Prefeito Orvino Coelho de Ávila fez balanço da gestão 2025-2028 (Divulgação PMSJ)

O prefeito Orvino Coelho de Ávila apresentou nesta terça-feira (15) um balanço dos 100 primeiros dias da gestão 2025-2028. O evento, realizado no Auditório Norte da Secretaria de Educação, reuniu autoridades, servidores e a comunidade para destacar os principais avanços já alcançados no início da gestão.

“Estamos cumprindo o compromisso de entregar uma cidade mais organizada, moderna e preparada para o futuro. Os primeiros 100 dias foram de muito trabalho, com foco na melhoria da infraestrutura, ampliação de serviços e acolhimento ao cidadão”, destacou o prefeito Orvino Coelho de Ávila. O vice-prefeito Michel Schlemper salientou a participação dos servidores e do Legislativo na realização das obras. “Os 100 dias são frutos do trabalho de todos os servidores e com apoio da Câmara de Vereadores.”

O presidente da Aemflo e CDL, Gilberto Rech, destacou a parceria com a administração municipal. “São José vive um ciclo virtuoso de crescimento econômico e social, resultado de um trabalho conjunto. A cidade tem se preparado para os desafios, atraído novos investimentos e se consolidado como referência em gestão”, disse Rech.

Já o vereador e líder do governo Neri Amaral pontuou que “a Câmara tem atuado em sintonia com a Prefeitura para aprovar medidas importantes que beneficiam diretamente a população. Esse alinhamento é fundamental para garantir o andamento das obras, dos programas sociais e das políticas públicas que colocam São José no rumo do futuro.”

Durante a solenidade, o prefeito falou do novo Plano Diretor, que permite empreendimentos de grande porte em São José, com prédios de até 25 andares. Enfatizou a importância das obras que viabilizem a mobilidade urbana, como a construção do anel viário interno, citando a inauguração da ligação avenida que interliga os loteamentos Nova São José, Portal da Colina e o Distrito Industrial de Lisboa, nos limites dos bairros Sertão do Maruim e Forquilhas. Outra avenida prevista é a Beira-Mar de Barreiros, que conta com financiamento internacional assegurado e Licença Ambiental Prévia (LAP).

Também lembrou da iniciativa de buscar parceria pública com as Propostas de Manifestação de Interesse (PMIs), que preveem criação de uma marina, uma área gastronômica e a concessão do Centro Multiuso na Beira-Mar de São José. Na apresentação foram citados os investimentos na Educação (entrega do CEI Solemar, com 186 novas vagas, e avança na construção do complexo escolar José Nitro, na Serraria, com 670 vagas), além do município ter ultrapassado a meta de 5,3 mil matrículas no ensino integral.

Na Saúde, foi ressaltado que a cidade contratou a modelagem de uma parceria público-privada para implantação de um complexo hospitalar nas instalações da antiga Univali, no Sertão do Maruim. O município também é referência no atendimento à infância, com iniciativas como Odontomóvel e o Enxerga São José.

Habitação e regularização fundiária

O prefeito também relatou que mais de 200 famílias receberam a escritura de seus imóveis em 2025, com a regularização de loteamentos como Morar Bem, Vila Formosa, Vista Alegre, Dioceles e Zequinha. O município também lançou a pedra fundamental do Residencial Horto, que vai beneficiar outras 200 famílias com moradias populares, em parceria com o Governo Federal.

Segurança e fiscalização

Na Segurança, a Guarda Municipal recebeu novos armamentos e vai ampliar seu efetivo com concurso público que prevê aumento de 40% no quadro de agentes. A fiscalização urbana também foi reforçada, com ações para desobstrução de calçadas, praças e imóveis públicos ocupados irregularmente.

*Fale com a Redação SCemPauta e envie sua sugestão de notícia para o whatsapp (48) 99182-5070.