A estratégia do MDB; Partido focado na presidência da Alesc; Prefeito de Joinville de olho em 2026, entre outros destaques
Agora estamos nas redes sociais. Segue lá! |
Instagram: @scempauta |
Twitter: @scempauta |
https://www.facebook.com/scempauta |
Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148
Ontem boa parte da executiva estadual do MDB discutiu com os deputados estaduais e federais eleitos do partido, o cenário para a eleição à presidência da Assembleia Legislativa. Os ex-governadores Eduardo Pinho Moreira e Paulo Afonso Vieira também estiveram na sede do partido.
Ao contrário do previsto, a estratégia foi a de deixar a discussão sobre cargos no governo de Jorginho Mello (PL), para depois do dia 1º, quando será eleito o novo presidente do parlamento catarinense. Uma fonte me disse que, discutir os espaços tendo o presidente da Alesc, colocará o partido em condição de igualdade com o governador. A estratégia adiou até mesmo, a escolha entre os deputados estaduais reeleitos, Jerry Comper e Volnei Weber, para assumir a Secretaria de Estado da Infraestrutura. Quando o assunto voltar à pauta, uma coisa é certa: o MDB não aceitará apenas uma secretaria, vai querer mais espaços e alegará, conforme já adiantei, que não aceitará receber o mesmo tratamento que o Progressistas, que terá apenas três cadeiras na Alesc.
Quanto a presidência do parlamento, Mauro De Nadal conseguiu unir o partido em torno de um projeto, o qual ele faz questão de afirmar não ser mais dele, mas, sim, do chamado Grupo dos 26. Com Zé Milton Scheffer (Progressistas) praticamente fora da disputa, por não ter conseguido os votos suficientes, De Nadal agora trabalha para convencer o PL a fechar com ele, construindo assim um consenso.
A questão dos liberais é um tanto complexa. A ala mais bolsonarista deseja que Ana Caroline Campagnolo seja a vice-presidente, enquanto que outros integrantes da bancada, entendem que nomes como Nilso Berlanda ou Carlos Humberto, podem ser os indicados para a vaga de vice. Isso se deve ao fato do bloco formado pelos partidos de esquerda, que tem seis votos, resistir a votar em Campagnolo.
Para completar, no PL também há quem critique os emedebistas pelo fato de quererem uma segunda secretaria no governo, além da presidência da Alesc. Em uma nova conversa que está prevista para ter com lideranças do PL, De Nadal terá a oportunidade de tentar pacificar o partido do governador em prol de sua eleição.
Enquanto isso
O deputado federal eleito Rafael Pezenti (MDB) e seu padrinho político, deputado Rogério Peninha (MDB), se reuniram com o governador Jorginho Mello (PL). Eles defenderam que o secretário de Estado da Infraestrutura seja o deputado estadual, Jerry Comper (MDB). Jorginho afirmou que a Secretaria deverá ser comandada por um nome do MDB, e que caberá ao partido fazer a escolha.
Isolamento
Uma leitura que tem sido feita por deputados de vários partidos, inclusive do MDB, é que a manutenção da candidatura de Zé Milton Scheffer (Progressistas) para presidir a Assembleia Legislativa, poderá levar o Progressistas ao isolamento. Scheffer é uma liderança respeitada na Alesc, mas não conseguiu construir a sua candidatura e, antes mesmo da disputa, já é considerado como fora do páreo. Até mesmo o Partido Liberal já tirou o pé. Nos próximos dias Scheffer deverá receber um apelo, para que abra mão em nome da unidade no parlamento.
Líder do PSD
O deputado estadual eleito, Napoleão Bernardes, será o líder da bancada do Partido Social Democrático (PSD) na Assembleia Legislativa, durante o primeiro ano da nova legislatura. A decisão foi tomada com anuência dos outros dois parlamentares da sigla na Casa, os deputados Júlio Garcia e Mário Motta. Nascido em Blumenau, Bernardes tem 40 anos, é advogado e professor universitário. Na vida pública, já foi prefeito de Blumenau por dois mandatos e também vereador.
Projeto para 2026
O prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), está decidido a não mudar de partido e, mais, está de olho na Casa D’Agronômica. Silva tem se reunido com um grupo que apoia o seu projeto de buscar a reeleição. Conseguindo mais um mandato, Adriano se prepararia para disputar o Governo do Estado em 2026.
De olho
Quem está de olho nos passos do prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), é o deputado estadual, Sargento Lima (PL). O parlamentar se reuniu com um grupo que está elaborando um projeto para que ele dispute a Prefeitura de Joinville. A ideia de Lima é puxar o eleitorado de direita para o seu projeto. A questão é se a disputa entre Adriano e Lima dividir a direita, situação que abrirá espaço para outros projetos.
Reforma da Previdência
O secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, me disse que a discussão da questão previdenciária de Santa Catarina é muito relevante. Ele só não tem uma ideia formada se, a discussão deve se limitar ao Estado, ou se é preciso provocar uma nova discussão nacional. Para Siewert, é necessário o debate já que o custo da previdência tira a competitividade do Estado, afetando as contas e fazendo com que haja mais despesas. Cleverson também destacou que o grupo técnico que trabalhará no programa de ajuste fiscal, poderá apresentar a situação real dos servidores ativos e inativos e, o quanto representam de custo real para o Estado.
Porto de São Francisco
Em resposta a nota que escrevi ontem sobre o Porto de São Francisco, recebi a informação de um integrante do Governo do Estado, que já está definido o nome que comandará o porto. Cleverton Elias Vieira. De acordo com a fonte, foi uma escolha técnica. O currículo de Vieira também foi apontado como uma garantia de que ele fará uma boa gestão.
Balneabilidade
O deputado estadual eleito, Carlos Humberto (PL), comemorou a confirmação do governador, Jorginho Mello (PL), sobre a mudança na metodologia da coleta de água para testar a balneabilidade das praias. A reivindicação do deputado foi levada ao conhecimento do governador há menos de um mês, quando entregou um documento com ponderações sobre prejuízos causados pela metodologia atual, utilizada pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA). Para discutir o pedido, reuniram-se ontem representantes da Secretaria de Saúde, do Corpo de Bombeiros e a recém empossada presidente do IMA, Sheila Meirelles. “Governador me comunicou que já ficou determinado na reunião de hoje que vai mudar a metodologia. Nos próximos dias deve ser anunciada a nova metodologia. Essa pauta, além de ser uma demanda do setor turístico de Balneário Camboriú, atende a um Projeto de Lei de minha autoria protocolado no período que estive como deputado em 2020”, comemorou Humberto.
Plano Diretor
Os vereadores de Florianópolis realizarão amanhã uma sessão extraordinária, às 15h, no plenário da Câmara Municipal. Eles devem votar o requerimento para realização das audiências públicas do Projeto de Lei Complementar, que visa a revisão do Plano Diretor. Na ocasião, o presidente da Casa, João Cobalchini (UB), apresentará o cronograma de tramitação do projeto.
Contorno da Capital
O senador Esperidião Amin (Progressistas) realizou ontem visita às obras do Contorno Viário da Grande Florianópolis, acompanhado do diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale. A expectativa é que a conclusão das obras prevista para dezembro, seja dentro do prazo. A visita foi encerrada com a entrega da ordem de serviço para a execução do Novo Ponto de Parada e Descanso para Caminhoneiros, localizado na antiga praça de pedágio desativado, em Palhoça, na BR-101, quilômetro 220. Vitale afirmou que a obra será entregue de 6 a 8 meses, ou seja, em meados de setembro.
Nossos colunistas
Confira a coluna do Thiago de Miranda Coutinho
Faça parte do grupo do SCemPauta no Whatsapp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via Whatsapp : 49985048148
Agora estamos nas redes sociais. Segue lá! |
Instagram: @scempauta |
Twitter: @scempauta |
https://www.facebook.com/scempauta |