Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

Coluna em áudio

Após a deputada estadual Luciane Carminatti (PT) chamar a atenção para os cortes no programa Bolsa-Estudante, outros parlamentares me procuraram para informar que um pedido de convocação do secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, será aprovado com facilidade. Até mesmo deputados da base concordam com o pedido de explicação.

O corte apareceu no Diário Oficial mostrando que as cerca de 60 mil bolsas concedidas no ano passado, devem cair para 10 mil neste ano. Luciane é presidente da Comissão de Educação na Assembleia Legislativa e tem conversado com outros deputados, sobre o risco de aumentar a evasão escolar, pois, sem as bolsas, muitos alunos terão que trabalhar.

O problema para o governo é que em meio as buscas de recursos para implementar o programa Universidade Gratuita, o corte das bolsas para alunos gera um debate, o qual, segundo um dos parlamentares que me ligou, colocará em comparação a responsabilidade do Estado sobre o ensino médio e o acesso à universidade.

O fato é que o governo somente conseguirá evitar o desgaste de ter um secretário convocado para dar explicações na Alesc, se houver uma antecipação de movimento. Uma fonte ligada ao governo me disse que é melhor convidar os deputados e explicar a situação do Bolsa-Estudante, de preferência, já apresentando uma solução.

Tem novidade no ar!!!

Em abril eu estreio como comentarista nas rádios Massa FM em três regiões. Rádio Massa FM da Grande Florianópolis, Rádio Massa de Brusque, Itajaí e Balneário Camboriú, além da Rádio Massa Blumenau. No total, falarei para cerca de 150 municípios de segunda à sexta. Segundo o Ibope é a maior audiência do rádio em Santa Catarina. Além disso, alguns dos principais assuntos publicados diariamente na minha coluna no SCemPauta, também estarão na minha coluna no portal Guararema News. Conto com a sua audiência!

Mal-estar na Capital

A postagem feita ontem pelo presidente estadual do União Brasil, Gean Loureiro, lançando o secretário de Turismo da Capital, Ed Pereira, como o nome do partido para a majoritária municipal, gerou um grande mal-estar. Acontece que a postagem fez com que todos entendessem que Pereira estava sendo lançado como candidato a prefeito, mesmo fazendo parte da gestão de Topázio Neto (PSD), nome natural para a reeleição. Ed se mostrou constrangido nos bastidores e preferiu se esconder dos holofotes, enquanto que Gean Loureiro em conversa que tivemos a noite, esclareceu que não lançou candidato a prefeito, mas, sim, um nome para a majoritária para ser o vice de Topázio.

Brigando por espaço

O movimento de Gean Loureiro (UB) provoca duas leituras: a primeira que ele consolida o apoio ao projeto de reeleição do prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD). Segundo, Loureiro deseja ser um dos protagonistas do processo e, para isso, antecipa um movimento ao lançar Ed Pereira (UB), para brigar por um espaço para o seu partido na majoritária.

CPI em Biguaçu

Cinco vereadores de Biguaçu assinaram o pedido de abertura de CPI, sobre o gasto do município com os serviços de energia elétrica através da empresa Energiluz, que atende o município desde 2016. O número é o mínimo necessário para o pedido que será avaliado e votado hoje. A expectativa é que seja autorizada a abertura da CPI. Vereadores chegaram a apresentar denúncias em relação a arrecadação da taxa Cosip e os pagamentos feitos para a empresa. O pedido de abertura foi assinado pela vereadora Salete Cardoso (PL), e pelos vereadores Fernando Duarte (Progressistas), Claudemir Aires (PSD), Rodrigo Ocker (Podemos) e Luiz José Júnior (PSD).

Prefeito absolvido

O ex-prefeito de Zortéa, Paulo Franceschi, foi absolvido no processo, no qual foi réu, sob a acusação de fraude à licitação e corrupção passiva na compra de uma retroescavadeira. O depoimento de delatores que não foram comprovados, levaram Paulo a responder o processo. De acordo com o advogado Noel Baratieri, assim que transitar em julgado o processo, o ex-prefeito ingressará com medidas judiciais contra os delatores, para buscar a reparação de todos os danos materiais e morais causados.

Segurança nas escolas

Ontem o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), anunciou que vai ampliar o número de escolas com equipamentos de segurança na entrada. O objetivo é evitar atentados, como o que ocorreu ontem em São Paulo. Cinco escolas já contam com os equipamentos e, mais 12 estabelecimentos de ensino também terão as portas de segurança.

Recados

O deputado estadual, Ivan Naatz (PL), tem mandado alguns recados nas redes sociais. Ele fez uma postagem falando de quem é companheiro, ou não é, citando palavrações. Nos bastidores são inúmeras as especulações sobre quem é o alvo da fúria de Naatz.

Tarifa Zero

No próximo dia 13 de abril em Garopaba acontecerá o lançamento do programa Tarifa Zero nos municípios catarinenses. Prefeitos, vereadores, entre outras lideranças darão início a um movimento em prol da gratuidade no transporte coletivo. O deputado estadual, Marcos Abreu, o Marquito (PSOL), confirmou presença no evento.

Povos indígenas

O governador Jorginho Mello (PL) recebeu ontem representantes dos povos indígenas de Santa Catarina. Também participaram do encontro a secretária de Estado da Assistência Social, Alice Kuerten, e o secretário de Estado da Agricultura, Valdir Colatto. Entre as demandas apresentadas, estão o pedido de apoio para aumentar a produtividade das plantações, microcrédito para financiar a produção agrícola das comunidades indígenas, além de reformas nas escolas e ginásios dentro dos territórios. “Agora nós vamos analisar e dar resposta para todos os pedidos. O que der pra fazer nós vamos responder e já colocar em prática. O que não der, nós vamos responder e explicar porquê”, explicou Jorginho.

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta