Policiais Penais querem servidores de carreira no comando da SAP; MDB está desconfortável no governo; A possível judicialização do Universidade Gratuita entre outros destaques
Agora estamos nas redes sociais. Segue lá! |
Instagram: @scempauta |
Twitter: @scempauta |
https://www.facebook.com/scempauta |
Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148
Mesmo em meio ao constrangimento gerado pela briga do secretário de Estado da Administração Prisional, Edenilson Schelbauer, com o seu adjunto, Neuri Mantelli, o governador Jorginho Mello (PL) ainda não mexeu no comando da pasta.
Conforme divulguei em primeira mão, o governador já tomou a decisão de substituí-los. Porém, esbarra na escolha dos substitutos, o que pode justificar a demora na troca dos secretários. Enquanto isso, Schelbauer e Mantelli seguem trocando farpas nos bastidores.
Com a possibilidade de uma troca iminente, surgiu uma preocupação entre os policiais penais e agentes de segurança socioeducativos, sobre quem será indicado para comandar a SAP. Eu tive acesso a carta aberta enviada pela categoria ao governador. No documento é exposta a preocupação dos servidores que reconhecem que os escolhidos terão ligação política com o governo. Porém, lembram a Jorginho a promessa feita durante a campanha de que o comando da SAP seria dado a um servidor de carreira. “Essa promessa reforça a voz de se considerar a permanência de um servidor de carreira na referida vaga, levando em conta a complexidade e as particularidades que envolvem a atuação da Polícia Penal e Socioeducativo”, diz um trecho. A carta também chama atenção para a necessidade de formar uma equipe técnica para a atividade meio do setor prisional.
Por fim, os policiais penais e agentes socioeducativos pedem ao governador que atendam ao pedido da classe, reavaliando as indicações que já tenham sido feitas, para manter o que foi prometido na campanha de que o comando da SAP será dado a um profissional de carreira.
Judicialização
Entrei em contato com uma fonte ligada às universidades particulares para saber sobre um movimento para uma possível judicialização do projeto Universidade Gratuita. Os rumores são de que há uma definição para judicializar, porém está sendo buscada a forma. Segue a resposta ao meu questionamento a respeito do assunto: “Sobre a Universidade Gratuita, os setores jurídicos das instituições de ensino e das associações estão analisando as leis para decidirem sobre a possibilidade de judicialização. É um tema delicado”, escreveu a fonte.
Partiu para o confronto
Conversei com o deputado estadual Sargento Lima (PL) que aprovou na Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Jessé Lopes (PL), um convite ao comandante-geral da Polícia Militar, coronel Aurélio Pelozato, para que vá ao parlamento discutir a questão das aposentadorias dos militares. Lima deseja discutir o assunto de forma mais ampla e criticou o deputado Fabiano da Luz (PT), que cobra do governador Jorginho Mello (PL) que cumpra uma promessa de campanha de que resolveria a questão dos 14% cobrados dos servidores civis que ganham menos do que o teto do INSS. “Ele prometeu achar uma solução, em vídeo dentro de um carro. Estou esperando alguém falar isso na tribuna, e eu mostrarei o vídeo. Buscar solução é uma coisa, para compensar a perda, mas tem gente que, como eu disse, leva ao pé da letra só para pressionar. Temos uma pequena oposição, fraca, mal informada e desmoralizada”, criticou o parlamentar do PL.
Levantando barreiras
A fala do deputado estadual Sargento Lima (PL), que chama a oposição ao governo de Jorginho Mello (PL) de “fraca, mal informada e desmoralizada”, pode causar um mal-estar ao governo com deputados de outros partidos que até o momento não fizeram oposição de fato. Na verdade, há bancadas ajudando o governo, como no caso da Universidade Gratuita, que se uniram ao MDB, que está na base. Não só salvaram o projeto, mas também o próprio governador de futuros problemas na justiça.
Sobre Pelozato
Sem perceber, o deputado estadual Sargento Lima (PL) pode ter dado munição para alguns deputados, ao conseguir aprovar um convite ao comandante da Polícia Militar, coronel Aurélio Pelozato, para comparecimento à Comissão de Segurança Pública da Alesc. Acontece que outros parlamentares querem explicações sobre as nomeações de oficiais na Casa Militar para a concessão de gratificação.
Desconfortável
O MDB não está confortável no governo de Jorginho Mello (PL). O partido vê o deputado estadual Jerry Comper (MDB) como um secretário sem poder de atuação na Infraestrutura, que tem sido comandada de fato pelo adjunto Ricardo Grando. Além disso, a falta de dinheiro para investimento colocou Comper em uma posição de constrangimento frente aos prefeitos emedebistas. O partido aguardará por mais um tempo para ver se o governo realmente buscará recursos para a recuperação das estradas. Uma liderança do partido me disse que, se o valor não for liberado, a permanência no governo poderá ser reavaliada.
Para melhorar a relação
A fonte emedebista me disse que o partido conta com alguns gestos do governador Jorginho Mello (PL) para se sentir mais confortável. Questionei quais seriam esses gestos e a resposta foi que o governo já sabe, mas que precisa de mais diálogo para avançar. Perguntei se a entrega de mais cargos ao partido resolveria o problema. Segundo o emedebista, mais espaços no governo e aumento de partidos. “Apenas o MDB e o PL não podem fazer a defesa do governo. É necessário atrair o PSD, o Podemos, para formar uma base sólida”, afirmou.
Convite de Topázio
O presidente do PSB de Florianópolis, Homero Gomes, recebeu telefonema do prefeito Topázio Neto, que sinalizou um convite formal para que PSB e PSD iniciem conversas bilaterais visando 2024. A informação foi confirmada durante o encontro regional dos socialistas, realizado nesta semana.
Recado de Soratto
O chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Estêner Soratto Júnior, publicou um vídeo em uma rede social com imagens da visita do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a Santa Catarina. Em uma das imagens, ele aparece com a família e Bolsonaro. Agora, o que chamou atenção foi o trecho escolhido da música “Fogão de Lenha”: “Arrume tudo, mãe querida, o seu filho vai voltar”. Apesar de já estar acertado com o governador Jorginho Mello (PL) que deixará o governo para disputar a Prefeitura de Tubarão, Soratto seguirá negando as aparências e disfarçando as evidências até o aproximar do período eleitoral.
Homenagem a Antonieta
A Câmara de Vereadores de São José realizará no próximo dia 8 uma sessão comemorativa em memória e, ao aniversário de Antonieta de Barros, um dos maiores nomes da história política de Santa Catarina. O evento terá início às 19h e será realizado por iniciativa do vereador Toninho da Educação (PSB). Cada vereador indicará uma mulher negra para receber uma comenda por atuar no combate ao racismo e contra qualquer tipo de preconceito. Primeira deputada negra da história na América Latina, Antonieta foi professora, escritora, política e jornalista. No jornalismo, ela fundou o jornal A Semana e administrou o jornal Vida Ilhoa, ambos em Florianópolis. Antonieta também está sendo homenageada na Alesc; vale a pena dar uma passada lá e valorizar a história de uma mulher que era muito além de seu tempo.
Júlia em Blumenau?
A deputada federal Júlia Zanatta (PL) foi sondada por um grupo de empresários sobre a possibilidade de mudar o colégio eleitoral para disputar a Prefeitura de Blumenau. A parlamentar, que está em seu primeiro mandato, mesmo não tendo qualquer ligação com a região, recebeu 8.177 votos. “Pelo que sei, ela gosta muito da região e é algo que pode ser avaliado. Mas não sei muito além disso por enquanto”, me disse uma fonte ligada a Júlia.
Vereador cassado
O Tribunal Superior Eleitoral manteve ontem a decisão de cassação do mandato do vereador de Joinville Sidney Sabel (UB). A perda do mandato se deve a um processo contra o DEM, partido que se fundiu com o PSL para criar o União Brasil, pelo uso de candidaturas laranjas para cumprir a cota de gênero. Sabel, que segue no cargo até uma decisão final da justiça, deve recorrer. Se confirmar a perda em última instância, quem assume é Mauricinho Soares (MDB).
Insatisfação em Chapecó
Ontem, os vereadores de Chapecó, Fernando Cordeiro (PSC), Marcilei Vignatti (PSB), Sueli Suttili (PSD) e Wilson Cidrão (Patriota), participaram de uma audiência com a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto. Os vereadores ficaram incomodados com o anúncio do Governo do Estado de 100 UTIs pediátricas para várias regiões, inclusive para Lages, base de Carmen, enquanto Chapecó não recebeu nenhuma. A secretária teria dito que conhece a situação e que tem o compromisso de resolver.
Taxa de Juros
O deputado federal Jorge Goetten (PL) tem sido crítico da taxa básica de juros do Banco Central, a taxa Selic. Nesta semana, foi aprovado um pedido de sua autoria que convoca o presidente da autarquia, Roberto Campos Neto, para uma audiência pública na Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados. O debate será sobre o impacto da taxa nos pequenos negócios. Para o deputado, o anúncio do corte de 0,5 ponto percentual está bem longe do ideal.
Escola Lixo Zero
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Florianópolis, Fábio Braga, tem trabalhado a conscientização das crianças na preservação do meio ambiente por meio de ações educacionais em escolas públicas municipais. Com foco em compostagem e gerenciamento adequado de resíduos, o programa Florianópolis Capital Lixo Zero já implementou sistemas seguros em 35 escolas, processando 300 kg de resíduos orgânicos mensalmente. Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos estão em desenvolvimento para 124 unidades escolares. “Floripa já lidera a reciclagem entre as capitais brasileiras, com o engajamento das escolas municipais, vamos rumo às metas do Lixo Zero 2030”, comemora Braga.
Confira os nossos colunistas
Acesse a coluna do Paulo Gouvêa: “Os campeões da baderna”
Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148
Agora estamos nas redes sociais. Segue lá! |
Instagram: @scempauta |
Twitter: @scempauta |
https://www.facebook.com/scempauta |