Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!   Instagram: @scempauta   Twitter:  @scempauta   https://www.facebook.com/scempauta  

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

A União Brasil realizou o seu evento ontem no Hotel Faial em Florianópolis. No encontro ficou claro que o prefeito Gean Loureiro é pré-candidatíssimo ao Governo do Estado, tanto pela deferência dada a ele pelas lideranças do novo partido, como pelo seu próprio discurso.

O evento que ao contrário do que fora prometido, não teve a presença dos presidentes nacionais do PSL, Luciano Bivar, e do Democratas, ACM Neto, contou com a participação do vice-presidente nacional dos pesselistas, Antônio Rueda. Como convidados, o deputado estadual, Júlio Garcia, Ronaldo Freire representando o Podemos, deputado estadual Jair Miotto que foi a pedido do presidente estadual do PSC, Narcizo Parisotto, além do vice-prefeito da capital, Topázio Neto, que foi o representante do Republicanos.

Pelas falas de lideranças como Garcia e Freire, há uma intenção de dar seguimento a um diálogo visando uma futura aliança, porém, a UB terá que apresentar uma estrutura de partido que realmente a torne atraente, frente a projetos com grande musculatura que se apresentam, a exemplo do MDB e, do possível casamento entre o Partido Liberal e o Progressistas.

A questão é que conforme relatei na minha coluna de terça-feira (09), lideranças dos então PSL e Democratas, estão deixando os partidos. Nesta semana o prefeito de São Joaquim, Geovani Nunes, anunciou a sua desfiliação do PSL. Ainda hoje, ou no máximo nos próximos dias, será feito o anúncio da desfiliação do Democratas, dos prefeitos de Bombinhas, Paulo Müller, o Paulinho; de Navegantes, Libardoni Fronza; e de Pomerode, Ércio Kriek. Ontem eles comunicaram a Gean Loureiro que não migrarão para a União Brasil e que devem acompanhar o governador, Carlos Moisés da Silva (sem partido), para o partido que ele for. Com isso, apenas Loureiro, o prefeito de Fraiburgo e o prefeito de Serra Alta seguirão filiados.

Uma fonte me falou que Paulinho, Libardoni e Kriek, a exemplo de outros demistas, estão descontentes com o fato da condução do novo partido não ter ficado para o DEM. O relato é que não há confiança em Antônio Rueda e, nem no deputado federal, Fábio Schiochet. “Eles não se sentem bem com esses dois no partido. Quanto ao prefeito Gean (Loureiro), não há problema algum, todos se dão bem com ele”, relatou a fonte. O fato é que o prefeito de Florianópolis ficou irritado quando foi informado da situação.

Conforme tenho escrito há alguns meses, Gean Loureiro se tornou maior que o DEM, e agora vê a União Brasil com dificuldade de crescer. Mesmo apresentando resultados que destacam a sua gestão em Florianópolis, ainda terá dificuldade para se colocar a frente de um grande projeto, com partidos que já tem nomes colocados, a exemplo do PSD que tem o prefeito de Chapecó, João Rodrigues; o ex-governador Raimundo Colombo e o ex-prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, enquanto que o Podemos já lançou o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira.

Aliança

Tem quem aposte que lideranças do Podemos pensam na possibilidade de o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, ser o vice do prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (União Brasil), na eleição do próximo ano.

Moro no Podemos

O ex-prefeito de Palhoça, Camilo Martins (Podemos), e o ex-deputado Paulinho Bornhausen, participaram ontem em Brasília do evento de filiação do presidenciável, Sérgio Moro. “Temos uma relação estreita com a cúpula nacional do Podemos, nossos ideais de formação de uma sigla partidária que tem identidade com as pessoas, zelo com o dinheiro público e responsabilidade em administrar nos aproximaram e, agora projetam a possibilidade de futuro para o país. O Brasil pode ser mais justo com Sérgio, o Moro, o juiz que não deixou impune atos de corrupção”, afirmou Martins.

Orvino rebate

Orvino diz que apoiará a ex-prefeita Adeliana

O prefeito de São José, Orvino de Ávila (PSD), entrou ontem em contato para rebater as críticas feitas a ele por lideranças do PSB, que o acusam de não valorizar o partido. Orvino respondeu que tudo o que combinou com o PSB foi cumprido e, ainda fez uma comparação. “Os candidatos do PSB conseguiram 4 mil votos, mas eu ganhei com uma diferença superior a 12 mil em relação ao segundo colocado”. Orvino disse ainda que tem sido pressionado a apoiar um candidato do PSB, mas que não pode, pois terá que apoiar a ex-prefeita, Adeliana Dal Pont (PSD), que é pré-candidata a deputada estadual.

Apoio do vereador

Ao ter acesso a informação divulgada pela coluna, o vereador de São José, Toninho da Educação (PSB), entrou em contato com o prefeito Orvino de Ávila (PSD). “Venho aqui reafirmar ao amigo, que não condiz com a realidade que estamos vivendo, construindo e que combinamos. Terás meu apoio em todas as pautas que combinamos e espero teu retorno da mesma forma”, escreveu Toninho, em mensagem enviada via WhatsApp a Orvino.

Onyx em Florianópolis

O ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, estará hoje em Florianópolis para participar do XXII Fórum Nacional de Entidades Representativas dos Militares Estaduais. O senador Jorginho Mello (PL), vice-líder do governo no Congresso Nacional também é um dos convidados. O Fórum contará com fala de autoridades políticas e da área da segurança pública de todo o país, com os temas: Leis e Política; e Reserva Remunerada. Estarão presentes comandantes, coronéis, o vice-governador do Acre, Major Rocha (PSL), e o deputado federal Major Victor Hugo (PSL-SP).

No Jogo do Poder

Hoje eu entrevisto a partir das 16h no programa O Jogo do Poder na Jovem Pan News de Florianópolis, 103,3 FM, e na Jovem Pan News de Criciúma, 101,5 FM, o ex-prefeito de Governador Celso Ramos, Juliano Campos (PSB), pré-candidato a deputado estadual. Logo após, o secretário de Turismo de São Paulo, o ex-ministro Vinícius Lummertz será o entrevistado. Ouça pelo rádio ou nos assista pela Panflix, ou no perfil Jovem Pan Floripa no Youtube.

Facisc em Pauta

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), completa hoje 50 anos de atuação com uma extensa programação na capital. Ontem, o presidente Sérgio Alves me concedeu uma entrevista no programa O Jogo do Poder.

https://youtu.be/s56DXFI6rWw?t=887

Ângela Amin em Pauta

A outra entrevista foi com a deputada federal, Ângela Amin (Progressistas). Falamos sobre a demarcação de áreas indígenas, indústria 5.0, PEC dos Precatórios e eleição do próximo ano. Confira:

https://youtu.be/s56DXFI6rWw?t=2445

Spoiler

Durante a entrevista a deputada federal, Ângela Amin (Progressistas), admite ter sido procurada pelo senador, Jorginho Mello (PL), pré-candidato ao Governo do Estado, para falar sobre um projeto em conjunto, onde Ângela seria a vice na chapa do senador.

Guerra da TPA

A guerra gerada por causa da cobrança em Bombinhas da Taxa de Proteção Ambiental (TPA), que coloca de um lado o deputado estadual, Ivan Naatz (PL), e de outro, o prefeito de Bombinhas, Paulo Müller, o Paulinho (DEM), e a deputada estadual, Ana Paula da Silva, a Paulinha (sem partido), teve mais um capítulo. Naatz compartilhou uma postagem que mencionava a cobrança que está sendo feita pela Prefeitura de Bombinhas, junto aos devedores da TPA que, pode chegar aos R$ 19 milhões. O parlamentar orienta na postagem que não seja pago. O município teve uma liminar deferida a qual determina a retirada das postagens em 24 horas e, proíbe Naatz de voltar a postar algo sobre o assunto.

Respeito aos animais

Na manhã de ontem a protetora dos animais e vereadora de Florianópolis, Pri Fernandes (Podemos), foi pessoalmente à Prefeitura, junto com a cachorrinha Many, indicar ao prefeito Gean Loureiro (União Brasil) um projeto de lei que garante o tratamento de leishmaniose visceral canina em todos os cães. Com esta indicação, será instituída na cidade uma política pública de bem-estar animal para custear a assistência veterinária e, o tratamento para cães de famílias carentes. Até então, Florianópolis dava o direito de tratamento, mas apenas para famílias que pudessem arcar com os custos. Desta maneira, pessoas sem condições financeiras, muitas vezes precisavam entregar seus animais para a eutanásia. Até Many, que foi acometida por leishmaniose, colocou a sua patinha junto a assinatura do documento que irá tramitar na Câmara de Vereadores.

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!   Instagram: @scempauta   Twitter:  @scempauta   https://www.facebook.com/scempauta