O Partido Liberal (PL) realizou um grande evento regional em Concórdia, neste domingo (24), reunindo suas principais lideranças do município e do Alto Uruguai Catarinense no IACC/Garden.

O evento foi organizado pelo deputado estadual Edilson Massocco, pré-candidato à Prefeitura de Concórdia.

Com mais de 800 pessoas presentes e a participação do governador Jorginho Mello, o PL filiou mais de cem lideranças da região, entre vereadores, suplentes, prefeitos, vices e ex-prefeitos.

Entre eles, a prefeita de Arabutã Leani Kapp Schmitt, o vice-prefeito de Alto Bela Vista, Edson Steckling, o vice-prefeito de Caibi, Leonardo Gallon e o vice-prefeito de Zortéa, Alesandro Moro.

O governador Jorginho Mello destacou que o partido está ganhando força para as eleições e busca crescer significativamente em todo o estado.

No dia 5 de abril será a vez de Chapecó receber o encontro regional do PL de Santa Catarina.

PSD filia prefeito

O PSD continua crescendo o time para as eleições deste ano com importantes filiações no Oeste catarinense.

Em Concórdia, o prefeito Rogério Pacheco e o vereador Fabiano Caitano deixaram o PSDB e migraram para o PSD, em evento que reuniu cerca de 600 pessoas para oficializar a filiação, na sexta-feira (22) à noite. Fabiano Caitano vem para ser pré-candidato a prefeito pelo novo partido.

Rogério Pacheco fortalece a agremiação após dois mandatos como prefeito e ter presidido o PSDB catarinense, o que pavimenta o caminho para que os tucanos estejam juntos.

Entre os participantes, destaque para o deputado estadual Napoleão Bernardes – vice-presidente do PSD e que preside o partido temporariamente durante afastamento de Eron Giordani -, o deputado estadual Júlio Garcia, o ex-governador Leonel Pavan, o prefeito de Chapecó João Rodrigues e o prefeito de Saudades, Maciel Schneider.

Migração em peso

Em Xanxerê, o PSD também ganha peso com a vinda de diversos nomes do Podemos, articulada pelo coordenador de Segurança Pública do Município de Chapecó Márcio Bueno. Boa parte da nominata que o Podemos tinha à disposição para a eleição foi para o PSD, entre eles Edson Marció, que chega como pré-candidato à majoritária.

Segundo Edson Marció, não havia nada de errado com o Podemos, mas ele entende que o PSD dará mais condições para uma disputa eleitoral equilibrada. Também afirma que está alinhado à forma como o prefeito João Rodrigues administra Chapecó, que avalia ser um trabalho exemplar que traz resultados. Ele já havia sido procurado inúmeras vezes por vários partidos para compor, inclusive pelo PL do atual prefeito Oscar Martarello.

Em 2020, Marció ficou em terceiro lugar na disputa para prefeito, com 14,84% dos votos. Para o PSD, fortalece os quadros do partido no município, que ficou sem candidato na majoritária em 2020, quando coligou com a chapa do atual prefeito.

Progressistas

O Progressistas anunciou Alessandro Beltrame como pré-candidato do partido a prefeito de Pinhalzinho. Beltrame é professor, empresário da área contábil, diretor da ACIP/CDL e foi presidente da Comissão Organizadora da última Efacip.

MDB

O MDB de São Lourenço do Oeste também definiu o rumo que o partido tomará nessas eleições. Neste sábado (23), o diretório municipal realizou uma reunião com a presença de lideranças locais e do presidente estadual do MDB, deputado federal Carlos Chiodini; do deputado federal Valdir Cobalchini; e do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Mauro de Nadal. Ficou decidido que o MDB deixa o atual governo e terá candidatura própria. Naio Garbin, Alex Tardetti e Rennã Fedrigo são pré-candidatos pelo partido.