[zoomsounds_player artistname=”Marcelo Lula” songname=”Podcast – Coluna 17.10.2019″ type=”detect” dzsap_meta_source_attachment_id=”4718″ source=”http://34.239.240.153/wp-content/uploads/2019/10/Podcast-Coluna-17.10.2019.mp3″ config=”default” autoplay=”off” loop=”off” open_in_ultibox=”off” enable_likes=”off” enable_views=”off” play_in_footer_player=”off” enable_download_button=”off” download_custom_link_enable=”off”]

O Partido Liberal se organiza para um projeto ousado pensando na eleição do próximo ano às Prefeituras. A tendência é que tenha candidatos pelo menos nas principais cidades do estado. Em Florianópolis em 15 dias no máximo, é possível que os liberais anunciem um nome que poderá mexer com o cenário local. Por hora, muitas conversas e extremo sigilo.

Em Chapecó uma liderança afirma que já houve um acordo com o tenente coronel, Ricardo Alves da Silva, que deve ir para a reserva da Polícia Militar no máximo em janeiro do próximo ano. Ele ainda não será anunciado oficialmente, mas uma fonte afirma que é o pré-candidato do partido, o que deve fazer com que o atual secretário de Desenvolvimento Econômico, Márcio Sander, deixe o PL já que deseja ser candidato.

A grande surpresa deve ficar para Criciúma, onde a jornalista Júlia Zanatta, que ainda está filiada ao PSL, deve ser anunciada nos próximos dias como a pré-candidata do PL. O coordenador do partido na região, o ex-prefeito Márcio Búrigo, prefere o advogado Jeferson Monteiro que saiu do MDB, porém, deve ser informado que a aposta será na jovem Júlia, que inclusive neste momento está grávida. Ela agrada ao senador Jorginho Mello, não só pela juventude, mas principalmente pelo fato de ter uma relação pessoal com a família Bolsonaro, que poderia fazer campanha para ela.

Em Joinville o Partido Liberal espera pelo deputado federal, Rodrigo Coelho, que entrou com uma ação na justiça para se desfiliar do PSB sem perder o mandato. Uma fonte entende que ele poderia até mesmo, atrair apoio de emedebistas como o deputado Carlos Chiodini e o ex-candidato a governador, Mauro Mariani.

Por fim, em Blumenau o empresário, Jorge Cenci, é o nome que interessa a Jorginho, que o convidou durante uma reunião em Brasília. Cenci preside o conselho do Hospital Santo Antônio e foi levado ao gabinete do senador pelo deputado estadual, Ivan Naatz, que em litigio com o PV, deve se filiar ao PL.

O deputado Ricardo Alba chegou a pedir o apoio dos liberais, porém, não deve conseguir, sobretudo, se o presidente Jair Bolsonaro deixar o PSL, o que fará com que as candidaturas do partido percam força. Em Itajaí ainda estão havendo conversas, enquanto que em Tubarão existe a chance do PL apoiar a reeleição do prefeito, Joares Ponticelli (Progressistas).

 

Projeto de Jorginho

O senador Jorginho Mello (PL) não fala em público, mas nos bastidores a conversa é de que ele disputará o Governo do Estado em 2022, por isso, trabalha a estratégia para a eleição do próximo ano. Jorginho para se viabilizar, precisa eleger um grande número de prefeitos, sobretudo em grandes cidades.

 

Nome do Progressistas

Em conversas de bastidores em Brasília, a informação é de que o nome do Progressistas para disputar a Prefeitura de Florianópolis sairá da família Amin. Hoje o escolhido é o deputado estadual, João Amin, porém, a deputada federal, Ângela Amin pode aparecer no cenário. Além do desejo de voltar a governar a capital, também há o entendimento de que um nome da família ajudará o projeto do senador, Esperidião, Amin que deseja disputar o Governo do Estado em 2022.

 

Saída de Pedrão

No almoço divulgado com exclusividade pelo SCemPauta entre o presidente do PSB, Adir Gentil, com os vereadores de Florianópolis, Pedro Silvestre, o Pedrão, e Marcelo da Intendência, ambos do Progressistas, foi oferecido a Pedrão o comando pessebista em Santa Catarina, em troca de sua filiação e candidatura a prefeito.

 

Noiva

Sondado para disputar a Prefeitura de São José, o delegado da Polícia Civil, Manoel Galeno, tornou-se a noiva da vez. Ele tem sido procurado por vários líderes partidários, dado o apelo da segurança pública. Galeno que atua na Divisão de Investigação Criminal (DIC), tem dito que no momento está focado no trabalho na Polícia Civil. Até mesmo partidos da base da prefeita, Adeliana Dal Pont, que tem no vice-prefeito, Neri Amaral, um de seus nomes preferenciais.

 

Apoio em Biguaçu

O deputado federal, Hélio Costa (Republicanos), em visita a Biguaçu, ratificou a ideia do partido de lançar um nome na cabeça de chapa nas eleições à Prefeitura. Costa respaldou também os 16 dos 23 pré-candidatos a vereador. O parlamentar disse ainda que a melhor chapa na majoritária passa pelo secretário municipal de saúde, Daniel Luz, e pelo presidente da Câmara Municipal, o vereador Salmir da Silva. “Essa dupla é o melhor pra Biguaçu. Com apoio de todos os republicanos, vamos construir um caminho viável para esta terra tão importante da Grande Florianópolis”, disse.

 

PT em SMO

O Partido dos Trabalhadores mais uma vez tentará retomar o comando da Prefeitura de São Miguel do Oeste. Para isso, os petistas definiram cinco nomes como pré-candidatos à majoritária. A vereadora, Maria Tereza Capra, é o principal nome, porém, também estão no cenário o presidente do PT no município, Juarez da Silva, além de Carlos Scariot, Charles Reginatto e Celestino Persch.

 

Críticas ao governador

Lideranças do Oeste fizeram duras críticas ao fato do governador, Carlos Moisés da Silva (PSL), não ter comparecido à inauguração realizada pela Aurora, da maior unidade de abate de suínos do Brasil, localizada em Chapecó. Uma das lideranças chegou a dizer que foi uma afronta ao agronegócio. Mesmo com a presença da vice-governadora, Daniela Reinehr (PSL), foi dito que Moisés ignorou o evento de grande importância para a economia estadual.

 

Venda da Agronômica

O deputado estadual, Jessé Lopes (PSL), esteve nesta semana em frente a Casa D’Agronômica, residência oficial do governador, onde colocou uma placa de venda. Não satisfeito ele postou em uma rede social: “Alguém quer um palácio? hoje “coloquei à venda” um privilégio que é pago com o seu dinheiro!”, escreveu Lopes. O parlamentar tem razão. Em momento de corte de gastos, é necessário que o governador, Carlos Moisés da Silva (PSL) dê o exemplo, não somente vendendo a residência dos vices, mas a dos governadores também. Isso seria dar sentido ao discurso que até o momento, está só na retórica.

Para receber via WhatsApp é só enviar uma mensagem pelo (49) 98504.8148.
 
PATROCINE ESTA COLUNA: (49) 985048148 / email: mlula.jornalista@gmail.com