Grupo defende independência da Alesc em relação ao próximo governo; Passagem de Michelle Bolsonaro por SC; Décio segue campanha no Oeste entre outros destaques
Agora estamos nas redes sociais. Segue lá! |
Instagram: @scempauta |
Twitter: @scempauta |
https://www.facebook.com/scempauta |
Faça parte do grupo do SCemPauta no Whatsapp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via Whatsapp : 49985048148
Um grupo suprapartidário trabalha na Assembleia Legislativa para construir a presidência do parlamento, visando os próximos quatro anos. A ideia, é definir logo após o final da eleição ao Governo do Estado, os nomes que devem compor a mesa diretora. Para os dois primeiros anos, a princípio, Mauro De Nadal (MDB) deve ser apontado para o comando da Casa.
Conversando com uma fonte no dia de ontem, soube que 24 dos 40 deputados que se elegeram para a próxima legislatura, já estão fechados com o grupo, que pretende manter uma independência em relação ao próximo governador. Segundo o relato, primeiramente será construída a presidência do parlamento, após, dependendo dos gestos que serão direcionados ao grupo, será feita a construção da governabilidade.
Uma liderança me disse que a ideia de manter o grupo independente, é de não comprometer os votos antecipadamente, situação que permitirá uma discussão pauta a pauta. Já outra liderança completou que caberá ao próximo governador, encurtar, ou aumentar a distância.
Uma dúvida que paira entre os deputados que participam do grupo, é sobre o número de votos da bancada do PL, com os quais poderão contar. Essa possibilidade de apoio dos liberais ganhou força ontem, quando conversei com uma importante liderança do partido. Ouvi que não tem como construir uma presidência do PL. O entendimento é que para apoiar um eventual governo de Jorginho Mello (PL), os demais partidos exigirão o comando da Casa, além disso, nomes do PL já seriam favoráveis a abrir mão do comando da Alesc, em troca da presidência de comissões permanentes. A liderança do governo, também é um posto considerado como inegociável por alguns nomes dos liberais. O entendimento é que a defesa das pautas do governo deve ser feita por alguém de “dentro de casa”, como definiu uma das fontes com quem conversei.
Habilidade
Uma crença nos bastidores da Assembleia Legislativa, é de que Jorginho Mello (PL), que é o provável próximo governador, saberá construir uma relação com o parlamento, ao ponto de ter uma “tranquila governabilidade”, como definiu um deputado. Jorginho já presidiu a Alesc, sabe como funciona o parlamento e não terá dificuldade para conversar com os deputados. Uma questão que deverá ficar as claras no pós-eleição, é que todo o apoio ofertado a Jorginho neste momento, por uma perspectiva de quem apoia, de participar do governo, não influenciará nos caminhos que serão tomados na Assembleia, onde, quem decide, são os próprios deputados.
Michelle em SC
A primeira-dama Michelle Bolsonaro esteve ontem em Florianópolis e Chapecó, que entraram no circuito de eventos políticos-religiosos promovidos por ela durante a campanha. Nos dois eventos, um bom público formado por apoiadores do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), se fez presente. Em seu discurso, Michelle disse que o atual governo pegou um país quebrado, sem políticas públicas para pessoas com deficiência. “Enfrentamos uma pandemia e estamos travando uma guerra espiritual, uma guerra de ideologias e nós não vamos cantar o hino da Internacional Socialista. Nós tivemos nossa honra atacada, mas o presidente Bolsonaro disse que se preciso vai morrer pelo seu povo. Ele trabalhou pelos mais esquecidos. Pedimos que as mães lutem por votos para o bem de nossos filhos. Que a família seja protegida. Que Deus abençoe Chapecó e Santa Catarina”, disse Michelle.
Lideranças
Em Chapecó a comitiva foi recebida pelo prefeito, João Rodrigues (PSD), e pela deputada federal reeleita, Caroline de Toni (PL). Michelle Bolsonaro desembarcou acompanhada do senador, Jorginho Mello (PL), que disputa o Governo do Estado, de sua candidata a vice, Marilisa Boehm (PL), da atual vice-governadora Daniela Reinehr (PL), que é deputada eleita, entre outras.
Décio em Chapecó
Ontem coincidentemente também ocorreu em Chapecó, um comício da campanha de Décio Lima (PT), candidato ao Governo do Estado. O petista que esteve acompanhado de sua candidata a vice, Bia Vargas (PSB), da deputada estadual, Luciane Carminatti (PT), e do deputado federal, Pedro Uczai (PT), além de vereadores e demais lideranças, cumpriram agenda no interior e no centro da cidade. No bairro Efapi, aconteceu um comício com uma grande presença de eleitores.
Bia no Norte
Hoje a candidata a vice-governadora na chapa de Décio Lima (PT), Bia Vargas (PSB), estará em Joinville para uma série de agendas.
Jorginho com empresários
Hoje as entidades que representam mais de 3,3 mil empresas na região metropolitana de Florianópolis, a AEMFLO e CDL-SJ, receberão o candidato ao Governo do Estado, Jorginho Mello (PL). O encontro acontecerá na sede das entidades, às 19h, que fica no Distrito Industrial de São José. Na pauta, as reivindicações da classe empresarial.
Segurança na Oktober
Recebi nota da organização da Oktoberfest de Blumenau, em resposta a nota que escrevi na coluna de ontem, quando mencionei o número de furtos durante o evento. Segue: “A Secretaria de Turismo e Lazer e o Parque Vila Germânica, que promovem a Oktoberfest Blumenau, informam que a festa deste ano teve excelente desempenho no que se refere à segurança. No primeiro fim de semana de Oktoberfest, por exemplo, houve uma redução de 68% do número de furtos de celulares em comparação a 2019. Além disso, 10 celulares foram recuperados e devolvidos às vítimas. O panorama seguiu nos 12 primeiros dias de festa, com redução de 78% em relação ao mesmo período de 2019. Para isso, a Oktoberfest Blumenau contou com 200 câmeras de alta tecnologia, 40 delas dedicadas ao reconhecimento facial, mais de 250 seguranças, 40 brigadistas e cerca de 130 policiais militares, além de unidades temporárias da Delegacia de Polícia Civil e da Polícia Militar. Todos esses dados reiteram o grande trabalho desenvolvido pela Comissão de Segurança da 37ª Oktoberfest Blumenau e todos os órgãos de segurança que fizeram parte do evento”.
JR investigado
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), é alvo de investigação sob a acusação de dizer a líderes empresariais de Chapecó, que devem orientar os colaboradores a votar no presidente, Jair Bolsonaro (PL). O Ministério Público do Trabalho instaurou um procedimento investigatório contra Rodrigues. Um vídeo é citado onde o prefeito teria dito: “Reúnam os seus colaboradores e orientem eles. O Brasil não pode virar uma Venezuela. E só não vai virar se Bolsonaro continuar presidente do Brasil”. Em outro vídeo relatado, João Rodrigues teria dito: “”Ele (Lula) não está preocupado com a indústria brasileira. Ele quer aumentar a carga tributária para aumentar os programas sociais”.
O que diz JR
Conversei com o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), a respeito do vídeo. Ele me disse que foi notificado e que irá se manifestar ao Ministério Público do Trabalho. Segundo Rodrigues, o que aconteceu foi uma reunião para montar uma ação de campanha e que, somente os orientou sobre a forma de pedir voto para todas as pessoas. Ele nega ter mencionado os funcionários. O prefeito disse que a Constituição lhe dá o direito de fazer campanha e que seguirá pedindo voto. Já quanto ao vídeo, ele disse que há erro, pois, não tem nenhuma ligação com Chapecó. “Esse é um vídeo que eu gravei para um grupo de empresários que iriam se reunir em Curitiba, que eu nem sei quem são eles. Paulo Bonetti que é um dos empresários dono de uma grande empresa, e esses empresários reuniram-se entre empresários para discutir a campanha, eleição, segundo turno, nada de funcionário, nada de coação, não tem nada com Chapecó”, afirmou.
Faça parte do grupo do SCemPauta no Whatsapp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via Whatsapp : 49985048148
Agora estamos nas redes sociais. Segue lá! |
Instagram: @scempauta |
Twitter: @scempauta |
https://www.facebook.com/scempauta |