Existia uma expectativa que o PSD estivesse junto do PL em Xanxerê. Mas o anúncio feito por João Rodrigues de que Edson Marció encabeçará uma candidatura própria, acabou bagunçando o cenário xanxerense.

João Rodrigues se movimenta para encorpar o partido, aumentar o número de prefeitos, vereadores e vices do PSD para criar sustentação ao sonho em governar o Estado. Mesmo sendo difícil viabilizar uma candidatura já na próxima eleição estadual, busca cacifar-se ao máximo para valorizar seu nome já em 2026.

E essa mobilização de João para expandir sua zona de influência acabou mexendo com o PSD de Xanxerê. O prefeito Oscar Martarello (PL) reafirmou a mim que se dá bem com Marció e com João Rodrigues e que foi pego de surpresa pelo fato de João já anunciar pré-candidato na cabeça de chapa, sacramentando essa posição com a possibilidade de aceitar o PL de vice. “Tudo no campo político, nada pessoal”, disse.

O PSD esteve com Martarello na última eleição, quando o prefeito concorreu pelo PSDB e estava na base do governo. Na verdade, Martarello candidatou-se em 2020 instigado pelos pessedistas, a convite do Avelino Menegolla (PSD). O prefeito afirma que a sigla sai do governo de Xanxerê, mas as pessoas do PSD continuam.

Martarello me disse, ainda, que gostaria muito de apoiar João Rodrigues ao governo do Estado, mas não em 2026.

O coordenador do PL em Chapecó, Leandro Sorgatto, também minimizou a polêmica entre João e Martarello. “Acho que não houve nada, não há constrangimento nenhum. Foi apenas um curto circuito entre os prefeitos. É do jogo. Eles são amigos”.

Vale ressaltar que as próprias palavras de João Rodrigues, quando esteve em Xanxerê para dar entrevista à rádio Princesa sobre a pré-candidatura de Marció e culminou na polêmica, não desabonaram Martarello em nenhum momento. Pelo contrário, foram respeitosas e de reconhecimento do trabalho de Oscar como empresário e como prefeito, porém, provável adversário eleitoral em outubro.

PL em Xanxerê

O PL terá candidato em Xanxerê, mas o atual prefeito ainda não confirmou publicamente se concorrerá à reeleição, principalmente por conta dos empreendimentos da família. “Meu planejamento era só pra quatro anos”, explica. Na desistência à reeleição, o partido tem ainda o ex-prefeito Bruno Bortoluzzi, o filho Matheus Bortoluzzi, que é casado com a deputada federal Carol de Toni, e ainda outras lideranças que estão se filiando.

PL em Chapecó

Na maior cidade do Oeste, o PL está focado na construção da nominata de vereadores, sob a condução de Sorgatto. A questão sobre candidatura na majoritária será definida posteriormente, conduzida pelo governador do Estado.

Vereadora Marcilei Vignatti

A vereadora Marcilei Vignatti, de saída do PSB após o comando do partido ter sido tirado de Claudio Vignatti, está avaliando para qual partido irá. A vereadora de Chapecó recebeu convite do União Brasil, que está dialogando com vários líderes políticos, entre eles, Marcilei. Ela também conversou com o MDB.

Falei com a vereadora, ela disse apenas que recebeu convites e está “avaliando os cenários”. Sobre a “traição” no PSB, Marcilei disse que comprometeu o projeto político do PSB em Chapecó. “Eu vou seguir defendendo a boa política e trabalhando para que as pessoas tenham acesso à vida digna”, respondeu.

PSDB em Joaçaba

O PSDB reuniu mais de 300 pessoas em evento de filiação em Joaçaba, entre lideranças tucanas da região, filiados e membros do partido. O partido fez 25 novas filiações. Após dois mandatos do prefeito Dioclésio Ragnini, os tucanos prometem lançar candidato novamente para prefeito. “Reforço que o PSDB é um partido sério, um partido com história, preocupado com a gestão pública. Um exemplo disso é o nosso prefeito Bigode. Temos orgulho das duas administrações e em 2024 será o maior cabo eleitoral, não só em Joaçaba, mas em toda região do Meio-Oeste”, disse o deputado estadual e presidente do PSDB de Santa Catarina, Marcos Vieira.