Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates; será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar! Qualquer problema, favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

Associações de policiais se reuniram para discutir a proposta – Imagem: Divulgação/ Sintespe

Os sindicatos e associações de servidores policiais do estado protocolaram pedido de audiências com os secretários de Estado da Segurança Pública, Sargento Lima, e de Administração Prisional e Socioeducativa, Carlos Alves. A categoria quer discutir o reajuste salarial com reposição da inflação e aumento, além de um plano de carreira para as categorias.

Reconhecidos há anos por fazerem com que Santa Catarina tenha um dos melhores setores de segurança do país, os servidores pedem a atenção do governo para a desvalorização salarial devido à falta de reposição, o que tem tirado o poder de compra e até mesmo, de sustento das famílias dos policiais.

O ofício foi definido em reunião conjunta no SINTESPE entre representantes da Associação de Servidores da Perícia Oficial (ASPOSC), Associação dos Praças (APRASC), Associação Catarinense dos Agentes de Segurança e Policiais Penais (ACASPP), Sindicato dos Auxiliares periciais da Polícia Científica de SC (SinPci), Sindicato dos Policiais Civis de SC, Associação dos Escrivães de Polícia e o próprio SINTESPE. A expectativa é que as audiências sejam agendadas em breve.

Julgamento de Seif

Seif será julgado amanhã – Imagem: Rede Social

Acontece amanhã, em Brasília, o julgamento do recurso do processo em que é pedida a cassação do mandato do senador Jorge Seif Júnior (PL) por abuso do poder econômico. O julgamento terá início às 19h30 e você poderá acompanhar pelo SCemPauta.

Super aliança

Rodrigues monta forte aliança – Imagem: Rede Social

O prefeito de Chapecó João Rodrigues (PSD) está formando uma forte aliança em seu entorno. Partidos como Progressistas, Republicanos, Podemos e União Brasil já estão fechados e existe a possibilidade de aproximação com outras agremiações, a exemplo do PDT. Uma incógnita é o Partido Liberal. Lideranças locais entendem que devem compor com Rodrigues, mas esperam pela decisão do governador Jorginho Mello (PL).

Vice de Egídio

Marcelo Greuel – Imagem: Divulgação/Prefeitura de Blumenau

O presidente da Vila Germânica de Blumenau, Marcelo Greuel, é o indicado pelo prefeito Mário Hildebrandt (PL) para ser o vice na chapa do deputado estadual Egídio Ferrari (PL). O prefeito pediu às lideranças do partido para ter o direito de indicar o vice, para se sentir representado. A atual vice-prefeita, Maria Regina Soar (PSDB), não aceitou ir para o MDB e também não se viabilizou. Outros nomes indicados por Hildebrandt também não passaram no partido até que ele apontou Greuel como uma possibilidade. Filiado ao MDB a pedido de Hildebrandt, o presidente da vila deixará o cargo em junho para se preparar para a campanha.

Patrícia está fora

A secretária adjunta de Estado da Educação, Patrícia Luerdes (PL), era um dos nomes preferidos do deputado estadual Ivan Naatz e de seu grupo político. Com forte envolvimento na comunidade de Blumenau, Patrícia não foi liberada pelo governador Jorginho Mello (PL), que pediu a sua permanência no governo. Ela também sofre uma certa resistência da ala mais radical do PL, por conta de seu posicionamento pró-vacina na época da Covid, e o fato de ser filiada ao Partido Liberal impediria a construção de uma aliança com outras legendas.

Trocou de lado

Acélio Casagrande se afasta de Salvaro – Imagem: Rede Social

Em Criciúma já não há mais dúvida de que o agora ex-secretário de Saúde do município, Acélio Casagrande, estará ao lado do Partido Liberal na eleição. Conforme divulgou o colega jornalista Adelor Lessa, da Rádio Som Maior, Casagrande foi convidado pelo governador Jorginho Mello (PL) para assumir o cargo de secretário adjunto de Estado da Saúde, já que o atual, Diogo Silva, assumirá o lugar de Carmen Zanotto que deixará o governo para disputar a Prefeitura de Lages. O provável gesto de Acélio tem sido visto como traição por não ter gostado de ter sido preterido, para ser o nome pessedista à sucessão do prefeito Clésio Salvaro (PSD).

Decisão

O ex-secretário Acélio Casagrande (PSDB) ainda se mantém como pré-candidato a prefeito de Criciúma, mas nos próximos dias fará um movimento revelador. Se aceitar assumir o cargo de adjunto da Saúde no Governo do Estado, estará fora da eleição municipal, agora, se declinar, será um claro sinal de que aceitará ser vice do deputado federal Ricardo Guidi (PL). Pelo visto, Casagrande não voltará tão cedo à casa da “Tia Bimba” para tomar café. Bimba é tia do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSD), a quem Acélio costuma visitar.

Requisitado

Deputado Mário Motta – Imagem: Vicente Schmitt/Agência AL

Um dos nomes do PSD mais requisitados para eventos do partido pelo estado além do prefeito de Chapecó, João Rodrigues, é o do deputado estadual Mário Motta. Conhecido em todo o estado desde os tempos de TV, o parlamentar tem ajustado algumas agendas para dar conta de encontros que muitas vezes não estavam previstos em sua agenda.

Custo ao Estado

Geovania em Israel – Imagem: Rede Social

A deputada federal Geovania de Sá (PSDB) até o momento não avisou à Câmara dos Deputados se devolverá aos cofres públicos o valor referente aos dias em que não foi trabalhar para fazer turismo em Israel. Em meio a votações importantes, Geovania foi fazer o que alguns chamam de “Turiscídio”. Turismo do Genocídio.

Afrânio vai à reeleição

Afrânio Boppré – Imagem: Victor Gaspodini

O vereador de Florianópolis Afrânio Boppré (PSOL) lançará, no próximo dia 18, às 19h, a sua pré-candidatura para a reeleição. O evento, que contará com a presença do deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ), do deputado estadual Marcos Abreu, o Marquito (PSOL), pré-candidato a prefeito, e da presidente do partido em Santa Catarina, Léa Medeiros, será realizado no auditório da FECESC, na Avenida Mauro Ramos, no Centro. Na ocasião, será debatido o tema “Democracia em Risco e Eleições 2024”.

Luto em Joaçaba

Juliano Pedrini – Imagem: Rede Social

A morte do vereador de Joaçaba Juliano Pedrini (PSD) causou uma grande comoção no Meio-Oeste e também entre policiais de todo o estado. Pedrini era conhecido pela sua atuação na Polícia Civil. Pré-candidato a prefeito pelo PSD, era tido como um dos nomes fortes do próximo pleito. Pedrini está sendo velado desde a noite de ontem na Câmara de Vereadores. O sepultamento está previsto para o fim da manhã.