O Brasil já conta com uma frota de 10 mil veículos 100% elétricos rodando e, 2.800 eletropostos, conforme a Associação Brasileira de Veículos Elétricos. Em 2022, o mercado brasileiro de eletrificados deverá fechar com vendas totais em torno de 45 mil unidades, representando um crescimento entre 25% a 31%, em relação a 2021. São 114 modelos produzidos por 39 fábricas, que são comercializados no Brasil.

O Brasil poderá ser um importante produtor e exportador de veículos elétricos para a América Latina, já que há grandes atrativos para a implantação e o desenvolvimento da cadeia produtiva, que envolve carregadores, baterias, veículos de passeio, ônibus, caminhões etc. Neste forte embalo, a Great Wall Motors, de origem chinesa, adquiriu a antiga fábrica da Mercedes Benz, em Iracenópolis, e já está produzindo o híbrido Haval H6, com altíssima tecnologia e inovador sistema de vendas pela internet.

A BYD, com matriz em Shenzhen na China, também já construiu no Brasil uma fábrica de baterias em Manaus, uma fábrica de chassi de ônibus elétrico em Campinas e está implantando expressiva rede de revendas para veículos em todo o Brasil. A empresa deverá construir mais três fábricas definidas inicialmente no estado da Bahia, com investimentos de 3 bilhões de reais. A BYD deverá aderir ao programa de incentivo da Bahia, o Proauto e o Desenvolve, que atraem empresas com este perfil.
Outras empresas internacionais, principalmente as chinesas, prospectam o Brasil como polo de produção para a América Latina.

Sem dúvida, Santa Catarina também está preparada para receber investimentos de montadoras de veículos elétricos. Temos estrutura portuária, profissionais, centros de capacitação, além de empresas participantes da cadeia automotiva elétrica. Certamente com um programa específico para atração de empresas da cadeia produtiva de mobilidade elétrica, nosso estado ficaria ainda mais atrativo para os players internacionais. Vamos em frente