Os planos de Jorginho para as eleições municipais; PEC dos ACTs desagrada o governo; Hildebrandt com Lula entre outros destaques
Agora estamos nas redes sociais. Segue lá! |
Instagram: @scempauta |
Twitter: @scempauta |
https://www.facebook.com/scempauta |
Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148
O governador Jorginho Mello (PL) quer a eleição de pelo menos, 100 prefeitos de seu partido no próximo ano. Para isso será feita uma forte movimentação nas próximas semanas, para tentar filiar lideranças consolidadas e, um dos principais alvos é o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), candidato natural à reeleição.
Um primeiro movimento que deve ser confirmado nos próximos dias, será a troca no comando do PL na capital, que deve passar para o deputado federal, Daniel Freitas. O parlamentar fala sobre o assunto com cautela, pois pretende costurar junto aos atuais integrantes da executiva do partido em Florianópolis, a troca da presidência.
A mudança de Freitas foi o caminho encontrado para evitar atrito com a deputada, Júlia Zanatta, que preside o PL em Criciúma. Ela também já foi escolhida como o nome do partido para disputar a Prefeitura. Além disso, tem o projeto de Freitas que tentará se eleger ao Senado em 2026. Ele fez 22 mil votos na Grande Florianópolis e pretende fortalecer o seu nome nos próximos anos. O parlamentar alugou a mesma casa que era utilizada pelo então senador, Jorginho Mello, na Mauro Ramos, próximo a Assembleia Legislativa, para receber a visita de lideranças. Caso o partido não consiga um nome de peso para disputar na capital, ele se colocou à disposição.
Em Joinville, apesar de nos bastidores aparecer o nome do atual secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, quem tem trabalhado para ser o candidato é o deputado estadual, Sargento Lima. Ele tem o apoio do setor mais bolsonarista. Quem também terá que enfrentar a eleição municipal é o deputado, Carlos Humberto Silva, que é o nome da situação em Balneário Camboriú, conforme já escrevi.
Um detalhe é que o PL vai tentar usar ao máximo a imagem do ex-presidente, Jair Bolsonaro, para tentar eleger o maior número de prefeitos.
PEC dos ACTs
A PEC apresentada pelo deputado estadual, Mauro De Nadal (MDB), que dá estabilidade aos agentes penitenciários contratados em caráter temporário, há mais de cinco anos ininterruptos, promete gerar um grande debate. O governo não viu com bons olhos e a informação é de que a bancada do PL se recusou a subscrever. Alguns deputados liberais acreditam que não passará, mesmo reconhecendo a força de Nadal que é o presidente da Assembleia Legislativa. A alegação dentro do Centro Administrativo é que o judiciário já deu a palavra final na questão dos ACTS. Os policiais penais também se mostraram contrários à proposta.
MDB em BC
Os emedebistas seguem sendo presididos em Balneário Camboriú pelo vereador, Nilson Probst. A recondução de Probst teve a bênção do prefeito, Fabrício Oliveira (PL), que terá o MDB no projeto de eleição do deputado estadual, Carlos Humberto Silva (PL), para a sua sucessão. Vale destacar que os emedebistas já estão no governo de Oliveira, tendo Marcelo Achutti como secretário de Educação e, Magali Ignácio no comando da BC Trânsito. Pelas conversas, o MDB poderá indicar o vice. Estiveram presentes na Convenção o deputado federal Rafael Pezenti e o deputado estadual, Emerson Stein.
Hildebrandt com Lula
Hoje o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos), terá uma audiência com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em pauta, ações em prol de uma maior segurança nas escolas.
De volta
Após ter ido para o PSB por uma questão de lealdade ao ex-senador, Dário Berger, o vice-prefeito de São José, Michel Schlemper, voltou para o MDB. Schlemper volta ao partido que ajudou na eleição do atual prefeito, Orvino de Ávila (PSD), nome natural à reeleição. O vice-prefeito repetirá a chapa com o pessedista e volta para reforçar o MDB josefense, que conta com três vereadores na base do governo. Um bastidor interessante. Mesmo quando esteve no PSB, Schlemper seguiu as conversas com os emedebistas do município, como se ainda estivesse no partido.
Ministério do Trabalho
O ex-prefeito de Brusque, Paulo Eccel, assumiu ontem de manhã em Florianópolis, o cargo de superintendente Regional do Trabalho em Santa Catarina, numa solenidade que lotou o auditório azul do Tribunal de Contas do Estado. No discurso de posse, Eccel afirmou que para dar conta das demandas pretende fortalecer o trabalho em rede com os demais órgãos públicos, poderes e entidades, além de pautar de forma democrática a relação com os servidores públicos. Ele também destacou a importância de intensificar o combate ao trabalho escravo.
Fiesc na Ásia
A Federação das Indústrias (FIESC) iniciou uma missão empresarial à Coreia do Sul e Singapura, liderada pelo presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar. A missão segue até o próximo dia 29. A programação também prevê visitas a universidades e centros de pesquisa, indústrias, embaixadas do Brasil nos dois países, além da participação na World IT Show, feira realizada na Coreia que é referência em tecnologia.
Saneamento
A nova Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) de Potecas, em São José, já está com a terraplanagem do terreno e mais de 1.200 das 2.200 estacas de concreto, com profundidade média de 18 metros, instaladas para sustentar os três tanques de aeração, como são conhecidos. Eles serão responsáveis para receber o esgoto bruto e fazer o tratamento adequado. Considerada a maior obra em termos de saneamento básico no Estado, a nova ETE deverá estar concluída em maio de 2024. O investimento é de R$ 250 milhões.
Podemos de Lages
Os líderes da executiva do Podemos em Lages se reuniram com o deputado estadual, Lucas Neves, que recebeu o presidente municipal Bruno Hartmann, e os vereadores Jair Júnior e Tio Zé. “O nosso foco é a formação de uma nominata completa para a Câmara de Vereadores, com nomes qualificados e que que garantam bons mandatos”, frisou Hartmann.
Aeroporto de Jaguaruna
O terminal de passageiros do Aeroporto Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, receberá algumas melhorias em sua estrutura, como a troca da cobertura da sala de espera. A necessidade desta reforma foi uma das constatações do secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, durante visita de reconhecimento. O aeroporto deve dobrar em breve a quantidade de voos diários com o início da operação da VoePass, conectando Jaguaruna com Congonhas. Atualmente já operam a Azul, com voo para Viracopos, e a Latam, com voo para Guarulhos.
Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148
Agora estamos nas redes sociais. Segue lá! |
Instagram: @scempauta |
Twitter: @scempauta |
https://www.facebook.com/scempauta |