Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

Segue tramitando no Tribunal de Contas do Estado uma inspeção sobre a regularidade do programa Universidade Gratuita. A novidade é que corre nos bastidores a informação de que a área técnica apresentou um relatório sugerindo ao relator, conselheiro Gerson Sica, a concessão de medida cautelar para suspender o programa.

Sica já recebeu o relatório, mas ainda não o analisou. Uma fonte me disse que, dependendo do problema encontrado pelos técnicos, é possível evitar a suspensão e resolver a questão de forma institucional. “Isso já aconteceu antes. Neste caso não precisa externar, pois as coisas são resolvidas entre os poderes de uma forma mais rápida e sem prejuízo para a população”, relatou a fonte.

Um conselheiro, em condição de anonimato, me disse que também recebeu a informação de que o relatório sugere a suspensão do programa, devido a alguns problemas encontrados, porém não soube detalhar.

Procurei o conselheiro Gerson Sica. Ele respondeu que, na condição de relator, não pode se manifestar, nem passar informações sobre processos em andamento.

Mal-estar em Floripa

O bispo Flori Ramos, que assumiu o comando do Republicanos na capital, após toda a repercussão de um possível rompimento com o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), postou uma foto antiga ao lado do prefeito com uma mensagem em que deixa a entender que estará com Topázio na eleição. A questão é: Flori realmente assumiu para manter o partido na base de Topázio, ou existiu uma intenção de se afastar quando o presidente estadual, Carlos Moisés da Silva, procurou o ex-vereador Pedro Silvestre, o Pedrão (Progressistas), para ser o candidato a prefeito do Republicanos? Também pode ser que recuaram quando sentiram que não levariam nem a metade do partido junto, é uma possibilidade.

Manifestações

Algumas lideranças dos Republicanos de Florianópolis se manifestaram contra qualquer afastamento do prefeito Topázio Neto (PSD). Os vereadores Claudinei Marques e Adrianinho Flor, tomaram a linha de frente. Enquanto Marques, que foi retirado do comando, deixou claro que seguirá com Topázio, Adrianinho foi além em um e-mail que me enviou: “Aqui é o Vereador Adrianinho Flor do Republicanos, assim como dito pelo ver. CLAUDINEI, eu tb estarei no projeto do Prefeito Topázio, Moisés caminha para mais uma derrota (sic) ”, escreveu. Alguns suplentes também se manifestaram sem querer se expor. Me disseram que não se afastarão do atual prefeito.

Deputado se manifesta

“Marcelo, eu participei das reuniões representando o PL e o Governo. O projeto é uma vitória de Santa Catarina, à Assembleia tem mostrado muita grandeza até aqui, apoiando e contribuindo com o Governo, não acredito ser uma disputa por protagonismo, mas sim que o Catarinense merece estar acima de questões políticas ou ideológicas, estão todos de parabéns, Governo e Assembleia (sic). ” – Carlos Humberto Silva – Deputado Estadual

Para encerrar o assunto

Uma fala que definiu em poucos minutos o que foi a criação do Programa de Transferência Especial Voluntária (TEV) foi a do deputado estadual Júlio Garcia (PSD). Um dos expoentes do parlamento catarinense, Garcia representou o sentimento dos demais deputados ao destacar o protagonismo da Assembleia Legislativa. Vale lembrar que, conforme escrevi ontem, o governador Jorginho Mello (PL) estava sentado em cima das demandas dos prefeitos que caíram no conto do PIX no governo de Carlos Moisés da Silva (Republicanos), mas ficaram de mãos abanando. O governo aceitou e ajudou a construir, mas a iniciativa foi da Alesc, que praticamente pressionou o governo a liberar os recursos aos prefeitos.

A fala

O deputado estadual Júlio Garcia (PSD) destacou o protagonismo da Assembleia Legislativa nos três principais projetos enviados pelo Governo do Estado ao parlamento. Lembrou da Reforma Administrativa, quando os deputados reconheceram a vitória eleitoral do governador Jorginho Mello (PL), dando a ele as condições para poder governar. Depois, a Universidade Gratuita, quando foram feitas as modificações e o processo para que o projeto fosse votado. Por fim, Garcia destacou que, no momento adequado, o presidente da Alesc, Mauro De Nadal (MDB), reuniu algumas lideranças e representantes do governo para dizer em alto e bom som que os prefeitos não aguentavam mais e que era preciso encontrar uma solução para o caso do PIX. “O papel da Alesc é representar”, afirmou Garcia, que teve a sua fala acompanhada com atenção por todos os deputados presentes.

Palhoça à espera do governo

A gestão do prefeito Eduardo Freccia (Podemos) de Palhoça aguarda a liberação do Governo do Estado para retomar três obras na cidade. A primeira é a ligação da BR-101 até a praia da Pinheira, próxima à subestação da Celesc, sendo que essa obra será o principal acesso às praias do município. A segunda é a ligação da BR-282 na Jaqueira até o Loteamento Jardins no Bairro Bela Vista. E a terceira e última é a ligação do bairro Pagani até São José, sendo que essa obra até é de extrema importância social, pois asfaltará toda a frente do Frei Damião, um dos bairros mais carentes de Santa Catarina. A prefeitura está pavimentando mais de 12 ruas no bairro. “Todas essas obras citadas são avenidas novas que irão criar novos eixos mecânicos e de mobilidade na cidade de Palhoça”, defende o deputado estadual, Camilo Martins (Podemos).

Valorizou o passe

A prisão do ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques, valorizou o passe da ex-prefeita de São José, Adeliana Dal Pont (sem partido). Dada como dispensável pelos liberais que viam em Vasques um nome para garantir o voto do eleitor bolsonarista, agora Adeliana aparece novamente como o nome que dará ao município uma candidatura viável para disputar contra o prefeito Orvino de Ávila (PSD). Mesmo sem admitir, as lideranças liberais operam para evitar qualquer contaminação vinda de Vasques, ao mesmo tempo que vão ao banco de reserva reviver Adeliana para o processo. Resta saber se a ex-prefeita aceitará ser usada como estepe.

De portas abertas

Quem está aberto para voltar a negociar com a ex-prefeita Adeliana Dal Pont, para aderir ao partido, é o Progressistas do senador Esperidião Amin. O deputado estadual Pepê Colaço, que já recebeu a pré-candidata a prefeita de São José para um almoço em seu gabinete na Assembleia Legislativa, me disse que o fato de ela ter quase ido para o PL não fechou as portas dos Progressistas. “Ela é muito bem-vinda”, afirmou Pepê.

Ganhou musculatura

Quem tem conquistado espaços importantes em Brasília é o deputado federal Carlos Chiodini (MDB). Além de relator da CPI das Americanas, que só não tem mais destaque por concorrer com duas outras CPIs do peso, que são a dos atos golpistas e do MST, Chiodini também tem portas abertas no Governo Federal. Ministros como Simone Tebet e Renan Filho sempre recebem o parlamentar catarinense para discutir as demandas de SC.

Temer: cidadão Catarinense

O ex-presidente da República, Michel Temer (MDB), recebe no próximo dia 17 o título de Cidadão Catarinense. A iniciativa partiu do presidente da Assembleia Legislativa, Mauro De Nadal (MDB). Temer será palestrante em evento da ADVB e será homenageado na Assembleia, a partir das 14h30. De Nadal destaca a importância do ex-presidente por sua trajetória, que inclui seis mandatos na Câmara dos Deputados, que ele presidiu em três oportunidades. Temer foi vice-presidente e assumiu a Presidência da República em maio de 2016. De Nadal destaca que a concessão do aeroporto Hercílio Luz de Florianópolis ocorreu após os projetos de modernização da infraestrutura do país na gestão de Temer.

Candidata de Jorginho

A vereadora Salete Cardoso (PL) é a pré-candidata do governador Jorginho Mello (PL) à Prefeitura de Biguaçu. Na vinda da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro ao estado, Salete recebeu o apoio para a disputa municipal.

Congresso homenageia a advocacia

Em sessão de homenagem ao Dia da Advocacia, que é comemorado hoje, no Plenário da Câmara Federal, o vice-presidente Nacional da OAB, Rafael Horn, representando a instituição, destacou a parceria entre a Ordem e os Poderes da República para o aprimoramento do sistema de Justiça. Segundo ele, em especial as recentes legislações federais aprovadas pelo Congresso, como a Lei 14.362/2022 que aperfeiçoou o Estatuto da Advocacia e ampliou as prerrogativas profissionais. “O exercício da advocacia é um ato de coragem, dignidade e de defender não apenas indivíduos, mas também princípios e valores que sustentam a sociedade”, destacou Horn.

Crimes de Saudades

O criminoso que matou crianças inocentes em Saudades pegou mais de 300 anos de prisão. Infelizmente, com no máximo 40 anos de pena ele terá que ser solto. O Brasil precisa endurecer as suas leis. Assassinos dessa natureza não deveriam ter a chance de voltar a conviver em sociedade. Que ele pague de todas as formas o crime que cometeu. Muita força para as famílias!!!

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta