Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

Ontem na Assembleia Legislativa, ouvi de alguns deputados, a preocupação com o curto prazo para a votação do projeto da Universidade Gratuita. Tem quem entenda que não há tempo hábil para a tramitação nas comissões e votação em plenário. Vale lembrar que tem o recesso que poderá atrasar ainda mais a pauta.

Por sua vez, o presidente da Alesc, Mauro De Nadal (MDB), me disse que convidará os líderes de bancada para uma conversa, com o objetivo de ajustar o calendário. De Nadal acredita que é possível trabalhar por uma tramitação mais rápida, inclusive, unificando as sessões de algumas comissões.

Apesar da confiança no calendário, algumas questões preocupam o presidente da casa e demais parlamentares. Acontece que a Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup), ameaça entrar na justiça, caso o projeto seja aprovado na forma original. O argumento é de que haverá uma intervenção estatal na economia, situação que poderá causar prejuízos e até provocar a falência de algumas faculdades privadas. Por outro lado, a Acafe que representa as universidades comunitárias também ameaça judicializar, caso haja mudança no projeto, para aumentar o percentual de bolsas para as privadas.

Diante desse cenário, De Nadal me disse que todos os atores do processo precisam trabalhar, para construir um acordo entre a Acafe e a Anup, caso contrário, o projeto não será votado em plenário.

Relatoria

Ontem o deputado estadual, Napoleão Bernardes (PSD), me disse que ainda não foi procurado por ninguém do governo, para conversar sobre a relatoria do projeto da Universidade Gratuita. Ele soube pela minha coluna do interesse do governo de articular, para que ele assuma a relatoria do projeto. O deputado é um dos principais defensores das universidades comunitárias.

Dário em Floripa?

Na próxima semana deve acontecer a conversa entre lideranças do MDB e o ex-senador, Dário Berger (PSB). Uma fonte me contou que, ao contrário do que deseja Berger, que é disputar a Prefeitura de São José, a ideia será convencê-lo a ser candidato em Florianópolis. O motivo é que serão retomadas as conversas com a ex-prefeita Adeliana Dal Pont, para que ela seja a candidata emedebista em São José. Questionei como ficará a situação do atual vice, Michel Schlemper (MDB). A resposta é que terá que ser ajustada.

Paralisação na Celesc

Através de nota a Intercel anunciou uma paralisação, para hoje, de todos os funcionários da Celesc. De acordo com a entidade, a Diretoria da empresa tem se negado a negociar e, avança para terceirizar atividades na empresa. “Infelizmente, a Diretoria da Celesc não reconhece o valor da categoria, protelando negociações que impactam a saúde dos trabalhadores, além de sua remuneração e vida. Além de não negociar, desrespeitando aqueles que constroem a grandeza da Celesc Pública, a Diretoria tem encaminhado propostas para aumentar a terceirização de atividades, em detrimento da qualidade dos serviços prestados ao povo de Santa Catarina”, diz parte da nota.

Falta Hemosc

O deputado estadual, Gerri da Consoli (PSD), quer uma audiência com a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, para discutir a falta de uma unidade do Hemosc para atender Rio do Sul e o Alto Vale do Itajaí. Consoli me disse que muitas pessoas querem doar sangue, mas são desestimuladas por terem que viajar para Lages ou Blumenau onde tem o hemocentro.  Atualmente, apenas o Hospital Regional Alto Vale em Rio do Sul e o Hospital Estadual Waldomiro Colautti de Ibirama, tem bancos de armazenamento de sangue, o que não tem sido suficiente.

Kleinübing assume

Após a aprovação de sua indicação por parte do Banco Central, João Paulo Kleinübing assumiu, ontem, o cargo de diretor financeiro do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Ele foi recebido pelos atuais diretores da instituição, Marcelo Haendchen Dutra e Eduardo Pinho Moreira, que ontem deixou o banco. Kleinübing participou também de uma reunião virtual, que teve a participação do atual diretor-presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski, e o diretor de Planejamento, Otomar Vivian.

Moreira na fundação

O ex-governador Eduardo Pinho Moreira (MDB) se reuniu com o presidente da Assembleia Legislativa, Mauro De Nadal (MDB). Na saída, encontrou no hall de entrada do parlamento os deputados Júlio Garcia (PSD), que está licenciado, e Pepê Collaço (Progressistas). Pinho Moreira falou de sua saída do BRDE e, anunciou que será o próximo presidente da Fundação Ulisses Guimarães, que pertence ao MDB.

Eleição indireta

Questionado o ex-governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), disse que avalia a possibilidade de disputar a eleição indireta para a Prefeitura de Tubarão, caso ocorra neste ano, como defendem algumas lideranças devido as prisões do prefeito, Joares Ponticelli (Progressistas) e do vice Caio Tokarski (UB). Mas, de acordo com algumas fontes, Moisés está de olho mesmo é no pleito do próximo ano.

Bancada da Fé

Ontem à tarde, logo após a sessão ordinária da Assembleia Legislativa, os deputados Sérgio Motta (Republicanos), Jair Miotto (UB), Marcos da Rosa (UB) e Lucas Neves (Podemos), fizeram um momento de oração. Motta é bispo, Miotto e Rosa são pastores e Lucas também é atuante no meio evangélico. A informação é que a oração foi pela Frente Parlamentar Evangélica que será criada nos próximos dias.

Turismo sustentável

Apoiada, principalmente, pelo Programa DEL Turismo, criado e desenvolvido pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), e pelo Instituto DEL, Bombinhas passou pelo processo de identificação de potenciais turísticos na comunidade, juntamente com desenvolvimento desses potenciais com olhar voltado às práticas sustentáveis. A história de boas práticas da pesca artesanal da Tainha, tradição antiga dos pescadores da península de Bombinhas, e o resgate da cultura ancestral da região, levou o destino à primeira colocação na categoria Cultura e Tradição e colocou o menor município de Santa Catarina na mira do turismo sustentável internacional.

Greve ilegal

O desembargador, Sérgio Roberto Baasch, determinou ontem aos servidores municipais de Florianópolis o retorno aos trabalhos. Caso a medida não seja cumprida, uma multa de R$ 100 mil por dia, deverá ser paga. O magistrado considerou ilegal a greve definida em assembleia do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sitrasem). Ele atende as alegações do Executivo de que a greve é abusiva por não ter sido respeitado o aviso prévio de 72 horas antes do início. Além disso, não foram mantidos os serviços essenciais.

Acompanhe os nossos colunistas

Acesse a coluna do Thiago de Miranda Coutinho. Coluna escrita em parceria com o professor, Jacinto Nelson de Miranda Coutinho: “A Constituição está ultrapassada para o Processo Penal? Uma provocativa reflexão “dos Miranda Coutinho”

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta