Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

Coluna Gravada

No máximo até sexta-feira (31) o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, apresentará o projeto final do programa Universidade Gratuita. Estão sendo feitos os arredondamentos antes da apresentação ao governador Jorginho Mello (PL).

A ideia é levar o projeto às instituições de ensino e aos deputados estaduais, assim que houver a concordância do governador. A previsão é que leve ainda mais duas semanas, até o protocolo da proposta na Assembleia Legislativa.

Segundo uma fonte ligada ao governo, o limite da faixa de renda familiar que os estudantes terão que apresentar, será de 20 salários mínimos para medicina e de 10 mínimos para os demais cursos. Também só terá direito a participar do programa quem comprovar que mora em Santa Catarina, pelo menos, há 5 anos. Quanto aos demais critérios de análise serão baseados no Uniedu e, as vagas serão todas para as universidades do Sistema Acafe.

Também apurei que o governo pretende dar início ao programa, já no segundo semestre, com 40 mil alunos, chegando a 70 mil em 2026. O custo inicial para o governo deve ficar no máximo, em R$ 400 milhões neste ano, devendo em três anos saltar para R$ 1,2 bi.

Questionado sobra as universidades particulares, a fonte me disse que elas se enquadrarão no Artigo 171, com os investimentos em bolsas passando de 10% para 20%. Já o Universidade Gratuita será enquadrado no Artigo 170.

Ex-governador 1

Em entrevista ao colega Denis Luciano da Rádio Cidade de Criciúma, o ex-governador, Eduardo Pinho Moreira, disse que poderá assumir a presidência do MDB de Criciúma, o qual considera que precisa “melhorar muito”. Pinho Moreira também demonstrou certo arrependimento por não ter disputado a eleição no ano passado, mas não descartou voltar a ser candidato.

Ex-governador 2

Quem segue se movimentando é o ex-governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos). Ele participou no final de semana em São José, do Congresso do Movimento Brasil Livre (MBL). O encontro contou com as principais lideranças do grupo que tem atuação nacional. Moisés chegou a vestir a camisa do MBL e, em sua fala, disse que pretende seguir atuando na política. Há alguns dias divulguei que Moisés poderá disputar a Prefeitura de Tubarão.

Luciane quer explicação

A deputada estadual Luciane Carminatti (PT) deve entrar com um pedido de convocação do secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, para que explique a redução de 60 mil para 10 mil beneficiados com o Bolsa Estudante. A parlamentar entende que o Governo do Estado precisa explicar os motivos que levaram à redução.

Pagamento de tributos

O deputado federal Valdir Cobalchini (MDB) apresentou um projeto de lei, sobre a data de pagamento de impostos. A matéria determina que todos os tributos que tiverem como data de pagamento, o final de semana, ou, feriados, que seja possível efetuar o pagamento no primeiro dia útil após o prazo. Atualmente os contribuintes precisam efetuar o pagamento antes da data. Na proposta de Cobalchini, quem pagar antes, terá direito a desconto.  

Não disputará

O ex-deputado estadual, pastor Narcizo Parisotto, entrou em contato para negar que voltará a disputar eleições. Fontes informaram que ele poderia disputar novamente uma vaga à Assembleia Legislativa, informação prontamente negada por Parisotto. Durante o final de semana ele participou de um evento da Igreja Quadrangular, ao lado de seu afilhado político, deputado estadual, Jair Miotto (UB), num claro sinal de união.

Bombeiros voluntários

A senadora Ivete Appel da Silveira (MDB) apresentou no Senado um conjunto de ações, em prol dos bombeiros voluntários. A parlamentar demonstrou preocupação, pois, depois de 21 anos, foi aprovado na Câmara dos Deputados o projeto de lei que determina que apenas bombeiros militares podem usar os termos “bombeiro” e “corpo de bombeiros”. Entre as sete medidas propostas pela senadora está a PEC que tem como intenção, viabilizar e resguardar a existência dos bombeiros voluntários nas cidades. Além disso, determina o funcionamento dos voluntários e estabelece normas gerais para as corporações.

Oportunidade a jovens

O Ministério Público realizará, amanhã, a segunda audiência pública para apresentar o programa Trabalhando Juntos a empresários de Joinville. O evento ocorrerá das 14h às 17h, na Associação Comercial e Industrial de Joinville (ACIJ). Além de mostrar o funcionamento do programa, o objetivo é sensibilizar e orientar empresários quanto à importância da contratação de adolescentes em situação de acolhimento institucional, bem como daqueles em cumprimento de medidas socioeducativas e em situação de vulnerabilidade social.

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta