Quatro secretários municipais e um secretário adjunto se licenciaram de seus cargos na Prefeitura de São Miguel do Oeste em decorrência dos prazos eleitorais, por pretenderem disputar o pleito deste ano. Alfredo Spier, da Saúde; Andreia Rebelato, da Assistência Social; Indianara Herbert, do Desenvolvimento Sustentável; e Sisse Velozo, da Educação. O secretário adjunto é Claudir Companhoni, do Urbanismo. 

Na tarde de ontem (4), eles foram recebidos no gabinete pelo prefeito, Wilson Trevisan, e pelo vice-prefeito, Edenilson Zanardi, para oficializarem suas saídas. Na oportunidade, Trevisan e Zanardi agradeceram aos chefes das pastas pelos serviços prestados ao Município.

Quem assume

O prefeito Trevisan disse que não pretende nomear novas pessoas, de fora do governo, para os cargos de secretário que ficaram vagos. Na Saúde, a atual secretária adjunta Camila Bernardi assumirá o cargo de secretária; na Educação, o titular será o atual secretário adjunto, Nilson Rubini; na Assistência Social, a atual diretora do Departamento de Cidadania, Loreni Comel, será a secretária; e o Desenvolvimento Sustentável será gerido pela atual equipe técnica.

Servidores também

Apesar da legislação eleitoral fixar o prazo de três meses antes do pleito para a desincompatibilização dos demais cargos comissionados, e não seis meses, como é o caso dos secretários, Trevisan solicitou que todos adotassem o mesmo prazo, para promover maior transparência e imparcialidade ao processo eleitoral. Por isso, além dos secretários, servidores de diferentes secretarias também se desincompatibilizaram ontem. 

União Brasil

Ainda falando na principal cidade do Extremo Oeste do estado, aliaram-se ao União os vereadores Paulo Drumm, que é pré-candidato a prefeito, Moacir Fiorini, que saiu do MDB, e Vanirto Conrad, que saiu do PDT.

Partido crescendo

O União Brasil tem trabalhado bastante para fortalecer as bases em todo Grande Oeste catarinense, constituindo o partido em diversos municípios e atraindo lideranças. 

O partido tem uma série de outros pré-candidatos a prefeito já confirmados: o vereador Silvério Schileicher em Águas de Chapecó; o ex-secretário Silvano Mayer em São Carlos; Juares Bet em Planalto Alegre, onde também foi filiado o vereador Rodrigo Seidel; Joares Manica em Palmitos; o presidente da Câmara Municipal Roberto Eidt Basto em Itapiranga; Marcio Bortoloto em Descanso; e a presidente da Câmara Janete Maria Reis em Bandeirante. 

A sigla também terá pré-candidato a prefeito em Paraíso e trabalha para ter nomes em Riqueza, Mondaí e Guaraciaba.  O União deve anunciar ainda a filiação de dois vereadores em Modelo, um em Bom Jesus do Oeste e mais um que será pré-candidato a prefeito em Sul Brasil. 

Caravana do União

Estes e outros nomes nos demais municípios da região serão anunciados oficialmente durante uma caravana do União Brasil pelo Oeste na próxima semana, com a vinda confirmada do presidente do partido, deputado federal Fábio Schiochet, e do ex-prefeito de Florianópolis Gean Loureiro. Os deputados estaduais Sérgio Guimarães, Jair Miotto e Marcos da Rosa também devem participar.

Governador por aqui

O governador Jorginho Mello estará hoje em três cidades do Oeste catarinense. Estão no roteiro a inauguração de obras em Abelardo Luz e Irani, e o anúncio da restauração da SC-283, em Seara. 

Pela manhã, em Abelardo Luz, Jorginho Mello participa das inaugurações da ponte sobre o rio Chapecó na comunidade do Capão Grande, e da Subestação da Celesc na SC-350, entre Abelardo Luz e Passos Maia. 

Em Irani, a partir das 14h, o governador entrega a reforma e ampliação da escola municipal de Educação Básica Prefeito Valdecir Ângelo Zampieri. A obra conta com R$ 2,5 milhões em investimentos por parte do Estado.

Finalizando o roteiro, em Seara, Jorginho Mello assina Ordem de Serviço para restauração com aumento da capacidade da Rodovia SC-283, trecho Seara ao entroncamento do acesso a Arvoredo.

Neuri Mantelli sai atirando

Conforme divulguei ontem, o vereador Neuri Mantelli pediu a desfiliação do Partido Liberal. O pedido foi entregue por um assessor ao presidente da sigla, Leandro Sorgatto. 

Mantelli atribui sua saída à nova direção do PL em Chapecó. Sai do partido e sai atirando, principalmente em Sorgatto, que assumiu o comando da sigla em março e recebeu do próprio governador a missão de organizar o 22 para o pleito municipal. 

Sai do partido do mesmo jeito que entrou: quando chegou no PL, a executiva municipal divulgou uma nota, assinada pelo então presidente Élio Cella, lamentando “que o Diretório Estadual tenha autorizado a filiação de Neuri Mantelli, sem ouvir as bases liberais”.

Mantelli, que está em seu terceiro mandato como vereador, disse que fará um anúncio hoje (5) sobre seu destino partidário. Lembrando que hoje é o último dia da janela partidária que permite mudanças sem perda de mandato. Amanhã encerra o prazo para filiações de pretensos candidatos.

Falando em PL

O Partido Liberal realiza hoje seu evento regional em Chapecó. Será às 19h22, no Clube Recreativo Chapecoense, com a presença do governador Jorginho Mello, a deputada federal Carol de Toni e demais lideranças do partido. Além dos nomes que já haviam sido divulgados, o PL filiou também a ex-coordenadora do Núcleo de Apoio aos Pequenos Animais (NAPA) de Chapecó, Ana Batista Triantafyllou.

Greve de professores

Professores da rede estadual decidiram por dar início à greve. A decisão foi tomada por unanimidade, ontem, durante assembleia do Sinte. A paralisação inicia dia 23 de abril. Segundo a deputada estadual Luciane Carminatti (PT), é uma resposta à falta de um plano de carreira digno e a luta pela descompactação da tabela salarial.

Autódromo Chapecó

A Prefeitura de Chapecó divulgou convite para um evento no dia 10 de abril que oficializará novas ações do Município e do Governo do Estado para a construção do Autódromo Internacional. Neste dia, estarão em Chapecó importantes dirigentes do automobilismo, pilotos e patrocinadores. O governador Jorginho Mello estará presente e assinará convênio para a liberação de recursos. O prefeito João Rodrigues também lançará edital de licitação para a pavimentação da pista do autódromo, em Linha Cachoeira.

A pista

Este será o primeiro autódromo asfaltado em Santa Catarina e o sétimo na região Sul. A pista terá 4.057 metros de extensão e largura entre 12 e 15 metros. As obras de terraplanagem, iniciadas em setembro do ano passado, estão concluídas e a pista está pronta para receber a pavimentação asfáltica. Atualmente ocorrem trabalhos complementares, com o corte de barrancos para nivelamento e melhor visualização, adequações nos locais de drenagem e foi iniciada a terraplenagem da área dos boxes. 

Moção ao secretário

A Câmara de Vereadores de Concórdia aprovou o envio de uma moção de apelo ao secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, solicitando a revitalização do trecho da SC-461 até a BR-153, que passa pelos Bairros Jardim Sul, Nova Brasília e Distrito de Tamanduá, com a substituição da malha asfáltica, construção de ciclovias, acostamentos e instalação de iluminação pública adequada. Segundo os vereadores, a via é um importante elo da cidade de Concórdia com a BR-153, com municípios vizinhos e com o Rio Grande do Sul, sendo utilizada diariamente por milhares de veículos.

Setor leiteiro

O deputado estadual e presidente da Alesc, Mauro de Nadal (MDB), sugeriu ao governo do Estado o fim do benefício fiscal para empresas que importam leite em pó de outros países. “Essa é uma maneira de protegermos o pequeno produtor de leite do nosso estado. Só quem trabalha com leite sabe como o segmento está sofrendo no mercado atual. já que a importação do leite em pó afeta o preço pago ao produtor de leite no nosso estado catarinense”, argumenta.