O governador Jorginho Mello (PL) teria procurado o ex-deputado estadual Bruno Souza (Novo). Segundo uma fonte, Jorginho quer ter um candidato em Florianópolis e Souza é o nome da vez, já que não conseguiu filiar o prefeito Topázio Neto (PSD), pré-candidato natural à reeleição. Tentei falar com Souza que não se elegeu a deputado federal, mas não fui atendido.

Outro nome que tem interesse em disputar na capital é a deputada federal Daniela Reinehr. De acordo com fontes do PL ela já teria feito algumas conversas. No caso de Bruno Souza, que já foi vereador de Florianópolis, tem sentido uma possível candidatura. Agora, casos como o de Daniela em Florianópolis e Júlia Zanatta em Blumenau revelam que no PL a ideia é que para se eleger em Santa Catarina basta se dizer bolsonarista. Não precisa ter propostas, projeto de governo e nem qualquer ligação histórica com algum município, basta usar o nome do ex-presidente da República Jair Bolsonaro que a eleição está garantida.

Esses tipos de candidaturas, caso ocorram, serão um verdadeiro teste para o eleitor catarinense sobre o que é mais importante: a ideologia ou os interesses da vida real de seus municípios. Enquanto isso, importantes lideranças locais devem perder espaço para nomes importados.