No final da tarde de 11 de abril, um dia antes do início do evento, o juiz Cesar Otavio Tesseroli indeferiu uma solicitação (concessão de tutela de urgência) do Ministério Público de Santa Catarina para impedir a realização de provas de tiro de laço e outras competições envolvendo animais no rodeio crioulo do CTG Chaparral. A promotora de Justiça Simone Schulz argumentou que tais provas “atentam contra a dignidade animal”, mas o titular da 1ª Vara da Fazenda da Comarca de Joinville lembrou que a legislação reconhece as atividades desportivas dos rodeios como “manifestação cultural”. Sobre a alegação de falta de documentação, o magistrado afirmou que ainda haveria tempo de regularização.

Prejuízo

Além da previsão de chuva para o final de semana em Joinville, esta indefinição jurídica dois dias antes de seu início acabou prejudicando a presença do público e de outros CTGs no evento. Há 8 anos que a família Harger não realizava esse tradicional rodeio. Mesmo o prejuízo financeiro causado pela chuva e o impasse jurídico na véspera, já está em planejamento o rodeio do próximo na Fazenda Chaparral.

Evento especial

O Instituto CCR e a CCR Aeroportos reuniram mais de 300 pessoas em seu primeiro evento social deste ano. O bairro escolhido foi o Aventureiro, o mais populoso de Joinville. Na escola municipal Curt Alvino Monich foram feitos testes de glicemia e colesterol, cálculo de índice de massa corporal e até cortes de cabelo. Não foram mencionados testes de dengue. A administradora do aeroporto de Joinville também é uma das patrocinadoras do Festival de Dança e do time de vôlei que está disputando a semifinal da Superliga Brasileira de Vôlei.

Testemunha em Israel

O joinvilense Rodrigo Randing está acompanhando a crise entre Israel e Irã na Embaixada Brasileira em Tel Aviv. Diplomata, ele trabalha na embaixada e mais uma vez está testemunhando uma crise que preocupa a paz mundial. Depois da guerra contra o Hamas, agora o confronto com o Irã.

Homenagem: 50 anos de vida pública

A Câmara de Vereadores de Joinville prestará uma homenagem ao ex-vereador Luiz Bini na sessão especial nesta quarta-feira (17). Bini foi vereador e sua cidade natal, Pouso Redondo (SC). Depois de alguns meses viajando até o mercado público para comercializar frutas, ele decidiu morar em Joinville, onde a empresa da família se transformou numa das maiores vendedoras de frutas do Estado. A proposição é do vereador Lucas Souza (Republicanos).

Homenagem (2) – salvando vidas

Aos 93 anos, Pedro Silva também será homenageado pelo Poder Legislativo de Joinville por uma sugestão que já salvou centenas de vidas na BR-373, que liga Curitiba até a divisa com Santa Catarina. Há 20 anos, o caminhoneiro Pedro escreveu uma carta ao então governador do Paraná sugerindo a construção do que hoje é conhecido como “áreas de escapes”. A ideia foi acatada pela concessionária Arteris em alguns pontos da rodovia na serra e já foi utilizada 544 vezes por motoristas. A proposição é do vereador Cassiano Ucker (PL).

Iluminação pública

A secretaria de infraestrutura de Joinville está aguardando uma posição da empresa vencedora da licitação para iniciar a maior expansão de iluminação pública dos últimos 40 anos. A própria licitação foi a maior da história, vencida pela empresa Quantum de Florianópolis. A projeção é começar com 400 pontos (postes)..

Filho do prefeito de Belém

No final da semana passada, o prefeito de Belém (PA) esteve em Joinville visitando seu filho que reside na cidade. Edmilson Rodrigues (PSOL) anunciou em sua página no X (antigo Twitter) que ele estava enfrentando “gravíssimo caso de saúde” e internado na UTI. Nem a imprensa de Belém deu mais detalhes, mas é tido como certo que Arthur contraiu dengue. Mais uma prova de que Joinville conta com uma grande comunidade de paraenses. Até o filho do prefeito da capital escolheu Joinville.

Curtas

  • No final de semana o número de óbitos causados por dengue aumentou para 19. Segundo a secretaria municipal de saúde, 45% das internações são por esta doença e 70% dos casos são do tipo A, tecnicamente a mais leve e sem risco de vida.
  • Somente no último sábado, 2.324 pessoas foram vacinadas contra dengue ou gripe em Joinville. A maioria (1.608) recebeu aplicação contra a influenza (gripe).