Destaque do Dia

Ontem conversei com o presidente estadual do PSB, Adir Gentil, a respeito dos encaminhamentos do partido. Segundo ele, os pessebistas adotarão uma postura mais de centro, ou seja, a partir da saída do Foro de São Paulo, o PSB se posicionará como um partido da social democracia.

Gentil disse que em Santa Catarina o partido seguirá a mesma tendência nacional, buscando siglas de centro evitando o radicalismo de direita e de esquerda. A única exclusão fica por conta do Podemos, por causa de Paulinho Bornhausen que é o comandante do partido aqui no estado.

Para Gentil, o objetivo é apresentar um projeto em defesa de investimentos na educação e na tecnologia, além de apoio ao cooperativismo. O que parece é que o PSB tenta retomar a sua força da época de Eduardo Campos, tomando um caminho que foi proposto por ele, que era o de tornar o partido mais de centro, tanto, que antes de falecer ele se afastou do PT e se lançou candidato a presidente.

Já em Santa Catarina, o PSB tenta lançar candidatos a prefeito, ou pelo menos a vice, para tentar construir um protagonismo visando as próximas eleições do Estado. No Oeste Gentil, o prefeito de Governador Celso Ramos, Juliano Duarte, entre outros dirigentes pessebistas, se reuniram com o ex-deputado, João Rodrigues (PSD), que é pré-candidato a prefeito, e com o ex-prefeito José Caramori. O vereador João Marques Rosa é visto como o grande nome do partido e está sendo incentivado a ir para a majoritária.

A eleição do próximo ano foi a pauta dos encontros no Oeste, enquanto que em Itajaí já está acordado um apoio ao prefeito, Volnei Morastoni (MDB), que deve se filiar ao partido. Em Criciúma também há conversa com o prefeito, Clésio Salvaro (PSDB).

Garcia passa por cirurgia

O presidente da Assembleia Legislativa, Julio Garcia (PSD), foi removido do hospital nossa Senhora dos Prazeres, em Lages, para a Capital, no início da tarde de ontem. Hoje cedo Garcia será submetido a nova cirurgia de reparação no tornozelo direito, procedimento já previsto anteriormente pelos médicos. O estado geral de saúde do presidente é bom. A esposa Adalgisa Scheer, passa bem e permanece em observação no hospital em Lages. O casal, Giulianno Dalligna e Gabriela Jardim dos Santos, que estava no outro carro envolvido no acidente, teve alta ontem à tarde.

 

Royalties do petróleo

O ex-governador, Raimundo Colombo (PSD), lembrou que em seu discurso em 2012 na Assembleia Legislativa, falou sobre a articulação de uma ação política junto a outros governos, para defender a divisão igualitária dos royalties pela exploração do petróleo entre Estados produtores e não produtores. “Uma riqueza nacional, situada além dos limites territoriais das unidades federadas, não pode beneficiar privativamente alguns poucos estados. Critérios meramente geográficos e apelos sentimentais não justificam o abandono da solidariedade e muito menos da partilha equânime de bens federais”, disse Colombo. O pessedista quis responder ao governador, Carlos Moisés da Silva (PSL), que ao se defender do erro de ter assinado o documento que adiou o julgamento da partilha no STF, disse que o Estado ainda não havia feito nada para garantir o recebimento dos royalties.

 

Caravana Bolsonaro

Após Criciúma, a cidade de Chapecó deve ser a próxima parada da “Caravana Bolsonaro”, que reúne lideranças catarinenses fieis ao presidente da República.

 

Supostos desvios

O vereador de Joinville, Odir Nunes (PSDB), deu entrada a um requerimento com o pedido para que fosse apurado um suposto desvio de recursos os quais, segundo ele, teriam acontecido na publicidade que a Prefeitura faz. “Teriam sido feitos pagamentos para empresa não credenciada. O Ministério Público já está com a denúncia”, disse Nunes. A maioria dos vereadores votou contra o requerimento.

 

Empresário do ano

A votação online para a eleição do Empresário do Ano 2019 prossegue até às 24 horas do próximo dia 17. O evento, que está em sua 27ª edição, é organizado pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). Os associados da ACIC receberam senha para a primeira etapa da votação. Para votar é preciso acessar o site www.eaacic.com.br. Por meio desse mesmo site pode ser feita a aquisição ou reserva de ingressos para a noite de entrega da honraria. A segunda e última etapa será presencial e ocorrerá no dia 21 de novembro, quando a comunidade econômica de Chapecó estará reunida no salão nobre do Clube Recreativo Chapecoense, a partir das 20h30. Nessa noite, serão revelados os três empresários de maior votação na primeira etapa e, logo após, os associados presentes votarão para escolher aquele que receberá o troféu Nelson Galina e será proclamado o Empresário do Ano 2019.

 

BR-101

Representantes de cidades do Sul catarinense decidiram ajuizar uma ação contra o edital de concessão do trecho da BR-101, entre Paulo Lopes e Passo de Torres. O edital, lançado na quinta-feira passada pelo Governo Federal via Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), prevê a instalação de mais quatro praças de pedágio no trecho de 220 quilômetros de extensão.

 

Centro de eventos de BC

A concessão do Centro de Eventos de Balneário Camboriú pelo prazo de 20 anos, foi autorizada. O decreto assinado pelo governador, Carlos Moisés da Silva (PSL), conclui mais uma etapa do processo, que vem sendo tratado como uma das prioridades na área do turismo. A próxima etapa é o lançamento da concorrência pública de seleção da empresa responsável pela gestão.

 

Homenagem a Gilson

Com mais de 3 mil clientes pelo estado e cerca de 620 funcionários, o presidente do Grupo GV, Gilson Vivian, que já foi o empresário do ano, recebeu uma moção de parabenização da Câmara de Vereadores de Chapecó. Vivian foi agraciado devido ao número de empregos que gera e pela arrecadação de suas empresas que contribuem para o desenvolvimento econômico da capitão do Oeste.

Na coluna exclusiva dos assinantes

 

– A relação abalada da vice-governadora com Moisés;

 

– Deputados do PSL são vaiados por filiados ao partido;

 

– Deputados Jessé e Alba trocam farpas;

 

– Prefeito de Governador Celso Ramos anuncia que renunciará para disputar em outro município

 

– Ângela Amin nega candidatura e fala em Pedrão para a disputa;

Assine o SCemPauta Plus, com muito mais informações durante o dia, podcasts e muito mais. As informações exclusivas e de grande impacto serão exclusivas para assinantes. Assine agora por apenas R$ 10 Reais mensais, assinatura anual.

www.scempauta.com.br/finalizar/