Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

Coluna em áudio

Ontem fui procurado por alguns pais e estudantes de medicina que cursam a graduação em universidades do Sistema Acafe. Eles estão reclamando da perda das bolsas do Uniedu, via artigo 170.  

Segundo relatos, os estudantes estão preocupados, principalmente os que estão esperando as bolsas de estudo no curso de medicina. “Bateu o desespero, 90% dos estudantes não tem como pagar as mensalidades esse semestre. Já estão recebendo a negativa de que não terão as bolsas este semestre, a maioria não tem como pagar até que seja votada a próxima lei”, escreveu o pai de uma acadêmica.

O assunto também foi levantado pela deputada estadual, Luciane Carminatti (PT). Segundo ela, se governo fala em universidade gratuita, quem já tem bolsa do Uniedu não pode ficar sem o auxílio.

Através de nota a Secretaria de Estado da Educação informou que o Programa Uniedu não sofreu qualquer tipo de mudança no primeiro semestre de 2023 e, teve investimentos de R$ 505 milhões. “A concessão das bolsas, que variam entre 25% e 100%, é de responsabilidade de cada instituição de ensino superior”, informa o governo. A nota ainda destaca que o cronograma está disponível no site da Uniedu.

Ângela na disputa?

A ex-deputada federal Ângela Amin (Progressistas) não descarta uma nova disputa à Prefeitura de Florianópolis. Segundo uma fonte, ela está aberta a participar do pleito, mas também não descarta uma aproximação com o prefeito Topázio Neto (PSD), que disputará a reeleição.

Marquito avança

Lideranças do PSOL afirmam que ganhou força a pré-candidatura do deputado estadual, Marcos Abreu, o Marquito (PSOL), para a Prefeitura de Florianópolis. De acordo com o presidente do partido na capital, Leonel Camasão, Marquito conta com a simpatia da base que deseja apoiar uma aliança de esquerda.

De olho nos tucanos

O governador Jorginho Mello, que também acumula a presidência estadual do PL, está de olho em lideranças do PSDB. Jorginho teria conversado com prefeitos e vereadores tucanos. A ideia é atraí-los para o PL.

CPI em Gaspar

A Câmara de Vereadores de Gaspar aprovou a abertura de uma CPI, para apurar os áudios atribuídos ao ex-secretário de Fazenda, Jorge Pereira. Os partidos têm cinco dias para apresentar os nomes que integrarão a comissão. Os vereadores do PSD e do PT não vão indicar, sobrando as vagas para o MDB, Progressistas, PSDB, PL e PDT. A situação terá a maioria, o que provocou um protesto inusitado de alguns munícipes e do vereador Alex Nurnier (PL). Pizzas foram levadas para a Câmara e os manifestantes disseram que a CPI não dará em nada. O prefeito Kleber Wan-Dall (MDB) chegou a exonerar o secretário de Planejamento, Francisco Anhaia (MDB), para voltar à Câmara para assumir a liderança do governo e participar da CPI.

Em Laguna

Vereador mais votado de Laguna, Kleber da Kek (UB), está sendo sondado por alguns partidos e já recebeu convite formal do Progressistas para disputar a Prefeitura. Kleber foi um dos principais apoiadores do ex-governador, Carlos Moises da Silva (Republicanos), que é morador de Laguna. O atual prefeito Samir Ahmad (Republicanos), é candidato natural à reeleição.

Energia trifásica

O Governo do Estado e a Celesc anunciaram a substituição de 500 quilômetros de rede monofásica por trifásica, permitindo que o produtor tenha mais disponibilidade e qualidade de energia elétrica. A coletiva para a imprensa foi realizada no final da manhã de ontem, na Casa da Agronômica, em Florianópolis. Entre as regiões beneficiadas estão o Oeste, o Planalto Serrano, o Planalto Norte e o Alto Vale.

Jessé se manifesta

“Na coluna de 4 de abril de 2023, o colunista Marcelo Lula, do Portal SC em Pauta, publicou a manchete “Foco na ALESC, Deputado! ”, afirmando que as manifestações do Deputado Jessé Lopes (PL/SC) não “interessam aos catarinenses”.

Cumpre ressaltar que o colunista publica o trecho desconsiderando toda a sua atuação voltada à moralidade na Administração Pública, liberação de valores trancados na Secretaria de Saúde, destinados aos hospitais que tanto sofriam com os atrasos nos pagamentos, qualidade na prestação de serviços e regularidade na contratação do SAMU – tendo inclusive proposto CPI para investigar desvio de verbas oriundas do contrato de 2018 – cinco projetos de lei apresentados apenas em 2023, dentre tantas outras medidas que, infelizmente, o jornalista optou por desconsiderar.

Em menos de um mês à frente da Comissão de Segurança Pública, o Deputado já alinhou com o Governo do Estado a nomeação dos excedentes da SAP e o aumento no efetivo da Polícia Penal.

Analisar os frutos de um mandato parlamentar com base unicamente em postagens rápidas no Twitter de um dia específico, em meio a um universo de quase 5 anos de efetivo mandato, não transmite qualidade ou interesse na boa prestação de informações aos leitores do portal, ou ao próprio povo de Santa Catarina.

Quiçá, se fosse de interesse do respeitado jornalista contribuir para os trabalhos “relevantes” ao Estado, poderia ele dar maior visibilidade a projetos de grande impacto social propostos pelo parlamentar, a dizer o PL que garante acompanhamento para mulheres em procedimentos de saúde – que tramita em prioridade na ALESC com apoio de mais da metade dos Deputados da atual legislatura.

Por bem, esclarecemos que o Deputado passou a tarde toda desta segunda-feira em reunião na Secretaria de Saúde, alinhando soluções com a Secretária Carmem Zanotto para a situação dos repasses e da manutenção dos leitos de UTI do Hospital de Içara, o que também foi publicizado em rede social e, infortunadamente, desconsiderado ao elaborar a manchete em apreço.

O Gabinete 116 fica à disposição do nobre jornalista para contribuir com informações complementares. O mandato vai muito além do que é exposto em uma rede social, mas para isso é necessário acompanhar melhor e de perto a atuação do Parlamento. Foco na ALESC, jornalista! ” – Gabinete do Deputado Jessé Lopes (PL/SC)

Foco na Alesc?

A nota do deputado estadual, Jessé Lopes (PL), foi publicada nesta coluna por ser um direito do parlamentar responder a uma crítica e, assim foi feito. Porém, ao sugerir que eu tenha foco na Alesc, quem escreveu a nota se mostra totalmente desligado da realidade. A minha coluna é uma das que mais repercute os assuntos do parlamento catarinense. Se o deputado Jessé Lopes (PL) não teve mais espaço nesses últimos tempos, talvez seja, por não ter se comunicado melhor. As suas ações apresentadas pela assessoria, de fato, merecem destaque, mas vale lembrar que não passa de obrigação, foi eleito para isso. O deputado pode fazer ainda mais pela população catarinense, é só deixar de ficar tuitando assuntos que não fazem a mínima diferença para a vida real das pessoas. No mais, a coluna segue aberta para as pautas do parlamentar e sempre estará aberta aos seus colegas também. Foco no que é importante, deputado!!!

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta