Presos da Penitenciária Industrial de Chapecó tentaram fugir na manhã de hoje e deixaram dois policiais penais feridos. O fato ocorreu por volta das 06h15, durante a distribuição do café da manhã. Segundo relatos oficiais, os internos da galeria H, cela 100, serraram a grade metálica da cela e fizeram um buraco no muro de tijolos, o que permitiu a fuga.

Dois policiais foram rendidos e levados à casa de revista, de onde os presos tentaram fugir estourando os vidros da porta. Os policiais relataram que os apenados ficaram nervosos, começaram a fazer ameaças e agredi-los com estocadas de armas artesanais, chutes e socos. Ao ouvirem os gritos, servidores do setor de segurança acionaram o alarme, fazendo com que todos os policiais da unidade fossem até onde estavam os detentos com os dois reféns. “Foi conversado com eles, e depois de algum tempo, eles libertaram os servidores e foram conduzidos às celas de triagem”, relatou um policial.

Logo após, houve uma tentativa de rebelião. Presos das galerias G e H começaram a chutar as portas das celas até serem contidos. Pelo menos 8 apenados participaram da ação. “Presos ligados a uma facção tentaram fugir, mas não conseguiram graças à rapidez da equipe”, me relatou uma fonte ligada ao setor prisional.

Conversei com o secretário de Estado da Administração Prisional e Socioeducativo, Carlos Alves. Ele me disse que vai ainda hoje para Chapecó apurar o ocorrido. Alves informou que, após conversar com a direção da penitenciária, tomará algumas providências para reforçar a segurança.