Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Faça parte do grupo do SCemPauta no Whatsapp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via Whatsapp : 49985048148

O vídeo divulgado pela campanha do candidato ao Governo do Estado, Décio Lima (PT), com um áudio onde o empresário dono da Havan, Luciano Hang, pressiona o secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli, é no mínimo estarrecedor. “Vocês só estão pensando no imposto de vocês para pagar o diabo de professor. Demite a metade”, disse Hang, que ouviu em resposta: “Não, eu quero o imposto das lojas”.

Hang é um dos grandes empresários do país. Empreendedor, gera emprego e com isso, renda a inúmeras famílias, mas nada justifica a pressão a um secretário, colocando os interesses de sua empresa acima da educação. Hang não sugeriu, o que já seria errado, ele exigiu que o Estado não pagasse os professores e, o pior, que demitisse a metade para ele não pagar imposto. A pergunta que fica é: qual é a visão desse senhor em relação a educação? É atrasando os salários de educadores, ou, pior, os demitindo que teremos uma educação eficaz?

Escrevo com muita tranquilidade essa crítica pelo fato de sempre ter me posicionado a favor do setor produtivo, sempre! Quando o governo de Carlos Moisés da Silva (Republicanos) tentou aumentar impostos, eu sempre me posicionei contrário a medida, mas não dá para achar normal o áudio do diálogo entre Hang e Eli. Quem tem bom senso e realmente pensa na causa pública e, no bem-estar da sociedade como um todo, também achará o posicionamento do dono da Havan, no mínimo, reprovável.

Paulo Eli bateu o pé e garantiu o pagamento dos salários dos professores. Por mais que deva ser maleável em relação ao setor produtivo, que é o verdadeiro indutor do desenvolvimento, agiu certo naquele momento e com a devida mão de ferro. Se fizesse o contrário teria mergulhado o nosso Estado em mais uma crise que seria a da educação. Garantiu a dignidade das famílias dos professores que tem contas a pagar, além da manutenção de todos em sala de aula, evitando um grande prejuízo aos alunos.

O fato é que o caso repercutiu em todo o país. Ontem, o juiz auxiliar da Justiça Eleitoral, Otávio José Minatto, negou um pedido da campanha do PL para tirar o material do ar. Na decisão, o magistrado entendeu que não há provas de que o conteúdo seja falso ou descontextualizado, ou seja, a divulgação está de acordo com a liberdade de expressão.

Se por um lado, a crítica é válida para que Hang não volte a cometer o mesmo absurdo de 2018, ano da gravação da conversa com Paulo Eli, por outro, é errado atacá-lo por sua posição política. O empresário tem todo o direito como cidadão de apoiar quem ele quiser. Não devemos misturar as coisas, pois, uma é o fato em si, o erro, a revelação de um pensamento lamentável de Hang, por outro lado, a questão política não deve tentar piorar, o que não pode ser pior.

Michelle em SC

A primeira-dama Michelle Bolsonaro cumpre agenda hoje aqui no estado. Ela participará de eventos políticos-religiosos intitulados “Mulheres com Bolsonaro”. O primeiro evento será em Florianópolis na Igreja Mais de Cristo no bairro Capoeiras, a partir das 13h. Logo após, ela embarca para Chapecó, onde às 18h30 participará de um encontro na SER Aurora.

Correção

O deputado estadual reeleito, Sargento Lima (PL), entrou em contato para informar que ao contrário do que escrevi, ele não deseja disputar o comando da Assembleia Legislativa. Entre os quatro nomes de sua bancada que desejam a presidência, está o de Maurício Eskudlark que acabou não sendo citado na coluna passada.

Fechados com De Nadal

Ontem à noite um deputado estadual do MDB, confirmou a informação que divulguei na semana passada. O deputado Mauro De Nadal tem a preferência da maioria da bancada, que terá seis parlamentares, para presidir a Assembleia Legislativa. Somente o posicionamento de Antídio Lunelli que ainda não é conhecido.

Zanotto em SP

A provável secretária de Estado da Saúde em um eventual governo de Jorginho Mello (PL), a deputada federal, Carmen Zanotto (Cidadania), palestrou em São Paulo no encontro “Coalização Saúde – Diálogos com a Sociedade: Acesso e Equidade”. Ela defendeu mais recursos para a saúde. “São muitos os desafios para 2023, mas precisamos rever a tabela do SUS, assegurar mais recursos para a saúde e reduzir as desigualdades no acesso a serviços do Sistema Único de Saúde”, disse a deputada. O evento foi realizado em parceria com o jornal Valor Econômico e a Editora Globo.

PGE e Defensoria

Mais dois nomes circulam nos bastidores, sobre possíveis nomeados em um eventual governo de Jorginho Mello (PL), caso confirme a vitória no próximo domingo (30). O procurador-geral do Estado deverá ser o advogado, Rodrigo Fernandes, ex-juiz eleitoral. Já para o cargo de defensor-geral, Ralf Zimmer Júnior. Neste caso, ele precisa se candidatar à vaga em 2024 e, se ficar na lista tríplice, aí sim poderá ser nomeado por Jorginho.

Dário vai avaliar

Fontes próximas ao senador, Dário Berger (PSB), informaram que ele deve avaliar durante o próximo ano, a possibilidade de disputar a Prefeitura de Florianópolis. A informação é de que ele não descarta a possibilidade, pois entende que administrar novamente a Capital, o colocaria no cenário estadual novamente. Não consegui falar com o senador para confirmar a informação.  

Furtos na Oktoberfest

Os furtos geraram grande reclamação dos participantes da Oktoberfest em Blumenau. Há relatos até de roubos de celulares no trenzinho. Um evento dessa magnitude precisa ter mais atenção com a segurança e o bem-estar das pessoas que participam.

Porto de Imbituba

A SCPAR Porto de Imbituba homologou o resultado final da sessão pública de licitação, para contratar a empresa de engenharia que fará a obra de recuperação e reforço do Cais 3 do porto. A vencedora foi a paranaense CEJEN Engenharia, com proposta de R$ 92.097.500,00. A abertura do certame ocorreu em setembro e contou com seis concorrentes. Agora, o processo segue para assinatura do contrato.

Neonazistas

Na semana passada três pessoas foram presas sob acusação de fazerem parte de grupos neonazistas. As prisões ocorreram em Joinville e São José. Outras células estão sendo investigadas. Entre os envolvidos, um dos líderes já foi preso por tráfico de drogas. Foram encontrados conteúdos de ódio contra pessoas em situação de rua, além de vídeos de violência contra animais e pedofilia. Essas pessoas são fruto de uma sociedade que adoeceu. Que bom que a polícia foi ágil, ao ponto de livrar a sociedade de pessoas como essas.

Faça parte do grupo do SCemPauta no Whatsapp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via Whatsapp : 49985048148

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta