Para seguir recebendo a coluna via WhatsApp, favor salvar o número: 49 98504.8148. Para quem ainda não recebe, favor enviar mensagem para o mesmo número.

 

FAZER JORNALISMO COM INDEPENDÊNCIA CUSTA CARO. ASSINE O SCEMPAUTA E APOIE A CONTINUIDADE DE NOSSO TRABALHO! 

A bancada do MDB na Assembleia Legislativa se reúne na residência da deputada Ada de Lucca. Em pauta, o posicionamento dos parlamentares em relação ao governo de Carlos Moisés da Silva (PSL), além da disputa à presidência da Alesc.

Incentivados pela executiva estadual do partido por ser a maior bancada, os emedebistas querem ter em um de seus deputados o próximo comandante do parlamento. Eles não devem abrir mão dessa condição. É possível até mesmo que o partido conquiste apoios, como, por exemplo, do PSL, em troca de votos emedebistas para que a bancada também tenha um de seus integrantes na mesa diretora.

Sobre os nomes, o MDB tem em Mauro De Nadal e Moacir Sopelsa os postulantes ao cargo. Conversei com algumas fontes ligadas a bancada durante o final de semana e a informação é de que hoje, De Nadal tem o apoio da maioria, mas que as conversas seguem pelo entendimento sem descartar ninguém, sobretudo pelo respeito que ambos têm de seus colegas de bancada. “Tentaremos um entendimento até o fim”, afirmou.

Uma fonte tucana me relatou que enquanto Mauro tem um apoio maior entre os deputados emedebistas, que Sopelsa constrói fora, sobretudo com o deputado Marcos Vieira (PSDB) que também se interessa pela presidência do parlamento. Neste caso até mesmo um mandato compartilhado não estaria descartado.

Já quanto a um apoio formal da bancada emedebista ao Governo, ainda não há um posicionamento claro. Uma certeza é de que a bancada apoiará Carlos Moisés, ou seja, dará mais um voto de confiança. A dúvida ainda é se optam por fazer parte da bancada governista de forma oficial, ou se farão o já conhecido discurso de que será dado o apoio ao que for bom para Santa Catarina, mas sem formalidade. Além disso, há quem ache mais prudente aguardar o dia 14 quando será votada a admissibilidade do segundo processo de impeachment voltado aos respiradores e ao hospital de campanha.

 

Liderança

Conversando com alguns deputados estaduais de diversos partidos, soube que a tendência é de que a liderança do governo na Assembleia Legislativa seja oferecida ao Progressistas. Neste caso, a Zé Milton Scheffer, ou a Altair Silva. Ambos se mantiveram fiéis ao governador Carlos Moisés da Silva (PSL) na maior parte do tempo e seguem o apoiando. O terceiro integrante da bancada, o deputado João Amin, pelo posicionamento que teve até o momento, não aceitaria assumir a condição de líder.

 

PP não, Progressistas…

Vejo muitas lideranças insistirem em seguir chamando o Progressistas, ainda de PP, ou Partido Progressista. Vale lembrar que a mudança aconteceu em 2018, mas o nome utilizado até mesmo por integrantes do partido é o antigo.

 

Amin na disputa?

O senador catarinense Esperidião Amin (Progressistas) é um dos parlamentares que podem se considerar como vitoriosos, após o Supremo Tribunal Federal ter barrado a reeleição dos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM). Tentei falar com Amin, porém ele estava na sessão que discute o combate ao Coronvírus e não confirmou e nem negou quando perguntei se ele é candidato. A informação é de que Amin já teria iniciado os contatos com outros senadores para informar que disputará o comando do Senado, mas não há uma confirmação oficial. Uma fonte garante que Amin tem plenas condições de conquistar apoios importantes na Câmara Alta.

 

Moisés e a bancada do Sul

Ontem o governador Carlos Moisés da Silva (PSL) conversou virtualmente com deputados da bancada do Sul na Assembleia Legislativa. A conversa que durou mais de uma hora antecede a visita que Moisés fará a Criciúma, Araranguá e Forquilhinha, entre quarta e quinta-feira desta semana. Ficou definida a entrega da ordem de serviço da ponte Jorge Lacerda em Criciúma além da assinatura do convênio do Centro de Tecnologia em ato programado para a ACIC. Outra ordem de serviço que será entregue, é da ponte que passa sobre o Rio Araranguá. Deputados, a exemplo de Ada de Lucca (MDB) solicitaram a ampliação dos leitos para atendimento aos pacientes com o novo Coronavírus.

 

Apoio a Hildebrandt

O prefeito reeleito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos), terá o apoio do Partido Liberal. Entre amanhã e quarta-feira o PL se reunirá para discutir o formato do apoio, porém, o deputado Ivan Naatz não descarta até mesmo, a possibilidade de o partido fazer parte do governo, caso seja a vontade de Hildebrandt. “O desejo é de participar e ajudar o prefeito escolhido pela grande maioria da população’, disse Naatz. O fato é que até o vereador reeleito, Ito de Souza (PL), deve entrar no pacote. Antes na oposição a Hildebrandt, agora está sendo convencido a apoiar o prefeito que é visto como um futuro importante aliado para 2022. O PL terá no senador Jorginho Mello o seu candidato ao Governo do Estado e entende que Hildebrandt tanto pode compor como um possível vice, como pode apoiar.

 

Presidência em Florianópolis

O vereador Gabriel Meurer, o Gabrielzinho (Podemos), segundo fontes aparece como o mais cotado para presidir a Câmara de Vereadores de Florianópolis. Quem também se interessa pelo comando da Casa é João Cobalchini (DEM), porém, como fará o seu primeiro mandato a experiência de Gabrielzinho deve contar a favor do vereador do Podemos. Nas últimas semanas quem entrou em cena e também aparece com força, é Roberto Katumi (PSD), que já comandou a Câmara. A dúvida é que devido a problemas no coração, se ele teria saúde para o desafio.

 

Adriano com Covid

O prefeito eleito de Joinville, Adriano Silva (Novo), está com o novo Coronavírus. Mesmo em isolamento ele vem mantendo reuniões virtuais, inclusive com o governo do atual prefeito Udo Döhler (MDB) no processo de transição. Silva já teve acesso a boa parte dos números. Um processo seletivo também já foi aberto para a escolha dos futuros secretários e demais ocupantes de cargos de confiança. Até o momento, quase 5 mil pessoas já se inscreveram.

 

A equipe de João

Nesta próxima quinta-feira (10), às 10h, no Hotel Mogano Premium o prefeito eleito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), anunciará a sua equipe de governo. Ele tem dito a aliados que será o governo mais enxuto que a cidade já teve, devendo ficar entre 7 e 10 secretarias. Fontes afirmam que alguns vereadores eleitos devem ser chamados para compor o primeiro escalão. Luiz Paulo Carraro (PSD) é cotado para a Infraestrutura, Valmor Scolari (PSD) para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Eliziane Sanches (PSD) para a Assistência Social e Claimar de Conto (Progressistas) para a Superintendência da Efapi. Além disso, o presidente do Progressistas Jonas Brighenti deve ser o diretor de Agricultura, setor que perderá o status de secretaria para ser incorporado a Infraestrutura. Na Defesa do Cidadão deve assumir o sargento Clóvis Leuze. O possível homem forte de Rodrigues deve ser o advogado Thiago Etges. Já Darci Debona, ex-jornalista do Grupo NSC, é o mais cotado para assumir a Comunicação.

 

Detran

O desembargador federal do TRF-4, Rogério Favreto, concedeu agravo de instrumento pedido pela Associação dos Médicos e Psicólogos Peritos Examinadores de Santa Catarina (AMPSC), determinando que o Detran cumpra imediatamente sentença colegiada daquela corte. O acórdão publicado pelo tribunal, em 15 de outubro deste ano, suspende “todos os efeitos do Decreto Estadual 128/2019, do Edital 01/2019 e da Portaria 161/2019 e do processo de chamamento público, para credenciamento de profissionais médicos e psicólogos peritos de trânsito para exames de aptidão física e psicológica dos candidatos à CNH, além de manter os atuais prestadores já credenciados junto ao Detran-SC. Favreto em seu despacho salienta que os atos são flagrantemente ilegais e que o credenciamento de novos profissionais ocorreu de forma ilícita. Mesmo depois da sentença, o órgão de trânsito catarinense insistiu em manter a prática.

 

Agravo de instrumento

A Associação dos Médicos e Psicólogos Peritos Examinadores de Santa Catarina (AMPSC), através do escritório Diogo Pitsíca e Associados, entrou com o agravo de instrumento diante da resistência do DETRAN à revogação das normas e atos inconstitucionais, tentando induzir interpretação isolada e equivocada de que a decisão da maioria do TRF-4, ao manter os atuais prestadores. “Como nunca houve diálogo ou tratamento minimamente respeitoso por parte da direção do Detran, só esperamos, desejamos que a lei seja cumprida e que o sistema de concessão e renovação de CNH’s em Santa Catarina, que já está abalado, não entre em colapso”, alerta o médico Fernando Vianna, presidente da AMPSC.

Para seguir recebendo a coluna via WhatsApp, favor salvar o número: 49 98504.8148. Para quem ainda não recebe, favor enviar mensagem para o mesmo número.

 

FAZER JORNALISMO COM INDEPENDÊNCIA CUSTA CARO. ASSINE O SCEMPAUTA E APOIE A CONTINUIDADE DE NOSSO TRABALHO!