Destaque do Dia
O presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), estará em Florianópolis hoje para comandar uma aula magna no curso de formação de policiais rodoviários federais. A visita acontecerá na Academia Nacional da Polícia Rodoviária Federal, localizada no bairro Vargem Pequena na capital.
Ainda ontem ele convidou o senador, Jorginho Mello (PL), para que o acompanhe, mostrando que a simetria entre eles é cada vez maior. Jorginho chegou a ser cotado para liderar o governo no Senado, quando houve a operação que teve como foco o atual líder.
Também será a oportunidade para que Bolsonaro converse com lideranças pesselistas, devendo ouvir muitas reclamações em relação ao posicionamento do governador, Carlos Moisés da Silva (PSL), que é um crítico ao conservadorismo pregado pelo presidente da República e filiados ao seu partido.
Deputados divididos
A bancada do PSL na Câmara dos Deputados está dividida e, essa divisão se manifesta até entre parlamentares do partido em Santa Catarina. A briga pela liderança tem de um lado, o deputado Delegado Waldir, apoiado por 26 deputados entre os quais, Daniel Freitas e Fábio Schiochet. Já Eduardo Bolsonaro que está dando prioridade para ser o novo líder, recebeu o apoio de 27 deputados, entre os quais, Caroline de Toni e Coronel Armando. Chama a atenção o posicionamento de Freitas.
SC pioneira 1
Santa Catarina foi reconhecida como Estado pioneiro na implantação de sistema eletrônico para gerenciamento de documentos jurídicos e processos, desenvolvido pela Advocacia-Geral da União. A procuradora-geral do Estado, Célia Iraci da Cunha, foi até Brasília para assinar o acordo de cooperação para utilização do Sistema Único de Procuradorias Públicas (Supp), com o ministro da AGU, André Mendonça.
SC pioneira 2
O ministro da Advocacia Geral da União, André Mendonça, destacou o planejamento e os esforços da Procuradoria Geral do Estado de Santa Catarina, para viabilizar a utilização do sistema de produção e controle de documentos jurídicos, com um projeto piloto na Consultoria Jurídica. O objetivo da AGU ao permitir o uso do Supp pelos demais Estados, é formar uma comunidade nacional entre os órgãos de advocacia pública e a PGE catarinense, que é a mais adiantada no país.
Recursos para hospital
O vice-presidente da Alesc, deputado Mauro De Nadal (MDB), protocolou indicação junto ao Governo do Estado, solicitando a ampliação do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, de São Miguel do Oeste. O parlamentar pediu ainda a instalação de mais 10 leitos de UTI, tendo em vista que o hospital presta atendimento a aproximadamente 230 mil pessoas em 30 municípios da região Extremo Oeste. “O Terezinha Gaio Basso é 100% SUS, oferecendo tratamento de média e alta complexidade e em mais de 20 especialidades. Tem uma elevada taxa de ocupação, necessitando de uma ampliação para aumentar o número de leitos que atenderá ainda mais e melhor a população do Oeste”, comenta o parlamentar.
Hospital de Blumenau
O deputado estadual, Ivan Naatz (PV), retornou de Brasília com boas notícias para o setor da saúde de Blumenau. Entre as diversas audiências na pauta, obteve o compromisso do deputado federal, Carlos Chiodini (MDB), para a destinação de recursos, cujo montante ainda será definido, via emenda parlamentar ao orçamento da União, para auxiliar na construção da nova ala oncológica, inclusive pediátrica, do hospital Santo Antonio.