Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

A Corregedoria da Secretaria de Estado da Administração Prisional está investigando uma grave denúncia contra servidores do setor de Inteligência e Informação da SAP. De acordo com os denunciantes, esses servidores estariam levando celulares para os presos.

Os autores da denúncia, a qual tive acesso, dizem que os servidores estariam agindo sob a orientação do diretor da DINF, André Augusto da Silveira. “Quando atuávamos conjuntamente em unidades prisionais da capital, já me deparava com acontecimentos de natureza alarmante, porém a situação atual é sem precedentes e está à beira do caos”, diz um trecho da denúncia.

Outra questão levantada é que dos celulares que são localizados em operações dentro do setor prisional, uma parcela significativa não aparece nos relatórios e volta para a inteligência, enquanto um pequeno número de aparelhos é encaminhado para a Polícia Civil. De acordo com os denunciantes, essa situação levantou suspeitas sobre uma possível prática de corrupção e ocultação de informações importantes.

Em outro trecho, um denunciante afirma ser importante não se eximir da responsabilidade de denunciar as irregularidades, mas que levantar essa situação implica em preocupações consideráveis ​​para ele, pois pode haver aspectos desfavoráveis ​​à sua integridade pessoal e profissional.

Ainda sobre o diretor de inteligência, o denunciante diz recordar de uma ocorrência passada, quando um detento foi flagrado com um celular escondido em suas roupas, após sair de uma entrevista com André Augusto da Silveira. “Isso só foi possível impedir graças ao trabalho de um plantão mais atento. O episódio ficou muito bem conhecido na unidade em que trabalhamos juntos, o que amplia minhas apreensões em relação à conduta ética do Diretor”, escreveu o denunciante.

Procurei a assessoria da SAP, que através de nota, informou que a denúncia está sendo apurada cuidadosamente pela Corregedoria da secretaria, já que é a responsável pela investigação interna do assunto. Sigo em busca do contato do diretor de inteligência citado na denúncia.

Denúncia política

Durante o dia de ontem, conversei com algumas pessoas ligadas ao setor prisional. Alguns afirmam que há problemas sérios, mas também teve quem atribuiu as denúncias à briga entre o secretário de Estado da Administração Prisional, Edenilson Schelbauer, e seu adjunto, Neuri Mantelli. Segundo uma fonte, pessoas ligadas a Schelbauer foram as responsáveis ​​pelas denúncias contra o diretor de Inteligência e Informação da SAP, André Augusto da Silveira, por ele ter sido indicado para o cargo por Mantelli. “Quem está fazendo a denúncia é a turma do Edenilson Schelbauer, secretário. Situação desesperadora, parceiro. ”

Falta coragem

Definitivamente, está faltando coragem ao governador Jorginho Mello (PL) para exercer o que lhe cabe, que é o papel de gestor, de comando. Desde que foram nomeados, Edenilson Schelbauer e Neuri Mantelli vivem uma intensa guerra de poder na Secretaria de Estado da Administração Prisional. Até quando o governador ficará fazendo cara de paisagem, enquanto acumula problemas na SAP, um dos setores mais sensíveis de uma gestão pública, onde qualquer problema poderá apresentar graves reflexos para a população. Ou Jorginho Mello descruza os braços e toma uma atitude, ou futuramente terá que arcar com a responsabilidade de algo mais grave que venha a ocorrer no setor prisional catarinense.

E os demais poderes?

Também cabe ao Ministério Público e à Assembleia Legislativa cobrar um posicionamento firme do Governo do Estado, para cessar esses problemas que estão se acumulando na Secretaria de Estado da Administração Prisional.

Respiradores: primeiro julgamento

No próximo dia 14, o Tribunal de Contas do Estado realizará o julgamento do caso dos respiradores fantasmas da Veigamed, adquiridos com pagamento antecipado de R$ 33 milhões. Será a primeira decisão no mérito sobre a operação, o que poderá dar ao TCE o protagonismo do caso, uma vez que ainda não houve julgamento no judiciário. O ex-secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino, será julgado pela ausência de termo de referência simplificado contendo informações mínimas acerca da contratação, pela falta de estimativa de preços fidedigna e contratação de empresa para fornecimento de 200 ventiladores pulmonares, sem habilitação jurídica e sem capacidade técnica, econômica e financeira, além de sobrepreço na aquisição. Isso ocorre mesmo considerando o aumento dos preços dos ventiladores pulmonares devido ao aumento da demanda em razão da pandemia do Coronavírus. Além dele, também serão julgados Carlos Charlie Campos Maia, Carlos Roberto Costa Júnior, Márcia Geremias Pauli e Leila Danielewicz.

Outras acusações

Serão julgados pelo Tribunal de Contas do Estado pelo direcionamento ilícito da contratação para aquisição de 200 respiradores o ex-secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino, o ex-chefe da Casa Civil, Douglas Borba, além dos servidores Carlos Charlie Maia, Márcia Geremias Pauli e Leila Danielewicz. Pela ausência de contrato no processo de compra e pelo pagamento antecipado, serão julgados Zeferino, Carlos Charlie, Márcia Pauli e Carlos Roberto Costa Júnior. O ex-secretário de Saúde também responderá pela ausência de publicação da dispensa de licitação no Diário Oficial. O relator do caso é o atual presidente do TCE, Herneus De Nadal.

Responsabilidade solidária

Os citados nas notas anteriores também foram responsabilizados de forma solidária com a empresa Veigamed, além de Fábio Guasti, Pedro Nascimento Araújo e José Florêncio da Rocha, pela aquisição pelo Estado dos 200 respiradores com pagamento adiantado, sem previsão no ato convocatório e sem estudo fundamental comprovando a real necessidade e economicidade da medida, contrariando a jurisprudência do Tribunal de Contas da União. O ex-governador Carlos Moisés da Silva (Republicanos) não é citado no processo que corre no TCE e tampouco no que tramita no judiciário.

Fechado com Orvino 1

O vice-prefeito de São José, Michel Schlemper (MDB), entrou em contato para se manifestar a respeito da informação que divulguei ontem, sobre a intenção do ex-senador Dário Berger de lançá-lo como candidato à Prefeitura contra o atual prefeito, Orvino de Ávila (PSD). Schlemper foi categórico ao afirmar que não há nenhuma possibilidade de estar em um projeto oposto ao de Orvino. “Nós estaremos juntos, dando continuidade ao nosso trabalho. Me causa estranheza o ruído de que há algum ressentimento na relação do senador Dário e o prefeito Orvino, mas se porventura houver, eu farei questão de atuar para estarmos todos juntos”, afirmou o vice-prefeito.

Fechado com Orvino 2

Em relação ao retorno do ex-senador Dário Berger ao MDB, o vice-prefeito de São José, Michel Schlemper (MDB), disse que torce para que ocorra, pois considera a liderança de Berger muito importante para os projetos local e estadual. “Por isso, não tenho dúvidas de que Dário estará ao meu lado e ao lado do meu projeto, o resto é especulação de quem sabe que com o fim da parceria Orvino e Michel só beneficia um terceiro. Eu estarei com Orvino”, escreveu Schlemper. ”

Reconhecimento

A equipe do prefeito de São José entrou em contato com a coluna a fim de ressaltar que Orvino de Ávila (PSD) trabalhou pela eleição do então candidato Dário Berger (MDB) ao Senado. Segundo me relatou a assessoria, antes das eleições, foi comunicado ao candidato ao Senado pelo PSD, Raimundo Colombo, que devido a uma longa amizade, Orvino trabalharia pela eleição de Berger. Colombo compreendeu a posição de Orvino em apoiar Dário Berger.

Eleição em Tubarão

O município de Tubarão agora sim tem um novo prefeito eleito. Jairo Cascaes (PSD), que estava na presidência da Câmara de Vereadores, foi eleito por 10 votos contra 5 do também vereador José Luiz Tancredo (MDB). Ele terá como vice o agora ex-vereador Moisés Nunes (Progressistas). Na eleição indireta, somente os vereadores votam, mas qualquer cidadão em dia com a justiça eleitoral pode se candidatar. Vale destacar que o pleito em Tubarão ganhou projeção estadual com o apoio a Tancredo do chefe da Casa Civil, Estêner Soratto Júnior, que é pré-candidato a Prefeito nas eleições diretas de 2024. Além de manifestações, um dos servidores nomeados no Governo do Estado entrou com ação para adiar a votação, pedido que foi rejeitado pela justiça.

Soratto se manifestou

O chefe da Casa Civil, Estêner Soratto Júnior, entrou em contato para dizer que o servidor que entrou com um mandado de segurança foi indicado pelo deputado estadual Volnei Weber (MDB) ao cargo. Soratto também tentou se afastar do pleito ao afirmar que o adversário do agora prefeito eleito, Jairo Cascaes (PSD), era o MDB.

Mais uma prefeitura

Com a eleição de ontem em Tubarão, o PSD ganha mais uma prefeitura e se coloca à frente do processo sucessório de 2024 no município. O presidente estadual do partido, Eron Giordani, e o deputado estadual Júlio Garcia (PSD), permaneceram em Tubarão e cumprimentaram o agora prefeito Jairo Cascaes pela vitória. Garcia fez as vezes de fotógrafo e registrou o cumprimento de Giordani ao novo prefeito.

Reação de Naatz

O deputado estadual Ivan Naatz (PL) manifestou-se sobre a possibilidade de nomes de seu partido de outras regiões se colocarem como candidatos à Prefeitura de Blumenau, no caso Daniela Reinehr e Júlia Zanatta. Segue a nota: “Alguém deveria avisar as federais que o PL tem em Blumenau o deputado mais votado do Vale Europeu e o mais votado em Blumenau. Em setembro, um executivo estadual do PL vai anunciar seu pré-candidato, até lá, qualquer notícia é especulação e deselegância”, escreveu Naatz, que preside o partido em Blumenau e coordena na região.

Posse de Guidi

Ontem, o deputado federal licenciado Ricardo Guidi tomou posse como secretário de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde. Guidi é bacharel em direito e pós-graduado em gestão empresarial. É filho do já falecido ex-prefeito de Criciúma, ex-deputado estadual e ex-secretário de estado Altair Guidi, e da professora e ex-senadora Sandra Zanatta Guidi. “O secretário Ricardo Guidi assume o desafio de acompanhar e defender o pequeno agricultor que faz todos os esforços para preservar uma grande parte das florestas nativas e das nascentes dos rios aqui em nosso estado. Precisamos reconhecer e ampliar os esforços de preservação”, afirmou o governador Jorginho Mello (PL).

Convite pessoal

O PSD segue se manifestando de que o convite para Ricardo Guidi foi de caráter pessoal, não para o partido que segue fora do governo de Jorginho Mello (PL). Um sinal claro foi dado pelas lideranças pessedistas que não compareceram à posse, com exceção de Darci de Matos (PSD), que assumiu a vaga na Câmara deixada por Guidi. O sim do deputado do PSD ao convite de Jorginho deixa no ar a possibilidade de que futuramente ele vá para o Partido Liberal. A madrinha da nomeação foi a deputada federal Júlia Zanatta (PL).

Escola da PM em Itajaí

O vereador de Itajaí, Laudelino Lamim (MDB), informou que o município poderá receber uma escola da Polícia Militar. Segundo ele, a região da AMFRI está no radar do governador Jorginho Mello (PL) para a implantação de até duas unidades. Lamim destacou que o deputado estadual Emerson Stein (MDB) tem trabalhado para que a região seja realmente contemplada.

Mais voos para Buenos Aires

Impulsionada pelos excelentes níveis de ocupação dos voos que ligam Florianópolis a Buenos Aires nos últimos meses, a companhia aérea argentina de baixo custo Flybondi vai começar a operar regularmente no Aeroporto Internacional de Florianópolis a partir de setembro deste ano. A rota que liga a capital catarinense à capital da Argentina terá frequência de dois voos semanais até novembro – aos domingos e quartas-feiras -, com destino ao aeroporto de Ezeiza. Na alta temporada de verão, entre dezembro de 2023 e março de 2024, a low-cost planeja oferecer voos diários ligando as duas cidades.

Universidades

O reitor da Unochapecó e presidente da Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc), Cláudio Jacoski, sentou-se ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana, que palestrou na abertura da 49ª Assembleia Geral da Abruc. Eles aproveitaram o evento para conversar sobre os desafios do ensino superior e as instituições comunitárias.

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta