Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates; será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar! Qualquer problema, favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

Eron Giordani – Imagem: Rede Social

A executiva estadual do PSD se reuniu ontem à noite para fazer uma primeira avaliação do processo de filiações. O partido, que optou por não fazer campanhas abertas para filiações e focar em lideranças e pré-candidatos para a eleição deste ano, avalia como positivo o saldo de prefeitos, vices e vereadores que se filiaram ao partido. Os números serão apresentados nos próximos dias.

Também foi definida a prorrogação do mandato das executivas municipais. Dentre as prorrogações e alterações nas maiores cidades, apenas Caçador, no Meio-Oeste, não passou. Ainda não há informação sobre o motivo.

Os pessedistas também aprovaram duas resoluções para Santa Catarina. A primeira é que a política de alianças nas 20 maiores cidades do estado terá que passar pela validação da executiva estadual. Nessas localidades, não bastará a decisão das direções municipais. Somente após consulta, a direção estadual do partido decidirá se autoriza ou não a política de alianças.

Nos municípios onde o PSD não terá candidato a prefeito nem a vice, será necessária também a anuência da executiva estadual. “Se estão pensando que vão usar o PSD para algum benefício pessoal, sobrepondo-se ao interesse coletivo de fortalecimento e crescimento do partido, erraram o pulo”, afirmou o presidente estadual, Eron Giordani.

As duas filiações de Acélio

Acélio ao lado de Monteiro e a ficha do Republicanos – Imagem: Rede Social

O ex-secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, anunciou que se filiou ao Partido Liberal atendendo a um convite do governador Jorginho Mello (PL). Segundo ele, a filiação ocorreu no dia 6 passado. No entanto, foi nesse dia que Casagrande se filiou ao Republicanos, no escritório do presidente local do partido, o advogado Jefferson Monteiro. Ele esteve no local antes do jogo do Criciúma. Se for comprovada a dupla filiação, implicações jurídicas podem ter o potencial de tirar Casagrande da eleição deste ano. Ele aceitou ser vice na chapa do deputado federal Ricardo Guidi (PL). Ontem tentei ligar para Monteiro, mas devido ao adiantado da hora, ele não retornou.

Julgamento de Seif

Jorge Seif – Imagem: TV Câmara

Hoje, a partir das 19h30, você poderá acompanhar pelo SCemPauta o julgamento do recurso do processo em que é pedida a cassação do senador Jorge Seif Júnior (PL) por abuso do poder econômico. De acordo com o Ministério Público Eleitoral, através do vice-procurador regional da República Alexandre Espinoza Brabo Barbosa, há claras evidências de crime eleitoral. Hoje, o relator Floriano Azevedo Marques seguirá com a leitura de seu relatório e dará o seu voto. Após, a votação seguirá a seguinte sequência: André Ramos Tavares, Maria Isabel Diniz, Raul Araújo, e os ministros Kássio Nunes Marques, Carmen Lúcia e Alexandre de Moraes.

O que pode acontecer?

Se houver a absolvição do senador Jorge Seif Júnior (PL), ele segue no mandato e não haverá mais a possibilidade de recurso. Caso seja cassado, Seif perde o mandato e a discussão e votação serão realizadas para a ocupação do cargo que será declarado vago. A corte decidirá se haverá uma nova eleição ou se fará a recontagem dos votos e declarará o segundo colocado, no caso, o ex-governador Raimundo Colombo (PSD), como o novo senador. Caso se opte por uma nova eleição, Colombo poderá levar a discussão ao Supremo Tribunal Federal. Caso perca, Seif, para se manter mais alguns dias ou semanas no cargo, poderá entrar com embargos, o que servirá apenas como protelação, pois não mudará o resultado.

Reação de Naatz 1

Naatz ao lado de Patrícia e de Aristides Cimadon: Imagem: Divulgação

O deputado estadual Ivan Naatz (PL) não reagiu bem à nota da coluna de ontem sobre a indicação do presidente da Vila Germânica, Marcelo Greuel, para vice na chapa do deputado estadual Egídio Ferrari (PL) na eleição à Prefeitura de Blumenau. Para Naatz, a secretária adjunta de Estado da Educação, Patrícia Lueders, não está fora do páreo. Segundo o parlamentar, o período de pré-campanha é para aperfeiçoar a democracia no momento em que permite, dentro do processo democrático, a ampliação do debate interno até a consolidação das candidaturas para a eleição. “Nesse sentido, até que se esgotem os debates e as conversações internas partidárias, nada é definitivo, o que é salutar neste processo pré-eleitoral. É o caso, neste contexto, da possibilidade de candidatura a vice na chapa do PL em Blumenau, da secretária adjunta de Educação do Estado, Patrícia Lueders, que continua no jogo da disputa sucessória”, afirmou.

Reação de Naatz 2

O deputado estadual Ivan Naatz (PL) não confirma, mas é um fato que o seu grupo não tem uma boa relação com o grupo do prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (PL). O parlamentar defende que a secretária adjunta de Estado da Educação, Patrícia Lueders, tenha a liberdade para escolher se deseja disputar a eleição. “Patrícia é o principal nome do PL para a vaga de vice caso o partido decida caminhar com chapa pura na majoritária”, disse Naatz.

Nome em Jaraguá

Amin e Niura no lançamento da pré-campanha: Divulgação/Progressistas

O cenário político em Jaraguá do Sul ganha mais um nome para a disputa municipal. A advogada Niura Demarchi foi lançada pelo senador Esperidião Amin como pré-candidata à Prefeitura pelo Progressistas. Niura se torna a primeira mulher a concorrer ao Executivo pelo partido no município. Aos 60 anos de idade, ela já se elegeu como suplente de senadora, tendo assumido por um período no Senado. Niura também foi secretária da antiga SDR.

Curso de Medicina

Parlamentares catarinenses no ato de autorização: Imagem/Divulgação

Santa Catarina vai ter mais um curso de Medicina. A autorização foi dada ontem em Brasília pelo ministro da Educação, Camilo Santana. A presidente da Comissão de Educação e Cultura, Luciane Carminatti (PT) e outros deputados estaduais e federais, participaram do evento que liberou a abertura de 25 vagas para a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) de Curitibanos. A autorização para o curso foi dada durante o 2º Encontro de Lideranças Municipalistas Catarinenses em Brasília, organizado pelo deputado federal Pedro Uczai (PT) e pela Comissão de Legislação Participativa da Câmara Federal.

Frente se reúne

Vanessa, Maurício e Maciel – Imagem: Divulgação

O relações públicas e produtor cultural Maurício dos Santos reuniu, em seu aniversário, lideranças de 6 partidos. Na foto, o pré-candidato a prefeito de Balneário Camboriú, Claudir Maciel, com a primeira suplente de deputada estadual Vanessa da Rosa. A professora Vanessa confirmou que é pré-candidata ao legislativo de Joinville. Juntos no encontro, os ex-vereadores da capital catarinense: Nildão Freire, João Ghizoni e Lia Kleine, com a advogada e conselheira municipal de saúde, Janaína Deitos. A ex-senadora Ideli Salvatti e o deputado estadual Fabiano da Luz (PT) também participaram do encontro.

Ajuda

Deputado na BR-101 – Imagem: Divulgação

O deputado estadual Sérgio Guimarães (UB), com sua equipe, entregou mais de mil sanduíches e meia tonelada de frutas para os caminhoneiros trancados na BR 101 em Palhoça, devido ao escorregamento de terra e rochas no Morro dos Cavalos. Os motoristas receberam água, lanche e frutas. De acordo com o parlamentar, muitos estão no local por não poderem sair da rota. “Temos de nos colocar na situação deles e entender que estão ali não por escolha própria”, destacou.