A Federação das Câmaras de Vereadores de Santa Catarina (Uvesc) realizará mais três eventos nos próximos meses, além da primeira edição do Prêmio Boas Práticas.

Nos dias 14 e 15 de maio, acontecem em Florianópolis os seminários de Contadores e Controladores Internos de Câmaras de Vereadores e o primeiro para assessores jurídicos. Em julho, deve acontecer o Seminário Estadual de Legisladores e Servidores das Câmaras Municipais, com foco nos temas ligados à eleição. 

“Os vereadores estão num momento muito importante. Está na hora de retornar ao pleito e muitos buscarão a reeleição. De outro lado, junto com os compromissos eleitorais, eles têm uma agenda de aprovação de leis nas câmaras e a continuidade do exercício parlamentar, a Uvesc estará junto nesse momento tão importante”, afirma o presidente interino da entidade, vereador Lucas Ramilo, de Faxinal dos Guedes.

Consultas populares

Lucas explica que pela primeira vez num pleito municipal os vereadores poderão propor consultas populares em seus municípios e que a Uvesc deverá estimular que essa iniciativa seja adotada. “Queremos que a Câmara tome esse papel de liderança no município, para propor e entender medidas locais e o pensamento dos eleitores”.

Outra novidade, o Prêmio Boas Práticas também está confirmado e com as inscrições abertas até o dia 31 de março. Em julho, durante o Seminário Estadual de Legisladores e Servidores das Câmaras Municipais, cinco vereadores serão premiados por suas contribuições sociais nos seus municípios.

Fechando o planejamento anual da Federação, em novembro será realizado ainda o Congresso Nacional de Vereadores e Servidores de Câmaras Municipais.