Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Faça parte do grupo do SCemPauta no Whatsapp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via Whatsapp : 49985048148

Conforme já era previsto ao final do primeiro turno, Santa Catarina será governada nos próximos quatro anos pelo ainda senador, Jorginho Mello (PL), que obteve a maior votação da história com 2.983.949 votos. O líder dos liberais no estado venceu uma eleição que tinha de tudo para dar errado. Primeiro, pela incerteza se Bolsonaro o apoiaria, já que em algumas conversas com lideranças que estavam em outros projetos, o ainda presidente da República prometeu não interferir no processo eleitoral onde tivesse mais de um candidato bolsonarista a governador.

Jorginho não aceitou essa condição e conseguiu mudar a decisão do presidente, através de influentes interlocutores que levaram Bolsonaro a refletir a respeito da necessidade de dar um retorno a Jorginho, pela lealdade demonstrada pelo senador catarinense. Depois, conseguiu vencer o isolamento imposto pelos maiores partidos que, estrategicamente, entenderam que deixando Jorginho só, baseados na promessa de isenção de Bolsonaro, eliminariam um candidato forte.

O fato é que a onda catapultou Jorginho Mello para a vitória, a qual não foi comemorada por ele na noite de ontem em sua plenitude, pelo fato de seu candidato a presidente, Jair Bolsonaro, não ter conseguido a reeleição. Isso fez com que, o leal Jorginho, cancelasse a festa que havia programado, preferindo jantar em um restaurante com amigos e familiares sem chamar a atenção.

Day after

O governador eleito, Jorginho Mello (PL), terá uma agenda cheia nos próximos dias. Hoje ele se dedicará a entrevistas, porém, também discutirá com assessores mais próximos, entre os quais incluem seus filhos Filipe Mello e Bruno Mello, a montagem da equipe de transição que deve ser anunciada no máximo até quarta-feira. Entre os possíveis nomes que devem ser indicados, estão o do ex-prefeito de Luzerna, Moisés Diersmann, e o do ex-diretor da Casan, Laudelino de Bastos e Silva, que contribuíram para a elaboração do plano de governo. Inclusive, há cerca de 10 dias adiantei que Laudelino seria o nome preferido de Jorginho para presidir a Casan.

Educação e crédito

O governador eleito, Jorginho Mello (PL), terá dois pilares no seu governo: educação e linha de crédito. A ideia de Jorginho é criar a versão catarinense do Pronampe, assim como o Pronampe Rural, além de outras linhas de crédito as quais devem ser subsidiadas. Já na área da Educação, o governador eleito apostará no ensino técnico profissionalizante e no acesso a universidades do sistema Acafe totalmente gratuitas. Para isso, Jorginho pretende mexer no segundo semestre do ano que vem na Lei Orçamentária, para aumentar de 3% para 8% os investimentos na Educação, o que subsidiará o estudo dos acadêmicos. A ideia é pular de R$ 33 milhões para R$ 43 milhões, segundo uma fonte ligada ao novo governador. A mesma fonte destaca que Jorginho pretende construir a proposta junto com a Assembleia Legislativa. Vale destacar que é possível a um governador mexer na LOA, através de créditos adicionais que devem ser autorizados pelo parlamento, para que o governo realize despesas não consideradas no orçamento, ou insuficientes através da aprovação da Alesc.

Nomes

O governador eleito, Jorginho Mello (PL), anunciou na coletiva de ontem que somente a partir de 1º de dezembro anunciará o seu secretariado. O fato é que ele terá pouco tempo para organizar o governo, portanto, já deverá ser possível até a metade do mês, conhecer pelo menos os principais. Fontes ligadas a Jorginho confirmaram alguns nomes que já levantei nesta coluna, como cotados para compor o governo que iniciará em 1º de janeiro do próximo ano. Um deles é o da deputada federal reeleita, Carmen Zanotto (Cidadania). Autoridade no assunto saúde, a parlamentar tem uma relação de amizade com Jorginho Mello e, é o nome preferido do governador eleito para a Saúde. Aristides Cimadon que ajudou na montagem do plano de governo, sobretudo na questão da gratuidade no ensino superior no sistema Acafe, é o preferido para a Educação. O ex-deputado Valdir Colatto (UB) surge como o nome para a Agricultura, setor onde tem um conhecimento respeitado nacionalmente. O atual secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli, agrada a Jorginho, porém, o áudio vazado pela campanha de Décio Lima (PT), onde Eli é pressionado por Hang que chegou a defender a demissão de professores, para não precisar pagar alguns impostos, pode atrapalhar um avanço. Acontece que Hang poderia vetar o nome do atual secretário.

Décio Lima

O ex-deputado federal, Décio Lima, fez história na esquerda ao levar o PT pela primeira vez a disputar o segundo turno. A derrota de Lima no segundo turno já era prevista, aqui mesmo na coluna escrevi sobre isso durante o segundo turno, porém, ele sai maior do que entrou, pois cumpriu o papel principal que era o de ajudar ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a aumentar a votação petista em Santa Catarina. Fontes do PT acreditam que Décio, quadro qualificadíssimo do PT, estará no Governo Federal. Um cargo que tradicionalmente é de Santa Catarina, é o Ministério da Pesca, porém, nada ainda confirmado. Na sexta-feira, Lima recebeu a ligação de Lula o convidando para acompanhar a apuração em São Paulo, porém, não aceitou. Preferiu ficar em Santa Catarina. Quem aceitou o convite foi Gelson Merisio (Solidariedade), que coordenou a campanha de Lima aqui no estado.

Republicano

O governador Carlos Moisés da Silva (Republicanos) fez duas postagens no Twitter que mostram um comportamento republicano. Parabenizou tanto a Jorginho Mello (PL), eleito governador, como ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Moisés mostrou um comportamento democrático. No caso de Jorginho, Moisés destacou que garantirá as condições necessárias para uma boa transição.

Trabalho em conjunto

Vale destacar o belíssimo trabalho das forças de segurança no município de Chapecó. Policiais federais, Rodoviários, Polícia Civil e PM. O grupo realizou um importante trabalho que evitou qualquer problema de excessos entre as pessoas.

Faça parte do grupo do SCemPauta no Whatsapp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via Whatsapp : 49985048148

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta