Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

A partir de hoje temos mais uma novidade! Além de ler a coluna, você também poderá ouvir. Foram vários os motivos para a criação desse material, como a questão da acessibilidade, também para quem estiver dirigindo, ou em alguma atividade que não permita a leitura. Por enquanto os áudios serão apenas da coluna. Somente num segundo momento colocaremos áudio também nas informações que divulgamos durante o dia. Clique e aproveite:

A provável federação que unirá o Progressistas e o União Brasil, casamento que nascerá com números robustos, começa a atrair o interesse de lideranças de outros partidos.

Na semana passada o ex-deputado estadual, Gelson Merisio, recebeu em sua residência o ex-governador, Raimundo Colombo (PSD). Além de um bom vinho, conversaram sobre o cenário político enquanto jogavam baralho. Uma fonte próxima aos dois me relatou que não foi apenas uma leitura de cenário, mas, sim, um projeto de fortalecimento do Progressistas, partido ao qual devem se filiar.

O pragmático Merisio que já foi apoiador do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), e na eleição do ano passado do então candidato, hoje presidente Lula (PT), segue filiado ao Solidariedade, partido sem a mínima expressão em Santa Catarina. Pensou que todas as movimentações que fez em prol de Lula e Décio Lima (PT), que disputou o Governo do Estado, lhe renderiam um bom retorno junto ao Governo Federal, o que não ocorreu. Os sinais de que Merisio está se afastando da esquerda começaram a aparecer, quando surgiram nomes indicados por ele no governo de Jorginho Mello.

Colombo também não estaria se sentindo à vontade no PSD, aceitou o convite de Merisio e, segundo uma liderança, resolveram passar uma borracha nos problemas do passado e, devem liderar um grupo que pretende mudar de mala e cuia para o Progressistas. Para alguns amigos, Colombo teria dito que “o caminho de volta para casa não precisa de muita explicação”.

O fato é que Gelson Merisio e Raimundo Colombo entendem que no Progressistas é possível sonhar com a construção de um projeto, em que esteja um dos dois na cabeça para disputar o Governo do Estado em 2026. Para isso, contam com a força da provável federação com o União Brasil. Quanto a espaços, o próprio Merisio entende que não há hoje, um nome nos dois partidos para disputar a Casa D’Agronômica. Além disso, ele acredita que o senador Esperidião Amin está enfraquecido, após não ter conseguido reeleger a deputada federal, Ângela Amin, e nem o deputado estadual, João Amin, o que o faz pensar que é possível tomar conta do partido, como já fez em 2018 sem precisar sair do PSD, para ao qual tentou voltar, mas não conseguiu abrir as portas.

MDB de olho

O ex-deputado federal, Rodrigo Coelho (Podemos), está na mira do MDB. O partido quer o ex-parlamentar como o seu candidato a prefeito de Joinville no próximo ano. Uma fonte me disse que nos próximos dias o presidente estadual do MDB, deputado Carlos Chiodini, se encontrará com Coelho para fazer um convite oficial. A fonte também informou que a ideia já conta com a bênção do presidente do MDB de Joinville, deputado Fernando Krelling, e da senadora Ivete Appel da Silveira.

Pré-candidato do Podemos

Ontem à noite em contato com o ex-deputado federal, Rodrigo Coelho, ouvi mais uma vez que ele é pré-candidato a prefeito de Joinville pelo Podemos. Segundo ele, houve conversa com o MDB e com mais partidos, para tentar formar uma grande aliança. Questionado se descarta se filiar ao MDB, Coelho disse que não, porém, fez questão de afirmar que está feliz no Podemos. “Hoje não tenho motivos para sair”, destacou. O fato é que Rodrigo Coelho vê a situação com cautela, mas a chance de mudar de partido existe. O MDB é maior que o Podemos, além disso, Coelho tem uma forte relação de amizade com o presidente emedebista, Carlos Chiodini. A depender do projeto que for apresentado, Rodrigo Coelho pode se tornar o nome do MDB na eleição de Joinville.

O preferido de Salvaro

O secretário Geral de Governo de Criciúma, Arleu da Silveira, é o nome preferido do prefeito, Clésio Salvaro (PSDB), para a sua sucessão. Salvaro fala com cautela, diz que não basta ter o seu apoio, que é preciso ser o nome do município, porém, algumas afirmações clareiam as intenções do líder tucano. Para Salvaro, Arleu é o nome que está mais em evidência, até mesmo pela proximidade que tem com o seu governo. O prefeito chegou a mencionar alguns outros nomes, como os dos secretários da Saúde, Acélio Casagrande, da Fazenda, Vagner Spindola e Celito Cardoso da Educação. Quanto a deputada federal, Geovânia de Sá, que afirmou querer ser a candidata da situação, Salvaro não descarta, porém, entende que ela ajuda mais o estado e Criciúma atuando em Brasília. Vale lembrar que Geovânia não se reelegeu e, está no mandato apenas porque Carmen Zanotto assumiu a Secretaria de Estado da Saúde. Portanto, se em algum momento Carmen voltar para Brasília, Geovânia ficará sem mandato.

Tramontin na disputa

O ex-promotor de Justiça, Odair Tramontin, que disputou o Governo do Estado, deve ser novamente candidato a prefeito de Blumenau. Tramontin que há alguns dias teve que passar por um procedimento cirúrgico por causa de um acidente, se recupera bem. Vale destacar que para o pleito do próximo ano, o Novo liberou o uso do Fundo Eleitoral e até mesmo, a formação de alianças, o que poderá fortalecer o projeto de Tramontin que disputou no ano passado o Governo do Estado. Em Blumenau ele foi o quarto colocado com 22.120 votos, quase empatado com o ex-governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), que contou no primeiro turno com o apoio do atual prefeito, Mário Hildebrandt (Podemos). Moisés teve 22.609 votos.

Em falar…

Falando do ex-governador, Carlos Moisés da Silva, eu soube por ele que o projeto do Republicanos para 2026 é de eleger pelo menos, um deputado federal. Moisés não descarta uma nova disputa ao Governo do Estado, ou para o Senado, porém, dentro do partido tem havido um processo de convencimento para que ele dispute a deputado federal, possibilidade que não é rechaçada pelo ex-governador.

Pensando nos animais

O novo presidente da Fundação Cultural de Chapecó, Fellipe Quadros, além de pensar em ações para o setor, também segue atuando na causa animal. O Centro de Eventos é o primeiro local público do município a contar com água e ração para os animais de rua, que são bem-vindos ao local. Pensar em quem não pode se defender deve ser uma prática de qualquer bom gestor público, além de todo e qualquer cidadão. Agora, vale valorizar atos como esse. Que a ideia se espalhe!!!

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta