Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Faça parte do grupo do SCemPauta no Whatsapp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via Whatsapp : 49985048148

Hoje às 09h o governador eleito, Jorginho Mello (PL), anunciará o seu secretariado. Há algumas semanas adiantei os nomes que serão confirmados hoje. Não se trata de mera especulação, é informação clara, objetiva do que está acontecendo de fato.

Um nome que foi confirmado a colegas pelo próprio Jorginho, após eu ter publicado ontem em primeira mão, é o de Cleverson Siewert, que comandará a Fazenda. O futuro secretário chegou ontem no final da noite em Florianópolis, para participar do anúncio de agora de manhã. Siewert é um nome qualificado, técnico, tanto, que, após a minha publicação, a repercussão foi extremamente positiva.

Para agradar o bolsonarismo, Jorginho anunciará três nomes num primeiro momento, os quais também já foram antecipados por esta coluna. O ainda deputado federal, Coronel Armando, comandará a Defesa Civil, enquanto que o advogado, Márcio Vicari, será o procurador-geral. Além deles, o ex-deputado Valdir Colatto, que comandará a Agricultura, completará a cota ideológica neste primeiro anúncio. No caso de Colatto, além da afinidade de ideias, também foi levada em conta a capacidade técnica, já que é respeitado em todo o país, por ser uma das autoridades em agricultura.

Em falar em autoridade, a deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania) será a secretária de Estado da Saúde, enquanto que Aristides Cimadon comandará a Educação. Gerson Schwerdt será o homem da Casa Civil, enquanto que Moisés Diersmann deve ficar à frente da Administração. Ele será o nome da maior confiança de Jorginho no governo.

O atual superintendente regional do Trabalho em Santa Catarina, Ricardo Soares de Oliveira, deverá ser nomeado como o titular da Secretaria de Emprego e Renda, que também será criada. Ainda não foi confirmado se hoje, ou mais próximo do final do ano, o nome de Filipe Mello, filho de Jorginho, será anunciado para a Secretaria de Relações Institucionais que será criada na Reforma Administrativa, que será enviada para a Assembleia Legislativa no início do próximo ano. Já para a futura Secretaria de Portos e Aeroportos, alguma entidade deverá indicar o nome.

Ainda sobre Filipe, conforme já divulguei, o governador eleito chegou a encomendar um estudo jurídico sobre a possibilidade de nomear o próprio filho. O parecer aponta que o cargo de secretário compreende a função de agente político, portanto, Filipe não se enquadra na lei do nepotismo, podendo ser nomeado.

Demais cargos

O governador eleito, Jorginho Mello (PL), tem um grande problema em relação a nomeação para a Segurança Pública. O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), pediu que ele nomeie Silvinei Vasquez para o cargo. O problema é que o processo enfrentado por Vasquez preocupou Jorginho, que não quer correr o risco de ter qualquer crise já no início de seu governo. Lideranças do setor da segurança, também não gostaram da possibilidade de nomeação do atual comandante da Polícia Rodoviária Federal. Se Vasquez não for o nomeado, a escolha será entre um militar, ou até um ex-desembargador.  Vânia Franco, que é da confiança de Jorginho, comandará a Articulação Nacional. O tenente-coronel, José Eduardo, é cotado para a Casa Militar, enquanto que o coronel Alexandre da Silva deverá comandar os Bombeiros. Laudelino Bastos, presidirá a Casan.

Investigações

Algumas fontes da Polícia Civil relataram que, sob o comando do delegado-geral, Marcos Ghizoni, os policiais têm atuado com autonomia e independência, na condução de investigações contra a corrupção. Inúmeros inquéritos estão em andamento no âmbito municipal e estadual, inclusive, operações podem ocorrer a qualquer momento.

Rejeição das contas

O procurador regional Eleitoral Substituto, Cláudio Valentim Cristani, pediu à Justiça Eleitoral a rejeição das contas de campanha apresentadas pelo deputado federal reeleito, Fábio Schiochet (UB). Segundo Cristani, Schiochet não conseguiu comprovar gastos que somados chegam a R$ 1,15 milhão. O procurador remeteu os documentos para que seja apurada alguma responsabilidade criminal. “No caso, além de não haver nos contratos apresentados, bastante genéricos em seus termos, maiores especificações sobre os serviços contratados, igualmente não houve detalhamento das horas efetivamente trabalhadas e a identificação dos locais visitados, muito menos há justificativa para os elevados preços acordados, nem há nos autos provas acerca da efetiva realização dos serviços contratados, que não foi comprovada por qualquer documento ou elemento probatório mínimo, nos termos do art. 60, § 3º, da Res. TSE 23.607/2019”, diz a decisão de Cristani. Procurado, Schiochet disse que a prestação está sendo corrigida e que, apenas uma empresa estaria se negando a apresentar a documentação comprovando o gasto.

Judicialização de licitações

Diante da resistência do Governo do Estado em suspender os processos licitatórios de concessão do Complexo Hospitalar de Florianópolis e, do Complexo Prisional de Blumenau, que envolvem juntos, recursos de R$ 10 bilhões, e com abertura de editais previstos para as próximas semanas, o deputado e líder da bancada do PL na Alesc, Ivan Naatz, já tem pronta uma Ação Popular para pedir a imediata interrupção das licitações. A alegação principal de Naatz, é o procedimento em desacordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal e afronta à Constituição Estadual, por comprometer as contas do próximo governo, além de desrespeitar os princípios gerais da ordem pública da legalidade, impessoalidade, publicidade e eficiência. O deputado observa ainda que, nenhuma proposta de lei pedindo autorização para comprometer receitas públicas vinculadas, nestes casos, não passou pela apreciação e votação da Assembleia Legislativa.

Nutrição

O nutricionista ligado a área do esporte, Bruno Jempierre, deu início a atendimentos em seu consultório em Florianópolis. Ele atende como nutricionista clínico e esportivo, trabalhando atualmente com atletas de alto rendimento em diversos esportes e lutas, assim como pessoas que buscam apenas uma qualidade de vida melhor.

Colunistas

Também acesse as outras colunas do SCemPauta. Temos um timaço de colunistas abordando temas de grande relevância. Seguem os links. Clique para acessar:

Faça parte do grupo do SCemPauta no Whatsapp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via Whatsapp : 49985048148

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta