Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

Só há mais uma vaga disponível para a mesa diretora da Assembleia Legislativa, que será eleita hoje, após a sessão de posse dos deputados estaduais. A expectativa é sobre quem ocupará a vaga.

O fato é que o parlamento mais uma vez consegue se ajustar para manter a harmonia da Casa. Se por um lado, após a sessão de hoje poderemos ver poucos deputados insatisfeitos com o resultado, por outro, a maioria sairá como vencedora de um processo de construção que começou ainda em novembro do ano passado, através de Mauro De Nadal (MDB) que terá a oportunidade de presidir a Alesc pela segunda vez.

Após o resultado, publicarei uma análise sobre as movimentações que definiram a formação da mesa, além do que isso representará para a correlação de forças entre Executivo e o parlamento.

A exaustão

Ontem as conversas para as definições foram a exaustão. Flagrei no segundo andar do prédio da Assembleia Legislativa uma cordial conversa entre opostos. Marquinhos Meurer, homem forte do gabinete da deputada estadual, Ana Caroline Campagnolo (PL), e os deputados do bloco da esquerda, Fabiano da Luz (PT) e Marcos Abreu, o Marquito (PSOL). A conversa foi sobre a resistência da esquerda a Ana. A informação é que o impasse não foi superado e a deputada já teria sido avisada de que o PL escolherá outro nome para a mesa.

Intromissão no mandato

Algumas lideranças do MDB estão incomodadas com o que chamaram de domínio do governador, Jorginho Mello (PL), no mandato da senadora, Ivete Appel da Silveira (MDB). Uma das lideranças me disse que o mandato é de Ivete e do MDB, não mais de Jorginho, que pressionou Ivete a votar em Rogério Marinho, para a presidência do Senado.  

Inimigo do PL

Pedrão é considerado inimigo do PL

Ontem circulou a informação que seria dada uma secretaria no governo, ao deputado estadual, Zé Milton Scheffer (Progressistas), como forma de compensação já que ele não conseguiu viabilizar a sua candidatura à Presidência da Assembleia Legislativa. O fato é que essa possibilidade não chegou a ser cogitada, por causa de um fato que já abordei na coluna. Pedro Silvestre, o Pedrão, é o primeiro suplente do Progressistas. Caso um dos três deputados estaduais seja nomeado para alguma secretaria, é Pedrão quem assumirá a vaga na Alesc, situação que é rechaçada pelo governador, Jorginho Mello (PL), que considera Pedrão um inimigo. O mesmo me foi dito por um parlamentar liberal. “O Pedrão é inimigo do PL”, encerrando o assunto.

Deselegância

O que está acontecendo com a dupla de deputados eleitos pelo MDB do Alto Vale, Rafael Pezenti e Jerry Comper? Na cerimônia de posse do presidente da AMAVI em Rio do Sul, o deputado federal eleito Rafael, virou a cara para Jerry e não o cumprimentou na mesa. O que está acontecendo com a tradicional dobradinha do Alto Vale? Veja o vídeo!

Despedida de Sopelsa

Em seu último dia como presidente da Assembleia Legislativa e como parlamentar, o deputado Moacir Sopelsa (MDB) recebeu, ontem, homenagens dos servidores do Poder Legislativo e dos demais deputados estaduais. Uma solenidade foi realizada no Hall do Palácio Barriga Verde, com apresentações musicais e depoimentos de pessoas que acompanharam a trajetória de Sopelsa. O parlamentar se despede da vida política após 24 anos. Além de deputado estadual, a carreira política de Moacir Sopelsa também conta com mandatos como vereador e prefeito de Concórdia, e secretário de Estado da Agricultura.

Quer espaço na PC

Há um clima de constrangimento na Polícia Civil, devido as movimentações do deputado estadual, Maurício Eskudlark (PL). Ele quer nomear cargos estratégicos, além de mudar o Conselho Superior colocando nomes ligados a ele. As movimentações do parlamentar têm gerado descontentamento entre policiais.

Nossos colunistas

Confira a coluna do Paulo Gouvêa

Confira a coluna do Noel Baratieri

Faça parte do grupo do SCemPauta no Whatsapp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via Whatsapp : 49985048148

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta