Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

As micro e pequenas empresas catarinenses são as principais responsáveis por sustentar o nível de emprego no estado. De acordo com levantamento do Sebrae feito com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego, no período entre janeiro e outubro, já foram criados 94,4 mil novos empregos. Desse universo, o setor contribuiu com 61,5 mil novos postos de trabalho, representando 65,1% do total.

Enquanto isso, as médias e grandes empresas (MGE) geraram 25,8 mil novas vagas, representando 27,3% do total de contratações. Considerando apenas o último mês de outubro, o estado registrou um saldo líquido de 12 mil novos postos de trabalho. Dentro desse total, as MPE contribuíram com 7,3 mil vagas, o que representa 60,4% do saldo líquido de empregos gerados. Já as empresas maiores foram responsáveis por 4,2 mil novas contratações, correspondendo a 34,9% do total de empregos gerados.

Entre as médias e grandes empresas, o saldo líquido de empregos acumulado no ano apresentou como principais destaques os setores de Serviços (16,9 mil novas vagas), Indústria da Transformação (9,3 mil novas vagas) e Construção (1,4 mil novas vagas). Considerando apenas o mês de outubro, entre as MPE, os principais destaques no saldo líquido de empregos gerados em Santa Catarina foram os setores de Serviços (4,1 mil vagas), Comércio (2,4 mil vagas) e Indústria da Transformação (579 vagas).

Já entre as médias e grandes, os destaques foram Serviços (2,5 mil vagas), Comércio (1,0 mil vagas) e Agropecuária (461 vagas). Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, as empresas de serviço têm impulsionado a geração de empregos e cumprem um papel estratégico na economia catarinense.

Operação Mensageiro

O desembargador Altamiro de Oliveira, atendendo a um pedido dos advogados Pedro Walicoski Carvalho e Sérgio Ramos, que defendem Caio Tokarski (UB), concedeu liminar que impede a desembargadora Cinthia Beatriz Schaefer e a 5ª Câmara de Direito Criminal de analisar e rever decisões do juiz de primeiro grau relacionada ao ex-vice-prefeito de Tubarão. A defesa de Tokarski argumenta que Cinthia conhece o caso, inclusive, tendo sido responsável por várias decisões. De acordo com os advogados, a atuação violaria o princípio do juiz natural, o que pode provocar a nulidade do processo.

Calendário apertado

Acontece hoje às 11h na sala da presidência da Assembleia Legislativa uma reunião convocada pelo presidente Mauro De Nadal (MDB). O objetivo é discutir o calendário de votações, já que inúmeros projetos tramitam na Casa, sobretudo os tributários enviados pelo Governo do Estado no final da semana passada. A ideia é fazer um esforço concentrado e encerrar as votações no dia 21, sem hora para acabar, podendo entrar na madrugada do dia 22. Quanto às matérias, um deputado me disse que a tendência é que o governo tenha seus projetos aprovados devido a um esforço de todo o parlamento.

Vai sair

O governador Jorginho Mello (PL) aguarda o melhor momento para a troca no comando da Fesporte. Paulão do Vôlei não permanecerá na presidência da fundação. O clima ficou ruim após as ofensas que ele dirigiu ao deputado estadual Fernando Krelling (MDB). O governador já estaria ciente de que os deputados não abrem mão da exoneração por terem considerado uma afronta ao parlamento. A ideia é anunciar a saída de Paulão junto com os demais secretários. Se realmente isso ocorrer, ele permanecerá no cargo até janeiro.

Troca de cargo

O atual adjunto da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Ricardo Grando, poderá assumir a Secretaria Geral de Governo. A incógnita é para onde vai a atual secretária Danieli Porporatti.

Krelling, nega indicação

O deputado estadual Fernando Krelling (MDB) ligou para informar que não indicou ninguém para a presidência da Fesporte. Segundo o parlamentar, a escolha tem que ser do governador. Krelling salientou que não tem veto a qualquer nome. “Não existe rejeição e nem indicações”, afirmou.

Arleu é o nome

Com as bênçãos do deputado estadual Júlio Garcia e do prefeito Clésio Salvaro, o vereador Arleu da Silveira será candidato a prefeito de Criciúma. Silveira deverá migrar para o PSD na janela que abrirá no início do ano e foi sacramentado como o nome que o partido escolheu para a missão de tentar a sucessão de Salvaro, que é um dos prefeitos mais bem avaliados da história de Criciúma.

PEC das prerrogativas

A deputada federal Júlia Zanatta (PL) apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição, que está sendo chamada de PEC das Prerrogativas. A parlamentar fez o protocolo após a divulgação de uma sessão no Supremo Tribunal Federal, quando um advogado não foi autorizado a fazer a sustentação oral. Júlia precisa de 171 assinaturas para que a PEC tramite no Congresso Nacional. Vinte deputados já assinaram, inclusive o catarinense Valdir Cobalchini (MDB).

Pedro, relator

O deputado federal Pedro Uczai (PT) será o relator do projeto de lei que prevê a criação de um incentivo financeiro aos estudantes do ensino médio. A ideia é reduzir a evasão escolar, incentivando os alunos a concluírem os estudos. O custo previsto com as bolsas é de R$ 20 bilhões. Uczai pretende incorporar uma medida provisória aprovada neste ano e outros projetos de incentivo aos estudantes. O relator acredita que é possível aprovar ainda este ano.

Senadora conservadora?

A coluna de Igor Gadelha do site Metrópoles informou que os caciques nacionais do MDB prometeram o voto da senadora “conservadora” Ivete Appel da Silveira (MDB) pela indicação de Flávio Dino ao Supremo Tribunal Federal. O fato é que de conservadora a senadora catarinense não tem nada. Ela é viúva do ex-governador Luiz Henrique da Silveira, um dos maiores políticos da história de Santa Catarina, que sempre dialogou com todos, inclusive com o PT, que o ajudou na eleição de 2002. Os posicionamentos de Ivete são muito mais por lealdade ao governador Jorginho Mello (PL) do que ideológica.

Posicionamento que incomoda

Esse posicionamento dito mais conservador da senadora Ivete Appel da Silveira incomoda algumas alas do MDB. “É como se o mandato ainda pertencesse ao PL, mas ela não é uma senadora do PL”, me disse uma liderança do partido há algumas semanas. No gabinete teve até nomeações que partiram de indicações dos liberais, caso do deputado estadual Sargento Lima (PL), que indicou a própria esposa para o gabinete de Ivete. O que chama a atenção é que Lima, fez a indicação, mesmo se dizendo um crítico dos gastos públicos. Outro detalhe é que ele já afirmou que não vota no MDB, mas fez indicação para o gabinete de uma emedebista. Talvez a senadora não tenha entendido que emedebista conservador é tão mal-recebido pela ala radical do PL como os políticos de partidos de esquerda.

Denúncia em Blumenau

O vereador de Blumenau Diego Nasato (Novo) apresentou uma denúncia sobre a situação do reservatório de água da Samae. Segundo ele, a estrutura está em péssimo estado de conservação, em um local sem segurança, colocando em risco a qualidade da água fornecida à comunidade. Nasato teme que alguém possa ir até o local e contaminar a água. “Não há cadeados no portão, ou seja, qualquer pessoa tem acesso à estrutura, que está envolta ao mato crescido. A impressão é de total abandono, ou seja, que há tempo não passa por manutenção”, afirmou.

Más condições

O vereador de Blumenau Diego Nasato (Novo) registrou que a tampa do reservatório pode ser facilmente aberta por qualquer pessoa que for até o local. Dentro, ele relata que há uma escada de ferro totalmente corroída pela ferrugem. “Esse material fica em contato direto com a água ali reservada. Não é preciso ser técnico para perceber que é necessária uma reforma urgente”, alertou.

Samae se manifesta

Questionado, o Samae enviou a seguinte nota: “O Samae está ciente da situação do reservatório citado. Uma comissão de fiscalização está realizando um diagnóstico em todos os reservatórios da cidade. Com isso, vamos entender as soluções necessárias para cada um deles. Sobre o reservatório em questão, precisamos ressaltar que ele sofreu com vandalismo e, por conta disso, já foi reforçada a vigilância patrimonial no local para coibir novas situações. O Samae reforça que toda a água distribuída no município passa por um rígido controle da Vigilância Sanitária, além de outros órgãos de fiscalização. A autarquia também lembra que segue todas as normas legais vigentes que regem a qualidade de produção de água. Seguimos trabalhando com responsabilidade e reforçando o compromisso de corrigir qualquer situação que possa colocar em risco a qualidade da água” – Assessoria de Imprensa do Samae

Comando da AMC

A Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) elegeu a sua nova diretoria. A juíza Janiara Maldaner será a presidente, o juiz Juliano Serpa o primeiro vice-presidente e o desembargador aposentado Salim Schead dos Santos que será o 2° vice-presidente. Eles serão empossados no dia 09 de março do próximo ano.

Lista de espera

O governador Jorginho Mello (PL) sancionou uma lei de autoria do deputado estadual Nilso Berlanda (PL) que estabelece a divulgação da lista de espera para vagas em todos os níveis de ensino. A publicação será feita no site da Secretaria de Estado da Educação. Cada unidade escolar deve afixar a respectiva lista de espera em local de fácil acesso e visualização ao público em geral.

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta