Com a desistência de Carlito Merss e a provável retirada de Rodrigo Coelho da disputa e a insistência do Sargento Lima em manter sua candidatura, a eleição em Joinville caminha para uma bipolarização entre PL e NOVO. Uma fonte me garantiu que Rodrigo Coelho só não anunciou sua desistência porque ainda espera concorrer pelo PL (o prazo de filiação termina esta semana). Um efeito colateral importante deste provável cenário é a situação do MDB, dividido entre apoiar Adriano Silva (dois vereadores) ou ter candidatura própria. Coelho decidiu não se filiar ao MDB porque avalia que o partido está dividido, acrescentou a fonte.

Única fórmula?

Com a resistência do Sargento Lima em abrir mão da candidatura, posição esta que nem o governador Jorginho Mello consegue demovê-lo, sob pena de contrariar a maioria do diretório, ficaria inviabilizada o que muitos consideram a “única fórmula” de enfrentar Adriano Silva: uma chapa com Rodrigo Coelho no PL e um peemedebista como vice. Com Sargento Lima o MDB dificilmente irá se aliar. Dos quatro vereadores, dois estão fechados com Adriano Silva e poderão deixar a bancada, caso isso ocorra, Henrique Deckmann e Adilson Girardi.

Esquerda

O advogado e ex-vice-prefeito Rodrigo Bornholdt (PSB) é pré-candidato mais uma vez. Se não conseguir unir os partidos de esquerda, principalmente o PT, suas chances de segundo turno ficariam remotas.

Prefeito afasta secretário da saúde

Pressionado por uma manifestação de familiares e amigos de Sofia Emanueli Pereira, falecida recentemente aos 4 anos vítima de dengue hemorrágica, após ter sido liberada três vezes no Pronto Socorro de Barra Velha, o prefeito Daniel Pontes (PSD) anunciou o afastamento do secretário de saúde Rogério Pinheiro. No final da tarde de quarta-feira, ao falar aos manifestantes, ele foi aplaudido em frente ao PA.

Atleta do ano

2024 não ainda não terminou, mas é possível apontar com oito meses de antecedência que a joinvilense de Pirabeiraba Geovana Mayer será a Atleta do Ano”. Na última quarta-feira, em Buenos Aires, ela conquistou uma vaga para o Brasil na Olimpíada Paris 2024 na modalidade carabina três posições.

Promotora e o meio ambiente

A promotora Simone Cristina Schultz retorna a ser protagonista em notícias envolvendo a Prefeitura de Joinville e o meio ambiente. Desta vez, como autora de uma ação judicial por parte da 21ª Promotoria de Justiça que “proíbe” a prefeitura de possíveis “atividades ou intervenções irregulares nos rios do município”. Uma das obras mais importantes envolvendo rios em Joinville é o desassoreamento do Rio Água Vermelha, principal responsável pelos alagamentos em cinco bairros da zona Oeste, entre eles o bairro Vila Nova.

Rio Água Vermelha

A obra do Rio Água Vermelha está em andamento e foi iniciada no ano passado com recursos do BID (Viva Cidade 2) superior a R$ 31 milhões. Como a obra foi licenciada, não há risco de ser interrompida pelo Ministério Público. A promotora Schultz se notabilizou como responsável por ações na área do meio ambiente durante a administração anterior. O ex-prefeito tentou melhorar o relacionamento entre as partes nomeando sua irmã Francieli Schultz como Procuradora do Município. Não adiantou.

UBSF ainda fechada

Prevista para ser entregue no final do mês passado, a inauguração do amplo prédio da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) no bairro Nova Brasília não tem data definida. Se não fosse um grave imprevisto, os moradores da região já estariam sendo atendidos neste período de superlotação no atendimento à saúde. Continuam no pequeno prédio que está atrás na futura sede

Quadrilha

O imprevisto foi um furto cinematográfico de 11 dos 24 aparelhos de ar-condicionado na noite de 6 de março. Todos os equipamentos tinham sido instalados. Uma quadrilha invadiu o prédio, furtou 11 unidades e saiu sem deixar pistas, já que haviam neutralizado as câmeras de segurança com tintas. No ano passado, antes de ser inaugurada, quatro aparelhos semelhantes da UBSF do bairro Glória também foram furtados na madrugada. As duas investigações não conseguiram identificar a quadrilha, que certamente recebeu informações privilegiadas.

Suspeitos foram detidos

Em uma noite de domingo de março de 2019, uma quadrilha furtou 19 aparelhos de ar-condicionado no centro de distribuição da secretaria de educação de Joinville. Desta vez, a Polícia Civil prendeu dois suspeitos e recuperou um dos aparelhos. Detalhe: um tinha uma empresa de ar-condicionado e outro empresário da vizinha Araquari.