve disputar, é o PL, do senador Jorginho Mello.

Hang ainda avalia com assessores e conselheiros políticos, qual o melhor momento para anunciar que irá à disputa. Uma liderança relatou que o empresário deseja segurar o máximo de tempo possível, para reduzir o período de críticas das quais será alvo, assim que confirmar a sua disposição de se candidatar.

Por outro lado, empresários próximos a Hang mesmo acreditando na possibilidade, entendem que se por algum motivo ele sentir que, uma eventual candidatura possa prejudicar a sua empresa, deverá recuar e se colocar apenas como apoiador. “O Luciano ainda deseja abrir o capital da Havan, essa é a prioridade dele”, relatou.

Em agosto passado a Comissão de Valores Mobiliários anunciou o indeferimento do pedido da Havan como companhia aberta, o que atrapalhou pela segunda vez, os planos de uma oferta inicial de ações. Na época, a Havan lançou uma nota ao mercado anunciando que ela é quem pediu o adiamento. O plano de Hang é vender parte da empresa para abrir mais lojas, centros de distribuição, além de investir em mais tecnologia e dar um reforço considerável em seu capital de giro.

Mas voltando à política, a situação do dono da Havan tem sido olhada de perto por alguns pré-candidatos ao Senado. Um deles é o deputado estadual, Kennedy Nunes (PTB), que tem praticamente o mesmo eleitorado de Hang. Já que o partido de Nunes está acertado com o PL, é dito que se Hang confirmar, Nunes poderá ir a deputado federal, ou se colocar à disposição para disputar como vice de Jorginho.

O secretário nacional da Pesca, Jorge Seif, outro pretendente ao Senado, já trabalha num projeto para deputado federal. Isso se deve ao fato de que, até mesmo para os bolsonaristas, Seif ainda é uma figura pouco conhecida, o que o colocaria numa eventual disputa com Hang, em uma situação de fragilidade. Outras mudanças no cenário devem ocorrer, com o aproximar da confirmação que o empresário deverá fazer, em data ainda não conhecida. “Tudo passa pelo Hang, pois será um candidato fortíssimo”, relatou uma importante liderança estadual.

Hoje no Jogo do Poder

Hoje eu entrevisto no programa O Jogo do Poder na Jovem Pan News de Florianópolis, 103,3 FM, o deputado federal, Celso Maldaner, presidente estadual do MDB. Após, o entrevistado será o presidente estadual do Podemos, Camilo Martins, ex-prefeito de Palhoça. Com Maldaner a pauta será o processo de escolha do pré-candidato emedebista ao Governo do Estado. Com Martins, o clima no Podemos, o projeto estadual e a pré-candidatura de Sérgio Moro à Presidência da República. O programa começa às 16h. Você pode ouvir pelo rádio, ou assistir no Youtube através do perfil Jovem Pan Floripa. Também é possível baixar o aplicativo.

Dário na Alesc

Hoje o senador Dário Berger (MDB) se reúne com a bancada emedebista na Assembleia Legislativa. O almoço que foi adiado na semana passada, ganha mais peso após o convite do PSB, informação que divulguei com exclusividade na coluna de ontem. A expectativa, é para o que Berger dirá aos deputados estaduais a respeito do convite que recebeu, além do seu sentimento em relação a disputa interna com o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, e com o deputado federal, Celso Maldaner.

Boeira próximo do PSB

Ontem antes de embarcar para a capital paulista, o ex-governador de São Paulo, Márcio França, me disse que o ex-deputado federal, Jorge Boeira (Progressistas), está muito próximo de se filiar ao PSB. “De repente temos uma dupla”, disse França, se referindo a Boeira e ao senador, Dário Berger (MDB).

Moisés com o Republicanos

O governador Carlos Moisés da Silva (sem partido) chegou no início da madrugada em Brasília. Além de uma agenda oficial em ministérios, está prevista uma conversa entre Moisés e o presidente nacional do Republicanos, bispo Marcos Pereira, que é deputado federal. Fontes do governo confirmam a informação, mas ao serem questionadas sobre um possível acerto, elas dizem que nada será definido. O interessante é que o encontro acontecerá no exato momento em que, o nome de Pereira, ganha força para ser indicado ao Supremo Tribunal Federal, já que André Mendonça, indicado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), não deve ser aprovado.

Terrivelmente evangélico

Ligado à Igreja Universal do Reino de Deus, o bispo Marcos Pereira, deputado federal e presidente nacional do Republicanos, desponta como o “terrivelmente evangélico” que o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) quer. Mesmo preferindo André Mendonça que se mostrou um fiel escudeiro, o presidente também vê com bons olhos o nome de Pereira. A questão é que se escolher o deputado, que é representante da Igreja de Edir Macedo, no lugar de Mendonça, há uma grande possibilidade de Bolsonaro perder o apoio de Silas Malafaia, que se tornou inimigo de Macedo e da Universal. Ah, vale lembrar que o governador Carlos Moisés da Silva (sem partido) é evangélico, o que também o torna mais próximo do Republicanos.

Falando em fé

Ontem além de ter sido o Dia das Crianças, também foi o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, importante data para o calendário católico. Além do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), duas lideranças catarinenses também estiveram em Aparecida do Norte, no estado de São Paulo. O senador Jorginho Mello (PL), devoto de Nossa Senhora, e o ex-governador, Raimundo Colombo (PSD).  

Jorginho é devoto de Nossa Senhora Aparecida
Colombo é católico atuante

Tiago Silva

O ex-vereador de Florianópolis e atual coordenador estadual do Procon, Tiago Silva, me concedeu uma entrevista ontem, no programa O Jogo do Poder da Jovem Pan News de Florianópolis. Ele falou do MDB, das dificuldades que enfrentou por ser negro e homossexual e também sobre o processo de paternidade em que conseguiu provar na justiça quem é o seu pai. Se não assistiu, clique e assista:

https://youtu.be/IuG85pmGzOY?t=9

Cenário na Europa

Também participou do O Jogo do Poder, o correspondente da Rai da Itália, Diego Mezzogiorno. Falamos sobre o cenário político da França, Alemanha e Itália. Assista:

https://youtu.be/IuG85pmGzOY?t=2446

PL se reúne

A bancada do Partido Liberal na Assembleia Legislativa, se reúne hoje com o seu presidente estadual, o senador Jorginho Mello. Na reunião que terá início às 15h na sede do PL, um dos assuntos que devem entrar na pauta é a relação de integrantes do partido, com o governo de Carlos Moisés da Silva (sem partido). Uma fonte relatou que a postura dos deputados Maurício Eskudlark e Nilso Berlanda, pró-Moisés, tem incomodado e, querem um posicionamento claro dos parlamentares, já que o PL tem projeto para o próximo ano ao Governo do Estado. Vale lembrar que Jorginho Mello é declaradamente oposição ao Governo do Estado.

Limite

Uma fonte chegou a afirmar que “tudo tem limite” e completou que o PL “está dormindo com o inimigo”, se referindo ao governador Carlos Moisés da Silva (sem partido). Questionada se Jorginho Mello cobrará um posicionamento dos deputados estaduais, Maurício Eskudlark e Nilso Berlanda, a resposta é que a decisão partirá do senador. Liguei para Jorginho que confirmou a reunião, mas se negou a entrar em detalhes a respeito do encontro de hoje. Mesmo assim, ele fez questão de mais uma vez deixar claro que o PL terá candidato ao Governo do Estado, como se fosse um recado, sem dizer a quem.

Camilo com Moro

Está para ser confirmada uma janta na residência da deputada federal por São Paulo, Renata Abreu, presidente nacional do Podemos. O encontro que será restrito a apenas algumas lideranças do partido, será para definitivamente discutir com o ex-ministro, Sérgio Moro, a sua candidatura à Presidência da República. O presidente do Podemos em Santa Catarina, Camilo Martins, é um dos convidados e, a informação é de que Renata entende que o ex-prefeito de Palhoça, tem a habilidade necessária para ajudar no processo de convencimento final de Moro. Mesmo assim, fontes já dão como certa a candidatura, a exemplo de Paulinho Bornhausen. “Penso que está muito perto disso. Está se preparando e conversando muito com os outros pré-candidatos da terceira via”, relatou. Já uma outra liderança catarinense deu mais detalhes. “Segundo pessoal que participou da executiva nacional, 99% certo. Ele (Moro) estaria inclusive fazendo mídia training… fonoaudiologia e etc…(sic)”.

Conversa com Moisés

A mesma liderança do Podemos que confirmou a informação sobre a pré-candidatura de Sérgio Moro, à Presidência da República, também confirmou que houve um mal-estar, conforme relatei na coluna de ontem, entre o presidente estadual do partido, Camilo Martins, e o presidente de honra, Paulinho Bornhausen. Segundo a fonte, a situação não ficou 100% resolvida, mas acredita que mais para frente haverá uma convergência. A posição de Martins é de que o Podemos deve escutar o governador, Carlos Moisés da Silva (sem partido), e considerar um projeto conjunto, enquanto que Bornhausen é totalmente contra a essa possibilidade.

Pré-candidatos da Capital

O secretário da Fazenda de Florianópolis, Constâncio Maciel, é pré-candidatíssimo a deputado estadual pela União Brasil, partido do prefeito Gean Loureiro. Nos bastidores é dito que dois nomes devem receber apoio partindo da Prefeitura, para Deputado Federal. Um já está acertado, que é o secretário de Esporte, Cultura e Juventude, Ed Pereira, que é vereador licenciado. O outro que poderá receber apoio é o deputado estadual, Valdir Cobalchini (MDB), situação que ainda não está 100% confirmada.

Guarda da Capital

Uma fonte informou que a Guarda Municipal de Florianópolis estaria com o convênio com a Polícia Federal, para o porte de arma para os guardas, vencido. A informação é de que os guardas não podem andar armado até que haja a renovação. Outra situação é que a GM ficou seis meses sem o Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP), por causa de atraso na documentação. Segundo a fonte, o próprio comandante está sem o porte de arma, entre outros guardas. “Ele só trabalha como uma teaser, que é uma arma de choque, toda preta para parecer uma arma”, relatou, destacando que alguns guardas do operacional estão trabalhando sem porte. “O convênio venceu no mês de fevereiro. A identificação só foi feita depois. E também está vencida”, denunciou.

Araújo nega

Araújo Gomes

Procurei o secretário de Segurança Pública de Florianópolis, coronel Araújo Gomes, que negou a informação. Segundo ele, está sendo trabalhada a renovação do convênio com a Polícia Federal para o porte de armas da Guarda Municipal, desde o mês de fevereiro. “Está em tramitação na Polícia Federal aguardando análise da CGU. Mas não há nenhuma irregularidade ou possibilidade de cancelamento do porte”, destacou. Para Gomes, tudo o que é de responsabilidade do município já foi feito, atendendo aos prazos e requisitos. Mesmo informando que desde o segundo mês do ano a questão está sendo resolvida, Araújo Gomes apresentou um e-mail datado de 21 de maio passado, encaminhado ao Sistema Nacional de Armas da PF, em que na resposta, há a confirmação do recebimento e informa que a solicitação de renovação foi protocolada em 18 de maio.

Venceu em Julho

Questionado, o secretário de Segurança Pública de Florianópolis, coronel Araújo Gomes, explicou que o protocolo que foi feito em maio, se refere ao convênio para o uso de arma pelos guardas municipais. De acordo com Araújo, algumas adequações foram necessárias e o projeto segue tramitando. Já no processo individual de porte, o coronel admite que alguns guardas não foram aprovados. Eles tiveram que passar por teste de tiro, psicotécnico, entre outras avaliações. Questionado se os guardas não aprovados representaram um risco para a população, Gomes nega, e relata que dos 186, cerca de 6 não foram aprovados. “Eles estão fora das ruas pelo fato de não estarem armados. Estão aguardando um tempo legal para refazer o teste”, explicou.

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!   Instagram: @scempauta   Twitter:  @scempauta   https://www.facebook.com/scempauta