...
Alesc Jorginho Mello

TCE e MP oficializam parceria para investigar o rompimento do reservatório da Casan; Patrícia ganha força para disputar em Blumenau entre outros destaques

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

O Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público estadual formalizaram a criação de um grupo de força-tarefa para apuração criminal, cível e administrativa dos fatos envolvendo o rompimento do reservatório de água da Casan, situado no bairro Monte Cristo, em Florianópolis. Portaria conjunta dos dois órgãos, assinada pelo presidente do TCE/SC, conselheiro Herneus De Nadal, e pelo procurador-geral de Justiça Fábio de Souza Trajano, foi publicada no Diário Oficial.

Segundo o diretor-geral de Controle Externo do TCE, Sidney Tavares Junior, a ideia é possibilitar uma união de esforços na apuração. Ele destacou que já ocorreram diversas reuniões entre as duas instituições. “O que se quer é que eventuais informações já colhidas, tanto pelo Tribunal quanto pelo MPSC, possam ser compartilhadas entre os integrantes da força-tarefa, evitando retrabalho e novos questionamentos para a Casan e outros possíveis envolvidos”, esclareceu.

Sidney destaca que o Tribunal de Contas está acompanhando o caso desde o dia em que ocorreu o fato, quando deslocou auditores fiscais para avaliar o que havia ocorrido. Na oportunidade, os técnicos do TCE verificaram, in loco, que a construtora que efetuou a obra não seguiu o projeto, utilizando ferragem divergente do que havia sido previsto.

A portaria conjunta entre o TCE e o MPSC aponta a possibilidade da convergência de esforços entre os órgãos, na apuração e investigação, e destaca o interesse público no esclarecimento dos fatos e a necessidade de sinergia entre as instituições públicas, para otimização de esforços e recursos, voltada à pronta e rápida resposta governamental.

Sem aproximação

O deputado estadual Ivan Naatz (PL) segue mandando recado para o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos). Naatz deixa claro que não deseja estar ao lado de Hildebrandt na eleição municipal e que o projeto do PL é de oposição. Sem opção para lançar como candidato, Hildebrandt tem feito gestos de aproximação, mas tem encontrado resistência entre os liberais.

Patrícia ganha força

A secretária adjunta da Educação Patrícia Luerdes foi abraçada pelo governador Jorginho Mello (PL). Em uma agenda do governo em Blumenau nesta semana, Jorginho levou Patrícia a todos os compromissos agendados. Fora do previsto, Patrícia voltou para Florianópolis de avião a convite do governador, o que fez com que outro servidor tivesse que fazer o trajeto de carro. Pelo visto, Jorginho já tem a sua pré-candidata a prefeita de Blumenau.

Comando do PL

A informação que corre nos bastidores é que Heleno Orlandino, assessor da secretária de Governo, Danieli Porporatti, presidirá o PL de Florianópolis. Ainda não foi feito um anúncio oficial, mas, Orlandino pode ser visto como um gesto do governador Jorginho Mello (PL) em direção ao prefeito Topázio Neto (PSD). Há uma boa possibilidade de casamento entre pessedistas e liberais.

Deputado queria o comando

O deputado federal Daniel Freitas queria o comando do PL em Florianópolis. Ele chegou a alugar a mesma casa que serviu de escritório para o governador Jorginho Mello (PL), ainda quando era senador. Freitas quer disputar a vaga ao Senado em 2026, por isso, defende que os liberais tenham candidato a prefeito da capital e chegou até a se colocar à disposição.

Pedrão na Alesc

O deputado estadual Altair Silva (Progressistas) anunciou que irá tirar uma licença de 30 dias a partir da próxima terça-feira (3). Essa decisão foi tomada em conjunto com a bancada e com o suplente Pedro Silvestre, o Pedrão, que foi o vereador mais votado da história de Santa Catarina em 2016 e é pré-candidato a prefeito em Florianópolis. Pedrão terá a oportunidade por conta do nascimento da terceira filha de Altair, que se chamará Júlia.

Autismo

A Assembleia Legislativa promoveu um seminário em São Joaquim sobre autismo, abordando diagnóstico, intervenção multidisciplinar e envolvimento familiar. Apoiado pela prefeitura e pela Apae local, o evento, proposto pelos deputados Camilo Martins e Lucas Neves, ambos do Podemos, reuniu familiares, profissionais de saúde, educação e assistência social. Os presentes debateram a inclusão das pessoas com autismo.

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta