Foto: Gabinete Padre Pedro

Foi instalada nesta sexta-feira (7) no gabinete do deputado Padre Pedro Baldissera (PT), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), uma colônia de abelhas nativas jataí, que não têm ferrão.

A caixa com as abelhas, de 25 por 25 centímetros, de eucalipto, foi montada com a supervisão do engenheiro agrônomo Rodrigo Durieux da Cunha, da Câmara Setorial de Apicultura e Meliponicultura de Santa Catarina.

“É uma grande satisfação essa possibilidade que o Legislativo nos dá de ter aqui nesse espaço a abelha nativa jataí”, disse o deputado Padre Pedro, que destacou sua expectativa de que a pequena colônia em seu gabinete seja uma referência para a conscientização da importância das abelhas em nossas vidas.

Para o agrônomo Rodrigo da Cunha, a espécie jataí, cujo nome científico é tetragonista angustula, tem relação direta com a questão social, já que dá oportunidade de conter o êxodo rural.

“A meliponicultura dá condição principalmente para a juventude de Santa Catarina de permanecer no campo”, disse, lembrando ainda da importância ambiental que as abelhas têm em muitas áreas do estado próximas a matas.

Do encontro informal de instalação da colônia de jataí no gabinete do deputado Padre Pedro na Alesc participaram Aléssio dos Passos, especialista em plantas medicinais e pré-candidato a vereador em Florianópolis, e José Fritsch, superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar em Santa Catarina e ex-prefeito de Chapecó.