Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê. Você também pode ativar as notificações no “Alerta do Google” e receber as nossas informações.

Fora uma claque patrocinada, algumas falas e atitudes do governador Carlos Moisés da Silva (Republicanos) tem exposto uma arrogância, que preocupa até mesmo a lideranças que o apoiam. Um exemplo foi o encontro com o PSDB, quando tratou os tucanos como integrantes de um partido nanico, os colocando nos braços do senador, Esperidião Amin (Progressistas), que disputará o Governo do Estado tendo os peessedebistas de vice.

Para ter uma ideia, os relatos de lideranças tucanas sobre o almoço com Moisés, chega a espantar pela falta de habilidade política. “Foi para o encontro para impor, não para construir, fechando as portas de vez para o PSDB”, afirmou um dirigente tucano, que também me disse que, quando o assunto foram os espaços do partido caso Moisés se reeleja, situação que já estaria acertada com o MDB e o Podemos, ele teria mostrado um profundo desrespeito para com os tucanos. Um detalhe curioso: Moisés teria deixado em aberto até mesmo para indicações, uma eventual composição de cargos com Celso Maldaner (MDB), caso ele se eleja ao Senado. “A conversa com o Amin foi bem diferente. Foi falado sobre o fundo eleitoral para os candidatos à proporcional, projeto de gestão do Estado, assuntos desprezados por Moisés”, relatou.

Para alguns tucanos, o governador deixou uma ideia de que o PSDB precisa mais dele, do que ele do partido, o que remete ao seu comportamento que parou o Estado nos dois primeiros anos de mandato, justamente pela falta de habilidade política.

No dia da convenção do Republicanos, Moisés de um tom de “já ganhou”. O seu discurso de que tentaram derrubá-lo duas vezes e que, na terceira pedirão música no Fantástico, expõe o sentimento de quem se sente imbatível. Se por um lado faz parte do jogo, é natural falas contundentes para animar os apoiadores, por outro, Moisés precisa trabalhar essa arrogância que o fez desprezar até mesmo, um maior contato com os deputados nos primeiros anos de seu mandato, tudo em nome de uma “nova política”. O interessante é que teve que pedir ajuda para se aproximar desses mesmos deputados que desprezava, caso contrário, teria sido despachado para casa em um dos dois processos de impeachment em que foi salvo pelos movimentos políticos, que não partiram dele, e pela brilhante atuação de seu então advogado, Marcos Probst.

Após esse período do impedimento, surge um Moisés repaginando, mais político, passou a aparecer enquanto uma equipe liderada por figuras como o então chefe da Casa Civil, Eron Giordani, além do trabalho técnico do secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli, trabalhavam na criação de ações e programas que fizeram o governo funcionar. Quem realmente vive os bastidores da política, sabe que é um fato. Se Moisés tem algum discurso a fazer, deve aos que realmente trabalharam para ele aparecer, por isso, deve ouvir mais, alguns dos nomes que o rodeiam, sob o risco de prejuízos provocados por uma postura pedante.  

Em Concórdia

O governador Carlos Moisés da Silva (Republicanos), candidato à reeleição, aceitou o convite do presidente da Assembleia Legislativa, Moacir Sopelsa (MDB), e participou da Festa Nacional do Leitão Assado em Concórdia, município que já foi governado por Sopelsa. O parlamentar que foi um dos principais articuladores da indicação de Udo Döhler (MDB), para vice na chapa de Moisés, já fez inúmeros gestos. Resta saber se Moisés cumprirá o acordo e se licenciará para que Sopelsa possa governar em agosto e setembro.

Convenção tucana

O PSDB se reúne hoje às 16h, para a sua convenção estadual. Conforme antecipei na semana passada, o encaminhamento será pela aliança com o Progressistas em apoio à candidatura do senador, Esperidião Amin, ao Governo do Estado. Vale destacar que a decisão de hoje servirá como encaminhamento para a convenção da federação com o Cidadania. Os tucanos indicarão o vice de Amin. O ex-governador Leonel Pavan, o ex-senador Dalírio Beber e o ex-presidente da Fecam e ex-prefeito de Caçador, Saulo Sperotto, são os cotados.

Encontro providencial

Ontem o candidato ao Governo do Estado, senador Esperidião Amin (Progressistas), esteve em Concórdia onde aconteceu a Festa Nacional do Leitão Assado. Além de lideranças de seu partido, como o presidente estadual, Silvio Dreveck, e o deputado estadual, Altair Silva, Amin também se encontrou com o deputado Marcos Vieira (PSDB), com quem teve uma longa conversa.  

Candidatos do PSOL

A convenção da Federação integrada pelo PSOL e a Rede, realizada na tarde de sábado (30), na UFSC, em Florianópolis, indicou o vereador Afrânio Boppré, para disputar uma vaga ao Senado. Além de Boppré, também foram homologados pelos dois partidos, 25 candidatos e candidatas a deputado estadual e, mais 15 que disputarão a Câmara Federal. PSOL e Rede não definiram candidato a governador. A ambientalista, Miriam Prochnow (Rede), será a primeira suplente, na chapa para o Senado.

PROS

Resolvida a questão interna da direção estadual do PROS, Ralf Zimmer Júnior segue como pré-candidato ao Governo do Estado. O partido também tem o advogado, Leandro Ribeiro Maciel, ao Senado. Hoje, Ralf se encontra com o candidato a governador, Gean Loureiro (UB), e com o senador, Esperidião Amin, candidato ao Governo pelo Progressistas.  

Vampiro

Com a presença de mais de 800 lideranças do setor da educação catarinense, além de empresários e políticos, o deputado estadual Luiz Fernando Vampiro (MDB) recebeu manifestações de apoio em evento que realizou no sábado (30) em Criciúma.  O Workshop “Santa Catarina: Terra da Educação e do Trabalho” promoveu um debate sobre o panorama, os desafios e os avanços da educação pública catarinense, após a passagem de Vampiro pela secretaria.

Lançamento

O salão comunitário do bairro Efapi, em Chapecó, foi palco do evento para o lançamento das pré-candidaturas de Leandro Sorgatto (MDB) a deputado federal e de Cleiton Fossá (MDB) a deputado estadual. Cerca de 1,2 mil pessoas foram ao ato organizado pelo MDB de Chapecó, e que contou com a presença de lideranças do Oeste, base eleitoral dos dois pré-candidatos.

PCO lança candidato

Ontem o Partido da Causa Operária (PCO) lançou o nome de Leandro Brugnago para disputar o Governo do Estado. A chapa pura terá como vice, Jair Fernandes Ramos, além de Caroline Santana, ao Senado. Já Matheus Vetter, disputará a deputado federal, enquanto que Arthur Souza a deputado estadual.

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê. Você também pode ativar as notificações no “Alerta do Google” e receber as nossas informações.

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta