Destaque do Dia

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), estará em Florianópolis hoje para comandar uma aula magna no curso de formação de policiais rodoviários federais. A visita acontecerá na Academia Nacional da Polícia Rodoviária Federal, localizada no bairro Vargem Pequena na capital.

Ainda ontem ele convidou o senador, Jorginho Mello (PL), para que o acompanhe, mostrando que a simetria entre eles é cada vez maior. Jorginho chegou a ser cotado para liderar o governo no Senado, quando houve a operação que teve como foco o atual líder.

Também será a oportunidade para que Bolsonaro converse com lideranças pesselistas, devendo ouvir muitas reclamações em relação ao posicionamento do governador, Carlos Moisés da Silva (PSL), que é um crítico ao conservadorismo pregado pelo presidente da República e filiados ao seu partido.

 

Deputados divididos

A bancada do PSL na Câmara dos Deputados está dividida e, essa divisão se manifesta até entre parlamentares do partido em Santa Catarina. A briga pela liderança tem de um lado, o deputado Delegado Waldir, apoiado por 26 deputados entre os quais, Daniel Freitas e Fábio Schiochet. Já Eduardo Bolsonaro que está dando prioridade para ser o novo líder, recebeu o apoio de 27 deputados, entre os quais, Caroline de Toni e Coronel Armando. Chama a atenção o posicionamento de Freitas.

 

SC pioneira 1

Santa Catarina foi reconhecida como Estado pioneiro na implantação de sistema eletrônico para gerenciamento de documentos jurídicos e processos, desenvolvido pela Advocacia-Geral da União. A procuradora-geral do Estado, Célia Iraci da Cunha, foi até Brasília para assinar o acordo de cooperação para utilização do Sistema Único de Procuradorias Públicas (Supp), com o ministro da AGU, André Mendonça.

 

SC pioneira 2

O ministro da Advocacia Geral da União, André Mendonça, destacou o planejamento e os esforços da Procuradoria Geral do Estado de Santa Catarina, para viabilizar a utilização do sistema de produção e controle de documentos jurídicos, com um projeto piloto na Consultoria Jurídica. O objetivo da AGU ao permitir o uso do Supp pelos demais Estados, é formar uma comunidade nacional entre os órgãos de advocacia pública e a PGE catarinense, que é a mais adiantada no país.

 

Recursos para hospital

O vice-presidente da Alesc, deputado Mauro De Nadal (MDB), protocolou indicação junto ao Governo do Estado, solicitando a ampliação do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, de São Miguel do Oeste. O parlamentar pediu ainda a instalação de mais 10 leitos de UTI, tendo em vista que o hospital presta atendimento a aproximadamente 230 mil pessoas em 30 municípios da região Extremo Oeste. “O Terezinha Gaio Basso é 100% SUS, oferecendo tratamento de média e alta complexidade e em mais de 20 especialidades. Tem uma elevada taxa de ocupação, necessitando de uma ampliação para aumentar o número de leitos que atenderá ainda mais e melhor a população do Oeste”, comenta o parlamentar.

 

Hospital de Blumenau

O deputado estadual, Ivan Naatz (PV), retornou de Brasília com boas notícias para o setor da saúde de Blumenau. Entre as diversas audiências na pauta, obteve o compromisso do deputado federal, Carlos Chiodini (MDB), para a destinação de recursos, cujo montante ainda será definido, via emenda parlamentar ao orçamento da União, para auxiliar na construção da nova ala oncológica, inclusive pediátrica, do hospital Santo Antonio.

 

Desburocratização aprovada

Foi aprovado na Câmara dos Deputados, o projeto do senador Jorginho Mello (PL), que reduz a faixa não edificável de atualmente 15 metros para até 5 metros a partir da faixa pública de domínio. Todas as construções feitas nesta faixa até a data da aprovação da lei serão regularizadas, reduzindo drasticamente o número de processos. O projeto de lei já foi aprovado no Senado Federal, e agora retorna a casa de origem, mas não deve ter resistência no Senado, e irá para sanção presidencial.

 

Cidades do conhecimento

A cúpula mundial das cidades do conhecimento estará reunida pela primeira vez no Brasil, em Florianópolis, de 4 a 7 de novembro. Promovido pela Fecomércio, o Knowledge Cities World Summit (12º KCWS) vai reunir mais de 35 especialistas do Brasil, Reino Unido, México, Áustria, Austrália, Espanha e Estados Unidos. No evento que será realizado no Sesc Cacupé,  eles vão debater como utilizar a inovação e a tecnologia disponíveis, como dados abertos, plataformas digitais, inteligência artificial e o Big Data para tornar o lugar onde moramos melhor, mais humano e sustentável para viver.

 

Na coluna exclusiva dos assinantes

 

– PL ousa e já tem nomes para disputar as prefeituras das maiores cidades catarinenses;

 

– O nome do Progressistas na capital;

 

– O apoio de Hélio Costa em Biguaçu;

 

– Pedida a venda da Agronômica;

 

– Delegado pode disputar em São José

Assine o SCemPauta Plus, com muito mais informações durante o dia, podcasts e muito mais. As informações exclusivas e de grande impacto serão exclusivas para assinantes. Assine agora por apenas R$ 10 Reais mensais, assinatura anual.

www.scempauta.com.br/finalizar/