Para seguir recebendo a coluna via WhatsApp, favor salvar o número: 49 98504.8148. Para quem ainda não recebe, favor enviar mensagem para o mesmo número.   FAZER JORNALISMO COM INDEPENDÊNCIA CUSTA CARO. ANUNCIE NO SCEMPAUTA E APOIE A CONTINUIDADE DE NOSSO TRABALHO!

O ex-governador e senador Casildo Maldaner, faleceu nos primeiros minutos da madrugada de hoje, aos 79 anos. Ele estava internado no Hospital da Caridade em Florianópolis, após ter sido diagnosticado com câncer no cérebro no início do mês. Casildo teve o seu estado de saúde agravado durante a semana passada após a colocação de um cateter. Conhecido pelo jeito brincalhão, sempre animava os eventos do MDB. São inúmeras as lideranças políticas que relatam momentos engraçados com o emedebista.

Uma das maiores lideranças de Santa Catarina, Casildo era natural do Rio Grande do Sul, onde nasceu no dia 2 de abril de 1942, na cidade de Carazinho. Ele era o primogênito do casal Andreas Maldaner e Érica Braun Maldaner, que tiveram mais oito filhos, entre os quais, o deputado federal e presidente estadual do MDB, Celso Maldaner.

Quando Casildo tinha dois anos de idade a sua família mudou para Chapecó, onde iniciou os estudos primários na então Escola Isolada Engenho Braun, depois passando a estudar no Instituto Sagrada Família, em Maravilha. O atual ensino médio foi no Seminário da Sagrada Família, em Santo Ângelo no Rio Grande do Sul. Se tornou Bacharel em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) e fez especialização na Sociedad de Estudios Internacionales, em Madri na Espanha.

Casildo serviu o Exército Brasileiro e exerceu atividades profissionais no comércio. Casou com Ivone Gruber Maldaner, com quem teve: Josaine Ivone, Jandrey Casildo e Janiara. Iniciou a vida política aos vinte anos de idade, quando foi eleito vereador pela Câmara Municipal de Modelo no Extremo-Oeste, para o período de 1963 a 1967, pela União Democrática Nacional (UDN).

Com a instauração do bipartidarismo no Brasil, filiou-se em 1966, ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido pelo qual se elegeu duas vezes Deputado Estadual à Assembleia Legislativa de Santa Catarina e tomou posse à:

8ª Legislatura (1975-1979), eleito com 17.041 votos, quando integrou as Comissões de Finanças e Orçamentos (Vice-Presidente), e de Ciência e Tecnologia, Agricultura, Economia e Desenvolvimento (Presidente);

9ª Legislatura (1979-1983), quando recebeu 19.434 votos no pleito, foi membro das Comissões de: Finanças, Contas e Orçamento; Ciência e Tecnologia, Agricultura, Economia e Desenvolvimento; e Constituição e Justiça.

Ingressou no Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), em 1980, resultado da reestruturação partidária no Brasil e, no ano seguinte, foi Vice-Líder do partido na Assembleia Legislativa.

Nas eleições de 1982, elegeu-se a Deputado Federal à Câmara dos Deputados, pelo PMDB, com 84.041 votos, para a 47ª Legislatura (1983-1986), participou das Comissões Permanentes de Educação e Cultura, e de Agricultura e Política Rural, além da Subcomissão da Pesca.

Em 1986, foi eleito para o cargo de Vice-Governador de Santa Catarina, na chapa encabeçada por Pedro Ivo Campos (PMDB), após receberem 886.414 votos. Deixou a Câmara ao término da legislatura e tomou posse como Vice-Governador em março de 1987. Com o falecimento de Pedro Ivo, Casildo assumiu o Governo do Estado e administrou de 27 de fevereiro de 1990 até 15 de março de 1991.

Com 682.252 votos, Casildo se elegeu Senador por Santa Catarina nas eleições de 1994, pelo então PMDB, e participou da 50ª Legislatura (1995-1999) e 51ª Legislatura (1999-2003). Neste período, participou das seguintes Comissões: Assuntos Sociais (Titular); Relações Exteriores e Defesa Nacional (Titular); Constituição, Justiça e Cidadania (Suplente); e Assuntos Econômicos (Suplente). Foi relator da CPI das Obras Inacabadas, instaurada em 1995.

Após o término do mandato no Senado, assumiu a presidência do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), de 2003 a 2004, função que voltou a exercer, entre 2007 e 2008. No BRDE, ocupou o cargo de Diretor de Acompanhamento e Recuperação de Créditos, de 2004 a 2007, e o de Diretor Financeiro, entre 2007 e 2011.

Em 2006, na condição de 1º Suplente, integrou a chapa vitoriosa encabeçada por Raimundo Colombo, do Partido da Frente Liberal (PFL), na disputa ao Senado, com 1.734.794 votos. Assumiu a cadeira por quase quatro meses em 2008, e integrou a 53ª Legislatura (2007-2011), devido à licença concedida ao titular. Com a posterior renúncia de Colombo, eleito governador, Casildo assumiu em definitivo a cadeira no Senado durante toda a 54ª Legislatura (2011-2015).

Casildo foi homenageado

Casildo Maldaner recebeu inúmeras homenagens durante a sua vida pública. Foi presidente de Honra do PMDB, recebeu da Assembleia Legislativa homenagem pelas legislaturas exercidas, em 1999, recebeu o título de Cidadão Catarinense, em 2009, lhe foi entregue a Comenda do Legislativo Catarinense, em 2013 e foi homenageado pelo PMDB, na comemoração dos 50 anos de fundação do partido em Santa Catarina, em 2016. A jornalista Soledad Urrutia um pouco antes de Casildo adoecer, havia iniciado a pedido de dele, a produção de um livro de memórias fotográficas de sua carreira. Em 2013 a TV da Assembleia Legislativa também fez uma homenagem.

Homenagem ao “Mano Casildo”

Celso Maldaner postou essa foto em seu perfil no Instagram

O deputado federal e presidente estadual do MDB, Celso Maldaner, postou no Instagram uma homenagem ao ex-governador e senador, a quem ele chamava carinhosamente de “Mano Casildo”. Segue:

“Seu espírito realizador, sério e engajado foi um exemplo não só para mim, mas para todos os que se dedicam a trabalhar em prol da população catarinense e brasileira. Como costumo dizer, a política é um sacerdócio e deve ser desenvolvida com muito trabalho e amor. E isso o Casildo fez como ninguém. Foi uma honra e um orgulho ter um irmão como o Casildo, que, além de ter me inspirado, sempre desempenhou o papel de meu conselheiro. Que Deus nos abençoe neste momento difícil”.

Despedida de Casildo

O MDB de Santa Catarina informou através de nota, que o velório do ex-governador e senador, Casildo Maldaner, acontece na Assembleia Legislativa, das 10h às 13h, e seguirá os protocolos de segurança e prevenção à covid-19. Na sequência será realizada uma cerimônia de cremação, no Jardim da Paz, em ato reservada à família e amigos mais próximos. O credenciamento da imprensa para o velório, deve ser realizado junto à comunicação da Alesc.

Moisés recebe bancada

Hoje os deputados estaduais do MDB tomam café da manhã na Casa D’Agronômica, com o governador Carlos Moisés da Silva (PSL). Integrantes do núcleo duro do governo também participarão da conversa. Na mesa, assuntos gerais, entendimento sobre os projetos que tramitam na Assembleia Legislativa e, o início da conversa a respeito da reforma da previdência que deve levar mais 15 ou 20 dias para que o projeto seja enviado ao parlamento. Uma liderança emedebista me disse que o governo quer pedir o apoio da bancada, questionei se esse apoio já não existe e, a resposta, foi que mesmo assim Moisés quer fazer um gesto.

Tropa de choque

Ao meio-dia está previsto um almoço do governador com a bancada do PT e assim será a agenda dos próximos dias. Segundo uma fonte, a ideia é organizar uma base sólida no parlamento. Para isso, quem também toma a frente das conversas é o chefe da Casa Civil, Eron Giordani, que ao lado de Moisés quer construir uma verdadeira tropa de choque na Alesc.

Volta dos debates

Nesta próxima quinta-feira os debates do SCemPauta estarão de volta. Maria Helena, Ananias Cipriano e eu, estaremos ao vivo em novo horário, a partir das 22h. É só acessar o site e acompanhar o debate das principais pautas da política estadual. Contamos com a sua audiência.

Fortalecimento do Sul

O ex-governador Eduardo Pinho Moreira tem feitos roteiros e intensificará as suas agendas no Sul do estado. Vacinado, Pinho Moreira já pode sair para conversar sobre o projeto político do MDB. Ele ainda não decidiu se disputará para a Assembleia Legislativa, ou se tentará uma vaga na Câmara dos Deputados. Pinho Moreira reclama que os emedebistas do Sul do estado estão sem comando e que é preciso trabalhar por um projeto único que agregue as lideranças partidárias. “Não quero ir para casa, quero participar do projeto político motivando o Sul”, afirmou. Com os deputados estaduais, Luiz Fernando Vampiro e Ada de Luca querendo vaga em Brasília, é possível que Pinho Moreira vá a estadual, mas ele não confirma.

Podemos na majoritária?

Camilo chamou os prefeitos para participar da eleição

O Podemos está se preparando para a eleição estadual e deseja ir para a disputa com a sua força máxima. O ex-prefeito de Palhoça e atual presidente estadual do partido, Camilo Martins, me disse ontem que os prefeitos de Blumenau Mário Hildebrandt, e de Balneário Camboriú Fabrício Oliveira, já foram chamados a participar do pleito na majoritária. Além deles, o próprio Camilo está à disposição. Paulinho Bornhausen deve tentar uma vaga à Câmara Federal, enquanto outros nomes devem ser anunciados nos próximos dias e, já chegam ao partido com a missão de buscar vaga na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados. O líder do Podemos destacou ainda que mesmo forte, o partido tem lideranças como Hildebrandt, Fabrício e Eduardo Freccia de Palhoça a frente de prefeituras importantes. Vale lembrar que o partido tem um deputado federal que é Rodrigo Coelho.

Alinhamento nacional?

A presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu, deseja que o partido nos estados dê sustentabilidade para a candidatura à Presidência da República, que o Podemos lançará. Ainda hoje a executiva estadual se reunirá para discutir o planejamento partidário. O presidente estadual, Camilo Martins, me disse que nos próximos dias, um, ou dois nomes devem ser escolhidos para andar pelo estado para conversar com as bases. Além disso, Camilo informou que o seu pai, o deputado estadual Nazareno Martins, disputará à reeleição.

PSB disputará o governo?

O PSB realizou um evento ontem em Imbituba, para apresentar o vereador Renato Ladiada como pré-candidato a deputado estadual. Durante o seu discurso, o presidente estadual Claudio Vignatti disse que o Partido Socialista Brasileiro terá candidatura própria ao Governo do Estado. “Apresentar uma opção democrática, progressista e preocupada com a justiça social é um dever do PSB perante a sociedade catarinense. Vamos construir um projeto coletivo para o bem e o progresso de Santa Catarina”, disse.

Fala de Juliano

A nota enviada pelo PSB deu a entender, que a fala do presidente estadual do partido, Claudio Vignatti, entrava em rota de colisão com o que havia me dito o ex-prefeito de Governador Celso Ramos, Juliano Campos. Segundo ele, poderá ser dado um apoio ao MDB se o senador Dário Berger for o candidato ao Governo do Estado. Conversei ontem à noite com Vignatti que negou qualquer problema com o seu vice-presidente estadual que defendeu um apoio a Berger. De acordo com Vignatti, o partido está aberto ao diálogo com todos e, considera normal a diferença de ideias. “O Juliano manifestou uma opinião pessoal, não do partido. Ele tem discutido junto conosco os rumos que tomaremos”, disse Vignatti. Quanto à possibilidade de apoio ao MDB, ou a outro partido, o líder dos socialistas disse que tudo dependerá do tamanho da aliança e o espaço que será dado ao PSB.

Rodovias

O Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM) e o Fórum Parlamentar Catarinense, discutem amanhã com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, a inserção do estado no Plano Nacional de Logística (PNL 2035) e os cortes no orçamento da área. Em reunião semipresencial, ontem, representantes do COFEM e parlamentares debateram uma agenda conjunta de prioridades, que além da infraestrutura, contempla os impactos negativos da aplicação do Código Florestal Brasileiro em áreas urbanas consolidadas, a reforma administrativa e a criação de um Refis nacional.

Eskudlark criticou

O ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas escreveu no Twitter que conversaria com a deputada federal do Paraná, Aline Sleutjes (PSL), sobre a agenda da Infraestrutura e o sucesso, o qual, segundo ele, está sendo o programa de concessões. O deputado estadual Maurício Eskudlark (PL) respondeu a postagem pedindo para que Tarcísio aproveitasse o momento, para falar da BR-163, a qual o parlamentar catarinense, definiu como a pior rodovia do estado e que está abandonada pelo Governo Federal. Eskudlark também mencionou a 470, 280 e 282 rodovias as quais estão, de acordo com ele, a passos de tartaruga. O deputado aproveitou para lembrar que foi em Santa Catarina, onde Bolsonaro foi o mais votado no Brasil. Vale lembrar que há alguns dias, o deputado João Amin (Progressistas) chamou Tarcísio de canalha.

Rota Miami – Floripa

O secretário de Turismo do Estado de São Paulo e colunista do SCemPauta, Vinicius Lummertz, em sua coluna semanal publicada ontem fez um importante relato sobre o transporte aéreo. Segundo ele, hoje ocorre uma reunião virtual da Câmara de Transporte e Logística da FIESC e do Conselho de Infraestrutura, para discutir a rota de carga aérea Miami – Florianópolis, em trabalho realizado pela Floripa Airport, que administra o Aeroporto Hercílio Luz. Representantes da empresa suíça e também da Latam Airlines participarão da reunião. Há uma expectativa de ampliação da oferta de voos para essa modalidade e destino.

Novo decreto

O Governo do Estado estendeu o prazo para cumprimento das medidas restritivas contra a Covid-19 em Santa Catarina, até o dia 31 deste mês e ajustou o horário de funcionamento de serviços e estabelecimentos. O novo decreto com as ações de enfrentamento da pandemia entra em vigor hoje. Os atuais protocolos sanitários para convivência segura continuarão valendo em todo território catarinense, assim como regramentos já estabelecidos pela Secretaria de Estado da Saúde. A mudança de horário abrange serviços de alimentação, que agora podem abrir uma hora mais cedo, ou seja, a partir das 5h. A medida possibilita que padarias, lanchonetes, cafeterias, lojas de conveniências e supermercados recebam as primeiras demandas por refeições da manhã.

Outras medidas

Nos níveis de risco grave e gravíssimo, o horário de fechamento dos estabelecimentos comerciais de alimentação continua permitido até as 23h, limitado o acesso de novos clientes até as 22h. Outro grupo de atividades econômicas, que inclui serviços privados não essenciais e com limitação de pessoas, poderá funcionar das 5h às 23h em todos os níveis de risco. Todas as atividades deverão observar os protocolos e regramentos sanitários específicos estabelecidos pela Secretaria de Estado da Saúde.

Ed Pereira confirma

Na semana passada o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), informou que o vereador Ed Pereira (PSDB) deve ser candidato à proporcional. Pereira entrou em contato para confirmar que é pré-candidato a deputado federal. “Consolidar uma linha diferente em Brasília, levar um espírito jovem. Não podemos mudar o país sem mudar o instrumento nas nossas crianças. Hoje não se discute o futuro delas, só o futuro de nossas rodovias. Eu não vejo uma política pública nacional adequada”, afirmou.

No bolso dos covardes

Agora é lei em Santa Catarina o aumento do valor da multa aos covardes que comentem maus tratos contra os animais. As multas podem chegar a R$ 20 mil. Também haverá uma maior fiscalização para evitar que covardes realizem rinhas de galo e de cães, além do abandono e a prática de zoofilia. O projeto é de autoria do deputado estadual, Marcius Machado (PL). Vale lembrar que além da lei estadual, também tem a federal que prevê prisão aos covardes. Somente sendo um lixo de ser humano para maltratar, seja da forma que for, um animal.

Nazista em SC

O  Núcleo de Enfrentamento aos Crimes de Racismo e Intolerância (NECRIM) do Ministério Público de Santa Catarina está acompanhando as investigações acerca de um vídeo, em que um homem aparece com uma bandeira nazista na sacada de um apartamento na Rua Bocaíuva em Florianópolis. O coordenador do NECRIM, Procurador de Justiça Paulo Brandão, explica que a propagação do ideário nazista e o racismo são crimes que precisam ser combatidos com firmeza. A Lei 7.716/1989, que dispõe sobre os crimes resultantes de preconceito e de raça ou de cor, prevê pena de reclusão de um a três anos e multa para quem fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada para fins de divulgação do nazismo. A pena para discriminação de raça é de dois a cinco anos. É lamentável que uma pessoa se preste a um ato tão covarde, tão absurdo como apoiar o nazismo. As inúmeras vítimas do holocausto não merecem tamanho desrespeito.

Educadores

O governador Carlos Moisés da Silva (PSL) fez um importante anuncio ontem, que a vacinação dos profissionais de Educação contra a Covid-19 em Santa Catarina iniciará no próximo dia 31. De acordo com o levantamento feito pelo Governo do Estado e os municípios catarinenses, cerca de 176 mil professores e demais profissionais das instituições de ensino Básico e Superior poderão ser imunizados. Isso permitirá um retorno mais seguro aos professores às salas de aula.

Ensino domiciliar

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa vai realizar uma audiência pública para debater o Projeto de Lei Complementar, que prevê a inclusão da educação domiciliar no sistema de ensino. A reunião virtual ocorre hoje, às 17h30, e terá transmissão pelos canais digitais do Parlamento catarinense. O objetivo da audiência é discutir com entidades ligadas ao setor e com gestores da educação o significado da educação domiciliar e das escolas para a formação das crianças e adolescentes no contexto social.

Sine em Florianópolis

A nova central de atendimento do Sistema Nacional do Emprego de Florianópolis será entregue à população, hoje, a partir das 13h. O novo espaço, maior e mais confortável, está localizado na Avenida Paulo Fontes, 1101, no centro do município, no Terminal Rita Maria, segundo andar. A nova instalação conta com acessibilidade, ar condicionado e espaço para os empreendedores entrevistarem os candidatos. Cerca de R$ 250 mil foram investidos no local, entre reforma e mobília. O atendimento presencial no local será realizado mediante a distribuição de senhas, que podem ser retiradas já na parte da manhã. O SINE de Florianópolis funciona das 13h às 18h30, de segunda a sexta-feira. Para outras dúvidas, o usuário do sistema também pode fazer contato via telefone (48) 3664-0625 ou e-mail florianopolis@sine.sc.gov.br

ATENÇÃO!!

Devido a um problema de memória do telefone, alguns contatos de pessoas que pediram para receber a coluna e demais informações foram perdidos. Se você pediu para receber via WhatsApp, mas não está recebendo, favor informar novamente o número. Obrigado!

Para seguir recebendo a coluna via WhatsApp, favor salvar o número: 49 98504.8148. Para quem ainda não recebe, favor enviar mensagem para o mesmo número.   FAZER JORNALISMO COM INDEPENDÊNCIA CUSTA CARO. ANUNCIE NO SCEMPAUTA E APOIE A CONTINUIDADE DE NOSSO TRABALHO!