Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê. Você também pode ativar as notificações no “Alerta do Google” e receber as nossas informações.

A divulgação do lançamento da pré-candidatura do governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), que tentará a reeleição, não foi tão clara quanto ao número de lideranças, sobretudo, no número de prefeitos que participaram do ato.

Uma rápida conta mostra que o evento não contou com 100 prefeitos, ou se contou, seria importante a divulgação dos nomes que estiveram presente, para confirmar, ou não, o que foi divulgado. Vamos lá: do Podemos apenas dois, depois eu trago mais detalhes. Já o Republicanos levou 10, mais cerca de 8 prefeitos do PSDB, 11 do Progressistas, 4 do PSD e cerca de 23 do MDB, o cálculo nos leva a 58 prefeitos. Se contar a margem de erro, um pouco para mais ou para menos, esse número pode mudar um pouco. Então, e quanto aos 100, como se chegou a esse número?

Duas situações sobre esse evento também servem de sinal de alerta para o governador. Para quem já reuniu 82 prefeitos do MDB na Casa D’Agronômica, ver esse número baixar para um pouco mais de 20, mostra uma queda vertiginosa no apoio. Além disso, tem o caso do Podemos. O prefeito de Palhoça Eduardo Freccia não compareceu, assim como o ex-prefeito e atual presidente estadual do partido, Camilo Martins. O deputado estadual Nazareno Martins e o deputado federal, Rodrigo Coelho, também não compareceram.

Apoie o SCemPauta

Fazer jornalismo de qualidade, com notícias exclusivas dos bastidores da política não é fácil. Por isso, faço um convite a vocês para que anunciem as suas empresas no SCemPauta. Apoie o nosso trabalho para que ele seja cada vez mais forte. Além de nos apoiar, você terá a sua marca sendo divulgada para todas as regiões do estado e, o melhor, em um site que tem credibilidade junto ao público. Entre em contato pelo nosso WhatsApp: (49) 98504.8148. Contamos com você!

Detalhe

O ex-prefeito de Palhoça, Camilo Martins (Podemos), pré-candidato a deputado estadual, participou de um evento em Santo Amaro da Imperatriz, no mesmo momento em que o governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), fazia o evento de lançamento em São José. Uma fonte relatou que não pegou bem o fato de o governador não ter comparecido, apesar dos convites, tanto na festa do Divino, quanto na assinatura do programa Lar Legal, ambos em Palhoça. Martins e Moisés se encontraram rapidamente em um ato na Granfpolis na sexta-feira.

Emedebistas que não foram

Da bancada estadual do MDB, três deputados estaduais não compareceram ao lançamento da pré-candidatura do governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos). Fernando Krelling, Ada de Luca e Volnei Weber. No caso de Weber, ele ouviu as suas bases que não gostaram do fato de que Moisés barrou o nome do ex-prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, como vice. O parlamentar chegou a sugerir nos bastidores que o partido busque uma alternativa, pois não pegou bem a negativa.

Caso Dória

Fontes relataram que assessores do ex-prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli (MDB), tem feito um estudo de caso para embasar uma contestação ao partido, caso ele não seja proclamado o candidato do MDB ao Governo do Estado. Um dos estatutos que servirá de embasamento é o do PSDB, que em seu artigo 58 sobre a atribuição da Convenção Nacional, qualificada como órgão supremo do partido, tem entre suas atribuições: escolher os candidatos do Partido aos cargos de Presidente e vice-Presidente da República, ou proclamá-los, quando houver eleição prévia para essa escolha”. Assessores de Lunelli se apegam a uma previsão semelhante no estatuto do MDB.

Convenção soberana

Já o presidente estadual do MDB, Edinho Bez, defende que o poder da convenção é soberano e que, já é pacificado pela lei eleitoral. A propósito: a convenção está marcada para o próximo dia 23 de manhã na Assembleia Legislativa.

Convenção do PSD-União

A convenção do PSD e do União Brasil também será realizada no próximo dia 23, no Centro Sul em Florianópolis. Os partidos devem proclamar os pré-candidatos Gean Loureiro (UB) e Eron Giordani (PSD), como candidatos a governador e a vice, e o ex-governador Raimundo Colombo (PSD) ao Senado.

Ganhou a indicação

Ontem o governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), nomeou para o próximo biênio para o cargo de defensor público geral, Renan Soares de Souza. Acontece que Moisés quebra uma prática de indicar somente os primeiros das listas que chegam a ele, ao indicar Souza que ficou em segundo. A situação levantou protestos do PROS, partido do defensor, Ralf Zimmer Júnior, que acusa Souza de ter tentado impedir a candidatura de Ralf ao Governo do Estado. Como ele é um desafeto do governador e um dos autores do primeiro pedido de impeachment de Moisés, a nomeação de Souza gerou protestos.

Oportunidade

Pepê Collaço, ex-vice-prefeito e vereador de Tubarão, assume hoje uma vaga na Assembleia Legislativa. O deputado estadual, Altair Silva (Progressistas), abrirá a vaga para o seu colega de partido. Pré-candidato à reeleição a deputado estadual, Altair retorna à Alesc em agosto. Ele também se licenciou em junho, quando Silvio Dreveck assumiu, enquanto Altair exercia a função de secretário de Estado da Agricultura.

Cessão de uso

A Câmara de Vereadores de São José autorizou, na tarde de ontem, a cessão de uso de imóvel de 185.151,35m², da Prefeitura de São José, para a Casan. O local abrigará a nova estação de tratamento de efluentes (ETE), em substituição às lagoas de estabilização do Bairro Potecas. Em contrapartida a Casan devolverá a área das lagoas, integralmente desativadas, que correspondem a 300 mil metros quadrados. Em caso de não realização da obra, o terreno, que fica ao lado das atuais lagoas, retornará ao município.

Infância e Juventude

Após um intenso trabalho realizado pelo Ministério Público, por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (CIJE) e das Promotorias de Justiça nas Comarcas, Santa Catarina se tornou o Estado com o maior número de Fundos Municipais da Infância e Adolescência (FIA) regulares do país. Atualmente, são 268 municípios com o FIA implantado e regularizado, o que representa 90,85% das cidades catarinenses. 

ALERTA!!

É expressamente PROIBIDA A CÓPIA dos textos do SCemPauta para o compartilhamento sem dar o devido crédito. É PERMITIDO compartilhar somente através do link! Quem compartilhar o texto sem o devido crédito ao SCemPauta, responderá judicialmente pelo uso indevido de nossos conteúdos!

Endometriose

Foi aprovado na Câmara de Vereadores de Blumenau, o projeto de autoria do Vereador Almir Vieira (Progressistas), que institui e acrescenta ao calendário oficial de eventos do município a Semana Municipal de Conscientização e de Enfrentamento à Endometriose, na semana que abranger o dia 13 de março.  A justificativa do projeto aponta que a intenção é dar visibilidade e promover ações de combate à doença, além de conscientizar a população acerca da endometriose

Comunicação

A competentíssima colega, Maria Helena, assumirá a comunicação da Prefeitura de São José. O quarto maior município do estado terá uma grande colega, à frente de um setor de extrema importância para a gestão pública.

Parabéns

O amigo Gustavo Flemming comemorou 20 anos de atuação no mercado com a Flemming Pesquisas, com análises de mercado e pesquisa política. Parabéns pelo trabalho que realiza.

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê. Você também pode ativar as notificações no “Alerta do Google” e receber as nossas informações.

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta