Prefeitos de Santa Catarina destacam temas cruciais em segundo dia de encontro em Brasília
![](https://scempauta.com.br/wp-content/uploads/2025/02/d2b9380b-20ba-495f-8852-a13f50e1fe79-1024x681.jpeg)
O segundo dia do Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas, que acontece até amanhã em Brasília, e reúne cerca de 100 prefeitos catarinenses, foi marcado por diversos assuntos importantes para a gestão pública dos municípios. A equipe da Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (Fecam) acompanha o evento.
O Encontro de Prefeitas, Vice-prefeitas e Gestoras Municipais abordou o protagonismo das mulheres em espaços de poder, com uma programação durante todo o dia voltada para o público feminino. A prefeita de Dionísio Cerqueira, Bianca Bertamoni, reforçou a importância da ampla participação feminina no processo eleitoral. A FECAM também faz parte deste movimento desde 2021, quando lançou o Movimento de Mulheres Municipalistas Catarinenses (MMMC), que já realizou dois eventos e reuniu diversas lideranças.
As parcerias público-privadas (PPPs) também fizeram parte da grade de palestras. “Estamos conseguindo fazer ótimos contatos com o Governo Federal, principalmente em áreas que os municípios não dominam muito, como no caso das PPPs, para que a gente consiga aplicar esse tipo de política pública em nossos municípios”, afirma o prefeito de Gravatal, Clenils da Silva.
As cidades verdes resilientes também foram tema de uma das palestras do segundo dia, com a Ministra Marina Silva, o Ministro Jader Barbosa e a Deputada Tábata Amaral falando sobre sustentabilidade ambiental e capacidade de adaptação a mudanças climáticas e a desastres naturais.
Outros assuntos como a Nova lei geral do turismo, o novo Fundo Clima de crédito para cidades resilientes, mobilidade urbana, prevenção da dengue e escola em tempo integral também foram abordados em palestras durante o dia.
Veja mais postagens desse autor