O Governo do Estado simplesmente ignorou a informação divulgada ontem pelo SCemPauta, a respeito das fake news que estariam sendo produzidas por integrantes da Secretaria de Estado da Comunicação, para atacar lideranças consideradas adversárias do Executivo.

Tentei contato com o secretário Ricardo Dias, porém, não fui atendido e nem recebi qualquer resposta. Falei com a assessora Júlia Pithan, que ficou de dar um posicionamento, o que também não foi feito.

Realmente é difícil explicar o inexplicável, já que os prints revelam que em pleno horário de trabalho, assessores promovem a disseminação de ataques a lideranças políticas. Também é preciso dizer que cabia sim, ao responsável pela comunicação do Governo, ou até mesmo a Casa Civil, se manifestar sobre o ato, sem falar da Secretaria de Integridade e Governança, que precisa apurar os fatos.

Quando um Governo se nega a responder a um questionamento da imprensa, o desrespeito não é só conosco, mas principalmente com o nosso público, que paga os seus impostos e deseja ter em seus governantes o bom trato do dinheiro, sem falar na satisfação que deve ser dada, quando algo carecer de esclarecimento.

Borba em Biguaçu

O secretário de Estado da Casa Civil, Douglas Borba, deve disputar a Prefeitura de Biguaçu. Empresários e lideranças da cidade entendem que a pré-candidatura já é uma realidade. O deputado federal, Fábio Schiochet (PSL), já foi convidado pelo governador Carlos Moisés da Silva (PSL) para assumir a Secretaria de Estado da Casa Civil. Schiochet pediu um tempo para pensar, mas é o nome preferido de Moisés para assumir a função.

Chegará a SC?

Um colega que trabalha em Brasília, me fez o seguinte relato: “As investigações sobre o gabinete do ódio que a Polícia Federal suspeita de que o vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro, seja o seu principal articulador, pode chegar aí no seu estado”. A fonte falou que entre os investigados, estão lideranças políticas e empresariais.

Chamou à responsabilidade

Ontem o prefeito de Chapecó Luciano Buligon (PSL) fez um contundente, mas importante chamado à população sobre os cuidados com o Coronavírus. Buligon cobrou das pessoas que usem as máscaras e, que tomem todo o cuidado, porém, um percentual da população parece que ainda não entendeu a seriedade da coisa. Buligon está certo, ao afirmar que devido a impossibilidade de fiscalizar a todos, que poderá determinar mais uma vez que as pessoas fiquem em casa.

Estatais pagam a conta?

Há uma grande preocupação nas estatais de Santa Catarina quanto ao decreto legislativo publicado ontem, que proíbe o corte de fornecimento de energia, água, esgoto e gás até 31 de dezembro deste ano. Técnicos ligados as estatais, dizem que o não pagamento das contas provocará um imensurável prejuízo para a Celesc, Casan e SCGás.

Marena foi indicada

A delegada da Polícia Federal, Erika Marena, foi citada na conversa entre o agora ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, e a deputada federal, Carla Zambelli (PSL), onde a parlamentar indica o nome da policial catarinense, para assumir o comando da PF em Brasília. Vale lembrar que Érika é uma das pessoas mais próximas a Moro.

Apreciação de vetos

A Assembleia Legislativa aprecia hoje na sessão virtual, mensagens de veto do governador Carlos Moisés da Silva (PSL), que estão em tramitação. Ao todo, são 13 dessas propostas, sendo três vetos parciais a projetos de origem do Executivo e, os demais, as propostas elaboradas pelos deputados. Um dos destaques é o Projeto de Lei Complementar do deputado, Kennedy Nunes (PSD). A proposta proíbe que ocupantes de cargos comissionados na administração pública estadual acumulem pensão ou aposentadoria, caso estejam na inatividade. Neste caso, o nomeado para o cargo deveria optar pelo salário de comissionado ou pelo benefício previdenciário.

Consumo de água

Diante da estiagem que atinge todas as regiões de Santa Catarina, com déficit de chuvas desde o ano passado, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável recomenda a proibição do uso de água, que não seja para consumo humano ou para saciar a sede de animais.

Comércio exterior

Acontece hoje, às 14h, uma reunião através de videoconferência entre o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar, o diretor de desenvolvimento industrial da CNI, Carlos Abijaodi, o gerente de negociações internacionais da CNI, Fabrizio Sardelli Panzini, e a presidente da Câmara de Comércio Exterior da Federação, Maria Teresa Bustamante. O assunto será: O comércio exterior pós-pandemia. O debate será transmitido ao vivo através do site da Fiesc.

Proposta à indústria

A Confederação Nacional da Indústria propôs que seja criada uma linha de financiamento emergencial para médias e pequenas empresas, com um teto de taxa de juros, carência durante o período de calamidade pública e prazo de pagamento longo. A proposta, baseada no Main Street Lending Program do Federal Reserve (Fed), o Banco Central americano, prevê que as instituições financeiras públicas ou privadas, fiquem com 5% do valor total dos empréstimos concedidos e, o Banco Central, por meio da criação de uma sociedade de propósito específico, compre os 95% restantes, assumindo o risco.